Bibliotecas do Brasil é a coluna na qual a Mi Machado apresenta as bibliotecas brasileiras para incentivar o uso delas pelos leitores!
Olá pessoal!
A Biblioteca que vamos conhecer hoje é frequentada pela leitora Renata Silva.
Localizada no centro da cidade, próxima à igreja Matriz, é um lugar amplo, com fácil acessibilidade e muito agradável. Bem sinalizada e ampla, dispõe de espaço infantil e títulos atuais.
Foi fundada em 1984, por ter sido criada uma lei municipal para contratação do bibliotecário; contudo, data da década de 60.
É a única Biblioteca da cidade de acesso a toda a população, as demais pertencem a escolas estaduais ou municipais e são de acesso apenas para estudantes. Possui hoje um acervo de cerca de 20.000 títulos.
O cadastro é feito com a apresentação de RG e comprovante de residência. Os usuários podem retirar até 2 livros por vez e permanecerem com eles por até 10 dias. Após esse prazo, pode ser renovado, e, caso não seja, é cobrado uma multa de R$ 0,70/dia.
Os usuários que a frequentam são de todas as idades, desde crianças até a terceira idade, e costumam visitá-la no período da tarde para fazer a leitra de jornais e revistas.
Alguns dos títulos disponíveis:
Algumas fotos internas da Biblioteca:
Para entrar em contato com a Biblioteca:
Endereço: Avenida 7 de Setembro, nº 1051 – Centro – Matão/SP
Você sabe quais bibliotecas estão próximas de você? Gostaria de saber se o livro que você quer está disponível nela sem ir até lá? Confira alguns links que podem ser úteis!
Você frequenta a biblioteca da sua cidade e gostaria de apresentá-la aos leitores? Me avise pelos comentários ou entre em contato por e-mail (mileidiii@hotmail.com) e terei o maior prazer em conversar com você!
Oie!! Menina, eu adoro esta coluna. Por trabalhar em biblioteca estou sempre na procura de conhecer outras, ate para poder indicar para alguém. Você já deu uma olhada na biblioteca pública do Acre? É lindaaaaaaa, é um sonho. Quem sabe um dia eu vou lá. Procura no google, você irá se apaixonar.
Queria poder conferir umas também, mas a s da minha cidade ficam longe de onde moro e sair sempre pra ir é meio difícil….Mas pra quem tem por perto que vá! É tão bom ficar no meio desses livros lindos *-*
Oi Mi! Uma só palavra para essa coluna? Perfeita! Uma nota? 1000! Excelente coluna, esse incentivo à leitura é necessário, admirável e de gde alcance 🙂 Essa bibli em Matão é mto bonita, interessante e com títulos atuais, imagino que a rotatividade seja gde. E as tardes de leitura devem ser mto agradáveis =D Adoro o ambiente das biblis, já frequentei mtooo, tive sorte de sempre morara perto de uma, hj o tempo escasso não permite, mas ainda assim procuro sempre que posso ir nos saraus literários. Parabéns pela coluna!
Gostei bastante da coluna! É sempre legal conhecer bibliotecas de outras cidades, ou mesmo descobrir as da própria cidade. Além de conhecê-las, é legal também para quando tivermos livros para doação (às vezes a gente quer doar e não conhece nenhuma biblioteca que possa receber os livros).
Gostei bastante dessa coluna. Eu costumava a ir apenas na biblioteca da escola na época em que estudava; e agora vou nas estações de leitura que têm em algumas estações do metrô. É bom saber o paradeiro de outras bibliotecas que têm por aí =)
Ahhh que legal postarem a biblioteca de Matão, eu sou de lá! 🙂
Nessa biblioteca tem vários livros novos mesmo e tem alguns que eu até desisti de pegar por lá, pois é quase impossível ver eles na prateleira, de tanta gente querendo. hehehe Adoro essa coluna. Bjoo
Adoro essa coluna pq é um serviço prestado aos leitores! Que bom seria se a população de cada cidade apresentada aqui soubesse que tem, sim, uma biblioteca disponível onde mora e que pode ler muitos livros! Incrível, porque muita gente não sabe! Adorei ver um cantinho de livros em Braille ali na biblioteca de Matão.
Oie, eu já fiz uma série de posts sobre bibliotecas de Brasília. Aqui há muitas bibliotecas, principalmente na área central. Eu sou frequentadora assídua e adoro pegar livros em biblioteca. E elas são bem abastecidas com lançamentos de livros jovem adulto. Mas sei que não é essa a realidade na maioria das cidades.
Gostei muito dessa coluna… bem que você poderia mostrar uma das bibliotecas da minha cidade… pena que aqui na minha cidade os livros não são muito atuais nas bibliotecas… o mais atual que eu encontrei foi o primeiro livro da serie Percy Jackson e os Olimpianos, e nem é tão recente assim… Beijos Aione
Legal a biblioteca. Na minha cidade só tem bibliotecas de escolas municipais e estaduais. Gostaria que existisse uma que fosse para toda população. bjs
Tenso, eu nunca fui na bibioteca municipal onde moro no RJ. Gostei de conhecer a de São Paulo e dos links das bibliotecas. Vou consultar e ver se consigo arrumar tempo pra ir visitar alguma perto de mim.
Oie!!
Menina, eu adoro esta coluna. Por trabalhar em biblioteca estou sempre na procura de conhecer outras, ate para poder indicar para alguém.
Você já deu uma olhada na biblioteca pública do Acre? É lindaaaaaaa, é um sonho. Quem sabe um dia eu vou lá. Procura no google, você irá se apaixonar.
Beijinhos*