[Resenha] Clarice. Uma Biografia - Benjamin Moser - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
13

jun
2017

[Resenha] Clarice. Uma Biografia – Benjamin Moser

Título: Clarice
Autor: Benjamin Moser
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 560
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Este livro, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice Lispector e consagrou sua obra no exterior. Se hoje Clarice é uma figura mítica das letras brasileiras — bela, misteriosa e brilhante —, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira. A edição da Companhia das Letras traz posfácio inédito de Michael Wood.

Clarice. Uma Biografia é a biografia de Clarice Lispector escrita por Benjamin Moser, a qual ganhou uma nova edição recentemente lançada pela editora Companhia das Letras, que, por sinal, está belíssima. Além da linda capa, ela é composta também por algumas fotografias e arquivos pessoais da escritora.

Não precisa me conhecer muito para perceber o quanto Clarice Lispector é importante para mim, pois ela está pela minha estante, nas mídias sociais, em quadros e fotografias pela minha casa. Mais do que minha escritora preferida, ela é uma companhia que anda comigo há muitos anos, nos momentos bons e ruins. Por isso, ler sua biografia requer, para mim, uma dedicação e entrega que são únicas.

Já li muitas biografias, mas esta sem dúvidas é uma das mais completas, interessantes e envolventes que já tive acesso. Claro que a biografada também influencia, mas a escrita de Benjamin Moser e todo o seu trabalho de pesquisa deram corpo a obra, tornando-a ainda mais atraente.

Aqui conhecemos a trajetória de Clarice Lispector através de capítulos não tão curtos e com títulos que nos despertam muita curiosidade sobre o que cada um irá revelar sobre a escritora, como, por exemplo, o capítulo 9 – “Só para loucos”, ou o capítulo 13, intitulado de “Furacão Clarice”. Todos eles trazem períodos e nuances da vida de Clarice em diversos aspectos que envolvem sua vida pessoal, profissional, materna, seu modo de ser, de pensar e de se relacionar com as pessoas e com o mundo ao seu redor.

Um dos diferenciais de Clarice. Uma Biografia é o contexto histórico presente na narrativa, o qual nos direciona a acontecimentos relevantes e comentários pertinentes do autor acerca dos mesmos. Ou seja, além de extremamente envolvente, a leitura é muito enriquecedora.

Ao longo da leitura de Clarice. Uma Biografia, fui acometida por diversas sensações: ansiedade, alegria, tristeza; enfim, um misto de sentimentos transpassou minha experiência com este livro, que, no final, se mostrou incrível tanto pelos sentimentos despertados quanto por todo o conjunto de pesquisas e curiosidades sobre a vida e a obra da escritora. Não que ele nos revele quem é Clarice – isso nem mesmo o tempo será capaz de desvendar. Já disse Drummond: “Clarice, veio de um mistério, partiu para outro.” E é bem isso. Na minha percepção, Clarice foi muitas, ela era tudo isso que nos foi apresentado em sua biografia e foi muito mais do que qualquer um poderia explicar. Clarice é única, mas multiplica-se através das obras que nos deixou e de cada leitor que tem acesso a elas.

Portanto, indico demais a biografia escrita por Benjamin Moser. Sem dúvidas é um excelente investimento para quem quer conhecer um pouco mais de Clarice Lispector e se inspirar ainda mais para conhecer toda a sua vasta e excelente criação literária.





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] Clarice. Uma Biografia – Benjamin Moser"

Anna Mendes - 13, junho 2017 às (14:13)

Oi Clivia! Adorei a resenha!
Eu ainda não li nada da Clarice, mas tenho muita curiosidade e já tenho alguns livros dela nas minhas metas de leitura para este ano. Vejo muitos comentários positivos sobre a escrita dela, o que só aumenta a minha curiosidade.
E esta edição biográfica está linda demais!
Bjos!

Dan Igor - 13, junho 2017 às (17:42)

Olá!
Tenho uma vontade enorme de me deliciar nas obras da Clarice, mas nunca parei para isso, e acho que a leitura de suas histórias e poemas requer uma grande dedicação do leitor.
A biografia parece estar linda e completa, recheada de fatos interessantes sobre essa grande personalidade nacional.
Ótima resenha, deu pra ver que você é uma grande admiradora da autora.
Abraços.

Paloma Monteiro - 14, junho 2017 às (13:38)

Oi Clivia,

Confesso que nunca leio biografias , acho as meio entediantes, ou pode ser devido ao fato de que até hj não encontrei uma biografia de alguém que me instigasse ….

Tenho que fazer mais uma confissão : nunca li nada da Clarice, é tantas frases dela (ou que nomeiam sendo dela) na internet ..que ainda não me vi ansiosa por conhecer sua obra , parece algo que é constantemente batido sabe ….POR FAVOR NÃO ME BATE kkkk é só minha humilde opinião…

Lily - 21, junho 2017 às (23:59)

Olá,
Não cheguei a ler biografias mas são incriveis como eles contam sobra a vidas de outras pessoas. Esse me encantou, e sempre bom ver biografias de pessoas que adimiramos muitos, já conheci muitas frases dessa mulher e são muito inspiradora para mim e as vezes me ajudar muito.

Lily Viana - 22, junho 2017 às (00:17)

Olá,
Não cheguei a ler biografias mas são incriveis como eles contam sobra a vidas de outras pessoas. Esse me encantou, e sempre bom ver biografias de pessoas que adimiramos muitos, já conheci muitas frases dessa mulher e são muito inspiradora para mim e as vezes me ajudar muito.

Ps: Desculpa, faltou meu sobrenome, ficou só apenas Lily e pensei que poderia pensar que fosse outra pessoa!

Ana I. J. Mercury - 29, junho 2017 às (19:28)

Que biografia mais amooor!
Lindas as fotos!
Além de o texto parecer excelente e bem pesquisado.
Li apenas um livros de crônicas da Clarice e amei.
Preciso ler mais dela, rs
bjsss

Fabiana Penafort - 29, setembro 2018 às (18:48)

Obrigada pela resenha. Estou tentando escolher um bom livro pra começar em outubro.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício