[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
20

dez
2013

[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra – Robin Sloan

Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

“Uma divertida e emocionante aventura sobre conspiração internacional, códigos secretos, amor platônico e o segredo da vida eterna.”
            Esse é o convite que se encontra na capa do livro, nos chamando para adentrar nessa aventura que, sem dúvidas, me deixou no mínimo curiosa acerca da trama. E essa curiosidade me fez não querer largar a leitura até conseguir decifrar os mistérios juntamente com Clay Jannon, recente funcionário da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra.
            A leitura de fato conseguiu me prender, afinal não é todos os dias que nos deparamos com uma livraria que funciona 24 horas e que, além disso, é cercada de mistérios, incluindo livros cheios de códigos secretos, clientes misteriosos  e muitos enigmas. Sendo assim, a leitura teve tudo para atrair minha atenção – e conseguiu. O que achei curioso é que o autor consegue mesclar esse universo literário com o universo das novas tecnologias sem perder o charme da trama, que é o ar de mistério.
            A narrativa em terceira pessoa é leve e original e uma das coisas que mais me agradou é que o autor consegue fazer um contraste muito bacana entre o passado e o presente dos livros, isso porque ele condensa em sua narrativa uma série de informações e curiosidades que nos ajudam a compreender o enredo de uma maneira fantástica.
            Uma questão que achei muito generosa na trama, e que fez toda a diferença, é que todos os personagens, com suas particularidades, são inteligentíssimos e, a meu ver, numa história de mistérios a serem solucionados e códigos a serem decifrados, a escolha do autor ao dar vida a esses personagens não poderia ser melhor.
            Um aspecto que, em meu ponto de vista, poderia ter sido mais bem desenvolvido na trama é o romance que, talvez por não ter sido o enfoque da história, ficou em segundo plano e em nenhum momento o casal em questão me envolveu ou cativou.
Por fim, ressalto que é uma ótima leitura para quem está em busca de uma história atrativa e enigmática, sem ser cansativa ou demorada.




Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra – Robin Sloan"

Dilza Dil - 20, dezembro 2013 às (15:42)

Parece ser realmente um livro muito bom! Estou procurando histórias assim.
Vai ser um dos próximos que vou ler. Muito boa a resenha!

Amanda Faustino - 20, dezembro 2013 às (21:25)

Eu tinha solicitado esse livro para editora, mas eles mandaram todo menos esse. Fiquei triste, porque parece ser bem legal.

Beijos,
Mands – Outbreaks.

Marcela Marques - 21, dezembro 2013 às (19:08)

Acho que esse é um livro incrível!
Estou ansiosa para lê-lo. A capa já havia chamado a atenção desde o seu lançamento!
Parabéns pela resenha, muito boa 🙂
Beijos,
Marcela.
ocantinholiterario.blogspot.com

Natália Alves - 21, dezembro 2013 às (21:00)

Gostei muito desse livro, adorei o modo como a autor resolveu abordar a questão dos livros x tecnologia fazendo com que os dois trabalhassem juntos. Ótima resenha!

Beijo:*
Naty.

Nuvem de Letras - 22, dezembro 2013 às (22:51)

Olá!
Eu tenho esse livro, mas achei que não fosse tão legal assim…. Sua resenha me deu uma animada haha
Beiijinhos!!!

Daisy – nuvemdeletras.com

Naah doida - 04, janeiro 2014 às (06:45)

Oii, eu infelizmente tenho uma opinião contrária a sua,
talvez pq eu imaginava uma coisa e a historia tomou um rumo totalmente diferente, principalmente por causa dos assuntos tecnológicos que foi praticamente o foco da história e sem falar que em quase toda a linha tinha a palavra Google escrita, ninguém merece…kkkkk enfim, eu não gostei nada do livro, foi um dos piores de 2013, infelizmente.

Mariana Maciel - 06, janeiro 2014 às (23:04)

Sempre tive curiosidade pra ler esse livro, o título e a capa me chamaram a atenção (e que sonho uma livraria 24h, imagina! hehe), mas essas coisa da tecnologia sempre me deixa com um pé atrás, eu raramente me convenço com história que envolvem esse tema. Ainda tenho que ler mais sobre, quem sabe entra na minha fila de leitura esse ano…

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício