[Resenha] A Desconhecida - Peter Swanson - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

nov
2015

[Resenha] A Desconhecida – Peter Swanson

a-desconhecida-peter-swanson-minha-vida-literaria

Título: A Desconhecida
Autor: Peter Swanson
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 288
Data de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: AmazonCultura ♦ Extra

Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

a-desconhecida-peter-swanson-minha-vida-literaria3

Por adorar thrillers, fiquei bastante interessada pela premissa de A Desconhecida, lançamento da Editora Novo Conceito, uma vez que o livro promete bastante mistério e intrigas.

George Foss, há cerca de 20 anos, teve um intenso caso de amor durante seu primeiro ano de faculdade. Contudo, sua namorada na época, por quem ele era extremamente apaixonado, sumiu sem deixar vestígios após uma série de estranhas circunstâncias. Agora, em uma noite de sexta-feira em um bar, ela surge de repente, desesperada e clamando pela ajuda dele.

Apesar da premissa interessante, acabei perdendo o interesse pela trama desde o começo da leitura. Inicialmente, atribuí meu desinteresse pelo pouco envolvimento que os fatos estavam me proporcionando – eu simplesmente não conseguia me ater ao que estava lendo, sendo necessário, muitas vezes, retornar alguns parágrafos para reler passagens que eu mal havia captado. Ainda assim, achei interessante a estruturação dos capítulos, sendo que, em alguns, há a narração da história presente, enquanto outros trazem os fatos passados, da época em que George conheceu a misteriosa mulher que marcou sua vida. Com essa alternância, podemos compreender melhor tudo o que aconteceu 20 anos atrás e seus sentimentos atuais, além de haver uma excitação da própria curiosidade despertada sobre a trama.

a-desconhecida-peter-swanson-minha-vida-literaria2

Além do meu desinteresse, o próprio desenrolar do enredo não me convenceu; achei a trama como um todo um tanto quanto fraca e sem grandes atrativos, incapazes de conquistar minha atenção. Tanto que até mesmo minha leve curiosidade pelas revelações não foi forte o suficiente para que eu desejasse prosseguir a leitura com vigor.

Um dos principais motivos para que eu tenha me desmotivado com o enredo foi a figura do próprio protagonista. George, para mim, beirou a estupidez com suas escolhas, considerando-se todo o passado por ele conhecido; enquanto o leitor descobre, aos poucos, tudo o que o protagonista e sua ex-namorada viveram, George tem total conhecimento do que vivenciou e, dessa maneira, não consegui me sentir convencida por suas atitudes no presente. Assim, não pude deixar de achá-lo extremamente tolo, algo que, infelizmente, influenciou negativamente demais minha leitura.

Mesmo que, após as revelações, eu tenha achado que Peter Swanson teve boas ideias para A Desconhecida, acredito que elas não foram suficientemente bem desenvolvidas, de forma a deixar o enredo bastante previsível em alguns aspectos, e pouco convincente em outros. Muito provavelmente minha má impressão se deu pela minha experiência particular ter sido negativa, de forma que incentivo os interessados pela obra a não deixarem de lê-la, principalmente os aficionados por thrillers; cada leitor realiza uma diferente leitura de um mesmo texto, e outras experiências podem ser muito mais positivas do que a minha própria.

a-desconhecida-peter-swanson-minha-vida-literaria1





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Resenha] A Desconhecida – Peter Swanson"

Diane Ramos - 19, novembro 2015 às (13:10)

Oi …
Diferente de você eu sou bem inexperiente com trillers rsrs
Achei a premissa desse bem interessante então acho que vou sair da minha zona de conforto e me arriscar nessa leitura .
Beijos

Aline Praça - 19, novembro 2015 às (15:22)

Oi Aione!
Jura que foi decepcionante? Esta com muitas expectativas também. Mas não vou desistir da leitura pois que nem vc adoro thrillers.
A premissa é muito boa e o mistério me agrada muito, vamos ver!
Como você consegue ler rápido leituras que não te agradam tanto hein? Rsrsrsrs
Bjos!
Aline Praça
http://www.leituravipblog.com

Priscila Gonçalves - 19, novembro 2015 às (18:56)

Um bom thriller, apaixona até quem não gosta, não é o meu caso, porque eu amo, sou apaixonada, quando vi a sinopse desse livro fiquei com muita vontade de ler. Mas, acho que perdi um pouco a vontade. E de verdade, não sei se o interesse vai retornar.

Aciclea Vieira - 20, novembro 2015 às (09:04)

Aione,achei a premissa muito interessante e logo imediatamente coloquei na minha lista.Que pena ter perdido o interesse peia trama no começo da leitura e também pelo fato de o desenrolar da história ter lhe convencido.Também não gosto de personagens tolos.Pena ser um enredo previsível em alguns aspectos e poucos convincentes em outros.Mesmo assim irei conferir e matar a curiosidade.Beijos!!!

Maria Alves - 20, novembro 2015 às (16:40)

Também adoro thrillers e quando vi esse me interessei achei a capa sinistra (rsrs) e diz ser uma historia sombria então despertou mau interesse e também o fato de ter um mistério que envolve essa mulher. Pena que pra você deixou a desejar, mas quero ler para ver o que vou achar.

Sara - 20, novembro 2015 às (22:18)

Dos lançamentos da NC de novembro, esse foi o que mais me chamou a atenção, agr to desanimada USHASUASHU que pena q vc não gostou, imagino q eu tbm não iria gostar muit :/ não me dou muito bem com livros pouco desenvolvidos no enredo… Puf ):

rayane colomes - 21, novembro 2015 às (09:38)

amo livros de trillers, suspenses e assassinatos.. hahah fiquei chateada ao saber que nao prende tanto a atenção, pois ao ler a resenha parece que tinha tudo pra dar certo.. mas algumas vezes nao prende mesmo… eu tenho um certo problema com isto pq se nao me prende até a pagina 70 eu abandono a leitura… fico triste pelo personagem nao convencer…

rudynalva - 22, novembro 2015 às (01:03)

Aione!
Fiquei foi triste, porque botava fé nesse livro, estava bem interessada por ser um thriller psicológico, que muito amo, mas depois da sua análise, fiquei com o pé atrás.
“Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.”(Millôr Fernandes)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

Jéssica Fernanda - 28, novembro 2015 às (18:31)

Eu particularmente, nao posso falar mal de trillers prq nunca li um, mas esse me deixou curiosa e “quem sabe?”, vou adicionar a minha lista eterna e talvez um dia eu leia. Amo essas histórias que envolvem pessoas do passado que voltam trazendo algum misterio.

Isabella Paiva - 30, novembro 2015 às (14:47)

Oi Aione 🙂 Eu não gosto do gênero suspense, então eu não me interessei pelo livro 🙁

Lindsay Leão - 10, dezembro 2015 às (18:31)

Poxa Aione, lamento que você não tenha gostado desse livro. Gosto muito de suas opiniões, e como já disse em posts anteriores, quando você negativa algum livro, eu já fico meio cismada. Enfim, eu gosto bastante de thrillers, mas aqueles com uma boa dose de suspense e que de preferência me surpreenda ao longo da leitura ou tenha um final no mínimo interessante, pois sou daquelas que fica imaginando mil e uma soluções para o caso…quem matou, que é realmente mocinho ou vilão, então, pra mim não funcionaria ler um livro onde as peças do quebra-cabeças fossem montadas rapidamente, entende?
De qualquer maneira, gostei da sua resenha, sempre sincera e objetiva.
Beijos

Gabi - 12, setembro 2019 às (16:38)

Estou na metade da leitura e já me desinteressei. Procurei resenhas na internet, para saber se não era só eu que achava George Foss tolo e até mesmo burro. Não gostei muito dele.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício