Título: Vamos Juntas?
Autor: Babi Souza
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 144
Data de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Americanas ♦ Saraiva ♦ Submarino
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.
Um pequeno grande livro: essa é uma boa forma de descrever Vamos Juntas?, o guia de sororidade e ensaio feminista da jornalista Babi Souza, criadora do movimento homônimo de sucessos iniciado nas redes sociais. A partir da trajetória de criação do movimento, Babi Souza apresenta diversos dados sobre o feminismo no Brasil, além de refletir sobre as diferentes maneiras que a cultura machista de nossa sociedade afeta até os dias atuais a dinâmica entre os gêneros, principalmente no que diz respeito à vida das mulheres.
“Percebi, depois da repercussão da primeira história postada na página, que divulgar aqueles depoimentos era uma ferramenta de inspiração enorme. Logo lembrei-me do meu ideal de profissão e defini que todas as histórias publicadas ali sempre teriam um teor de esperança.”
página 30
E embora traga à tona até mesmo assuntos relativos à violência contra a mulher, o livro surpreendentemente tem uma voz muito mais forte de esperança do que de pesar. Isso se deve à abordagem de Babi Souza não apenas ao escrever o livro, mas ao guiar sua própria profissão, já que prometeu a si própria que traria uma mensagem de otimismo às matérias por ela escritas, independentemente de quão violentas elas pudessem ser. Dessa maneira, temos aqui um livro que transborda amor, sororidade e força, e foi impossível não me sentir emocionada, tanto por conferir os motivos por trás do crescimento do movimento (a identificação e a união feminina, principalmente), quanto por sentir a própria esperança empregada em cada página lida.
Além da leitura ser deliciosa de se fazer por conta da linguagem clara, dinâmica e envolvente da autora, a diagramação em si do Vamos juntas? contribui ainda mais com ela. A imagem visual das páginas é atrativa, e são diversas as informações presentes por meio de gráficos, tabelas e ilustrações.
“Tendo a certeza de que somos merecedoras de respeito e liberdade, nos empoderamos, e tendo sororidade entendemos quão juntas das outras mulheres estamos. Por isso, empodere a si mesma e às mulheres à sua volta cultivando a autoestima e a igualdade entre gêneros.”
página 87
Durante praticamente toda a leitura, senti um nó na garganta e um arrepio na pele de tão emocionada pelo que estava lendo. É maravilhoso ter contato com a paixão despertada pela união feminina e sentir toda a força dela proveniente, afinal, é maravilhoso sentirmos que não estamos sozinhas. E é essa a mensagem principal do Vamos juntas?, estampada desde seu título: unidas somos mais fortes, e unidas podemos, pouco a pouco, minimizar nossas inseguranças geradas de um sistema que nos oprime. Faltam palavras para descrever o quanto amei a leitura e o quanto ela me tocou. Certamente é um livro que indico a qualquer um: às mulheres, para refletirem sobre as desigualdades que nos diminuem e as intenções por trás de nossas rivalidades que nos separam, além de, também, sentirem essa maravilhosa sensação oriunda da sororidade; e também aos homens, para que tanto exerçam sua empatia ao se colocarem em nossos lugares quanto também para compreenderem melhor a cultura machista a qual, infelizmente, muitos ainda resistem a enxergar.
Promoção
Que tal ganhar um exemplar de Vamos Juntas? Confira as informações para participar!
Regras:
- Ter endereço de entrega no Brasil;
- Se inscrever no canal do Minha Vida Literária no YouTube;
- Preencher o formulário do Rafflecopter.
- Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
- A promoção tem início hoje e ficará no ar até o dia 31/03;
- O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
- Os livros serão enviados pela Editora Galera Record em até 40 dias úteis.
- O blog não se responsabiliza em caso de perda ou extravio, e um novo envio do prêmio não ocorrerá nesses casos. Certifique-se de que sempre haverá alguém em casa para recebê-lo, e confira corretamente os dados de entrega antes de mandá-los quando for contatado.
- Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.
Não conhecia esse movimento e achei muito interessante é uma ótima ideia o vamos juntas, assim além de estarmos mais seguras, conhecemos outras pessoas e acabamos nos distraindo da aflição de ser abordada por algum individuo, quando a mulher esta sozinha é mais fácil para eles. Como diz o ditado a união faz a força.