[Resenha] Tempo de Mudanças - Lisa Jewell - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
06

jun
2014

[Resenha] Tempo de Mudanças – Lisa Jewell

tempos-de-mudanca-capa.jpg.1000x1353_q85_cropTítulo: Tempo de Mudanças
Autor: Lisa Jewell
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas:  352
Ano de Publicação: 2014
Skoob:
Orelha de Livro:
Compare e Compre:

Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá. Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda… Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa. Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar…

O livro Tempo de Mudanças conta a história de Lydia, Robyn e Dean, três jovens que levam vidas bastante distintas em lugares também distintos, mas que se entrelaçam por um ponto em comum: Daniel Blanchard, um francês que está em seus últimos dias de vida e é o pai de todos eles. Na juventude, Daniel foi doador de sêmen, e agora, em seu leito de morte, ele se pergunta o que teria acontecido com as crianças que ele sabe que teve.
A narrativa em terceira pessoa é intercalada principalmente em torno desses quatro personagens, além de Maggie, uma senhora que é a melhor amiga de Daniel e que o ajuda na busca pelos filhos. A escrita da autora é bastante clara e envolvente, além de ter sido muito bem desenvolvida, levando em consideração todos os conflitos familiares presentes no livro; ela soube deixar a trama muito interessante e bem amarrada.
A premissa do livro é muito boa e, de fato, o livro me agradou bastante, por trazer um tema que não é tão comum nos romances – a inseminação artificial – por um ângulo muito bacana, focando principalmente em alguns dos motivos que podem levar uma pessoa a ser doador. A partir disso, a autora criou uma trama tão bem construída em torno das relações familiares e da vida de cada um dos personagens que fica impossível não se envolver com a história e se cativar com as surpresas.
Não é uma narrativa leve, a carga dramática depositada na história é grande, pois os personagens são realistas, são pessoas comuns que tem suas vidas permeadas de conflitos, confusões e dúvidas. Um dos fatos que mais me chamou atenção é que todos eles parecem querer encontrar um sentido para suas vidas, uma estabilidade emocional que está ausente há muito tempo.
A leitura me deixou muito satisfeita, isso porque pude aprender um pouco com cada uma das histórias e com cada um dos personagens, que, com características tão diferentes, conseguiram me surpreender e emocionar em algum momento da trama. Recomendo a leitura, principalmente para leitores mais maduros que buscam por leituras reflexivas e realistas.




Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Tempo de Mudanças – Lisa Jewell"

Edilza - 06, junho 2014 às (14:11)

Quero ler esse livro por ter um tema que acho que nunca ouvi falar em livros: inseminação artificial, bem original.
A capa com o tom de cinza ficou linda!
Ótima resenha!

FABRINE - 06, junho 2014 às (15:21)

Gostei muito do tema e da capa, linda!!

Fernanda Costa - 06, junho 2014 às (17:05)

Eu nunca li um livro de romance que traga como parte da trama a inseminação artificial, realmente é um tanto diferente ver este assunto sento abordado, parece ser bem interessante este livro, e me deixou querendo saber o que acontece com esses irmãos e o pai em seu leito de morte. Ótima resenha, gostei bastante!

Neny - 06, junho 2014 às (19:59)

Acho o tema discutido neste livro muito bom e eu mesma pouco sei sobre doadores..mas achava que quem doa não tinha como saber se alguém usou seu ‘material’…achava que era sigiloso.
Ma quero ler pra tirar minha duvidas e ver como termina, parece ser um lviro mais adulto, as vezes é ótimo ler algo com um fundo realista e não so ficção,
beijos.

Manu Hitz - 07, junho 2014 às (09:44)

Clivia querida, li recentemente este livro e gostei muito! Sou dos dramas, não consigo escolher outra coisa pra ler… e realmente esse eh dos bons!
Gostei muito mesmo da personagem Lydia, me envolvi com ela e com seu jeito introspectivo. Tb curti Dean e a inda relaçao dele com a irma. So nao consegui me conectar a Robyn, achei que ela eh um tanto infantil e superficial. Mas a trama eh excelente e gostei do final. Adoro acompanhar conflitos pessoais dos personagens e como eles crescem e resolvem – ou tentam – seus problemas.
Otima resenha!
Beijo.

Minha resenha novinha aqui: Ler para divertir

Adriana Correa - 19, junho 2014 às (21:02)

Quando vi a capa, achei que o livro fosse um romance entre um casal. Quando li a sinopse fique meio confusa com a historia, principalmente por ter achado que o livro ia fala de outro assunto. Mas adore a resenha, fico bem mais fácil entender a história depois disso,e fiquei super curiosa pra saber o que vai acontecer com os personagens.

ELIZABETH MACHADO SALLES - 23, junho 2014 às (17:23)

Me pareceu uma história bem intensa e com personagens diferentes mais com personalidades bem fortes. Uma trama cheia de conflitos e cenas fortes é o que mais me agrada numa leitura. Vou experimentar ler e ver se aprovo. Beijos.

Rena Késsia - 27, junho 2014 às (21:30)

Olá!
Este livro tem uma boa sinopse. A história possui uma carga dramática, então não acho que seria o livro certo para mim. Apesar de ser um romance um pouco diferente dos que já li, este não me conquistou tanto na sinopse ou resenha. Não leria este livro, pois não gosto de drama.

Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício