[Divulgação] Projeto: Escute Um Livro - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

maio
2013

[Divulgação] Projeto: Escute Um Livro

Como todo leitor sabe, uma das melhores viagens possíveis é aquela feita por entre as páginas de um livro, não é? Mas já pararam para pensar como seria não poder sentar e fazer uma leitura?

Pensando nisso, o autor Gustavo Rosseb, autor da série A Odisseia de Tibor Lobato,  decidiu começar um projeto visando suprir a demanda dos leitores deficientes visuais do Brasil.

“No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais, sendo que 9% deles são cegos totais, isso representa 585 mil pessoas!Além disso, o áudio livro não se limita apenas aos deficientes visuais. Imagine só você a caminho de algum lugar, seja sua escola, seu trabalho ou até mesmo indo viajar, enquanto escuta o livro pelo rádio ou pelo seu aparelho de música; ao chegar ao seu destino você terá “lido” o livro de uma forma diferente.”

(Retirado do site do projeto)
Com o dinheiro arrecadado com o projeto, serão produzidos e distribuídos 1000 unidades do áudio livro, que será doado para diferentes instituições.
Entrevista com o Autor

 

1. Como surgiu a ideia para escrever a série A Odisseia de Tibor Lobato? Você, como leitor, sentia falta de livros de fantasia nacionais, que explorassem nossa própria cultura?
A ideia partiu da admiração e do medo que sempre tive com relação ao folclore brasileiro.  Sou um grande fã de literaturas fantásticas e realmente faltava o nosso dedo por lá. Já não falta mais 🙂
2. Como tem sido a aceitação dos leitores?
Tenho achado muito interessante a comparação com Harry Potter, talvez por ser a grande referência moderna para o gênero. Mas Tibor Lobato tem um café da manhã bem brasileiro em seu sítio, gírias do nosso dia a dia e uma rotina pra lá de suada, como o nosso povo tem. Isso faz com que os leitores se identifiquem um pouco mais com a história.
3. A série será composta por quantos volumes? Você tem previsão do lançamento dos próximos?
A série findará no terceiro volume. Pretendo lançar “A Odisseia de Tibor Lobato – A Guardiã de Muiraquitãs”, que já está pronto, ainda em outubro deste ano. Quanto ao terceiro, estou no início do processo criativo.
4. Sobre o projeto Escute Um Livro: como ele surgiu?
Isso foi um grande acaso, hehe!!! Recebi uma mensagem, no meu Facebook, de uma moça que dizia querer ler Tibor Lobato, mas não podia por conta de ser deficiente visual. Isso foi um choque para mim. O que eu poderia fazer por ela? Daí então, passei a procurar alternativas. O áudio livro foi uma boa saída não só para atender a ela, mas também para poder levar entretenimento para outras mil crianças na mesma situação.
5. O que você espera alcançar com o projeto? Tem expectativas além de sua própria série?
Com o sucesso do projeto, serão doados 1000 áudio livros a crianças e jovens deficientes visuais. O que espero alcançar com isso? Acredito que o que estou fazendo é algo muito pequeno, mas acredito no exemplo que isso gera. Somos peças fundamentais em nossa sociedade e precisamos fazer algo com relação a ela. Vejo muita gente reivindicando direitos e melhorias nas redes sociais. Ótimo, mas os protestos e atitudes acabam aí. Todos nós podemos arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa, o que as pessoas precisam é aceitar tal realidade: a de que a responsabilidade do nosso meio é toda nossa!
6. Como as pessoas poderão participar do Escute Um Livro?
Esse projeto dá a oportunidade às pessoas de fazerem algo pelo seu meio, pois será lançado via financiamento coletivo. O que é isso? Cada um apoia com a quantia que julgar de acordo com o seu bolso para que o projeto aconteça e ainda recebe recompensas de acordo com o valor doado. Visite a página do projeto e entenda como é simples e fácil.

O Livro

 

Já imaginou se deparar com um saci velho em meio à floresta? Ou quem sabe descobrir ser descendente de alguém como o Curupira? Ou ainda ser possuidor de um amuleto que pode te dar poderes inimagináveis?
Tibor Lobato e sua irmã Sátir são filhos de ciganos. Após perderem os pais em um terrível incêndio, vão morar no sítio de sua avó, onde conhecem o grande amigo Rurique. Mistérios e perigos passam a cair de pára-quedas sobre a vida dos três, e a odisseia que eles terão de enfrentar os fará reconhecer valores e virtudes como amizade, coragem, esperança e amor. E para o seu azar, ou a sua sorte, é tempo de quaresma e ambos já foram alertados do que essa época é capaz de trazer consigo.
“A Odisseia de Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo” é o início de uma trilogia de tirar o fôlego, que explora o campo do folclore brasileiro de uma maneira nunca vista antes. Um romance infanto-juvenil que traz toda a magia das crenças e costumes de um povo, de forma criativa e divertida. Visando uma atenção dos jovens à cultura, Gustavo Rosseb faz um resgate de personagens famosos como a Mula-Sem-Cabeça, o Boitatá e a Cuca, além de outros como a Pisadeira e a Porca dos Sete Leitões.
Embarque com Tibor Lobato e seus companheiros em uma jornada pela Vila do Meio durante a quaresma e prepare-se para se deparar com o impensável.

250 Páginas || Patuá || Skoob || Compre

A página do projeto já está ativa e pronta para receber as colaborações!
Aos paulistanos ou aos que estiverem em São Paulo nesse domingo, não deixem de comparecer no evento de lançamento do projeto!

Data: 05/05
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Endereço: Rua Gal Jardim, 485 – CEP: 01223-011 – São Paulo/SP
Horário: 16h

Para maiores informações, confira a página do evento no Facebook.




Deixe o seu comentário

30 Respostas para "[Divulgação] Projeto: Escute Um Livro"

Amanda - 03, maio 2013 às (17:15)

Este comentário foi removido pelo autor.

Amanda - 03, maio 2013 às (17:16)

É uma pena eu não poder ir, mas é realmente um projeto interessantíssimo. Além disso, crianças deficientes visuais poderão se divertir com o mundo dos livros, e isto é uma alegria imensa! Sinto-me feliz por todas elas. 😀

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:47)

Olá! Muito obrigado, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Fabi Liberati - 03, maio 2013 às (18:41)

Miii… Não tenho palavras pra descreve o quanto feliz eu fiquei com esse post.
“O que eu poderia fazer por ela?” Não sei nem descrever o que eu senti quando li essa frase, a preocupação dele com a moça, e a vontade de fazer alguma coisa para ajuda-la. Achei a sinopse do livro muito interessante, adorei a capa, e com certeza vou le-lo, pois adoro aventuras.
O Gustavo está dando um exemplo que não tem preço e quando ele ver cada sorriso na carinha daquelas crianças quando se aventurarem nos livros dele, ele vai ver o quanto valeu a pena. Ele está de parabéns e que bom achar pessoas assim ainda hoje.
Beijos Flor

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:48)

Olá! Também fiquei muito feliz com o seu comentário. Acredito na força que o coletivo entre as pessoas possa ter de gerar mudanças e oportunidades em nossa sociedade, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Ana Luiza Moraes - 03, maio 2013 às (20:28)

Achei muuito interessante esse projeto! Vai aumentar ainda mais a quantidade de leitores no Brasil, mas agora com leitores de áudio (?. :p
Apesar de que eu não sei se eu conseguiria me adaptar a um audiobook.

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:48)

Olá! Que bom que gostou, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Neny - 03, maio 2013 às (22:48)

Acho muito importante e valido livros falados, para se ouvir, pois quem não pode ler um livro fisico acaba ficando opição. O autor da um exemplo lindo, esta de parabens.
beijos.

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:48)

Olá! Muito obrigado, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Naty - 03, maio 2013 às (23:41)

Adorei a iniciativa, um exemplo para outros autores e editoras.
Uma pena eu não morar em Sp, adoraria ir ao lançamento do projeto.

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:49)

Olá! Mesmo não morando em Sampa, vc pode contribuir muito pra que essas crianças possam receber os audio livros, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Ana Paula Barreto - 03, maio 2013 às (23:59)

Que coisa linda! Eu trabalhei até pouco tempo atrás com deficientes visuais e vi de perto o quanto falta em relação a entretenimento, boas opções de audiobooks, etc.
Adorei a iniciativa, é muito valiosa. Espero que seja um sucesso e muito reconhecida.
bjs

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:50)

Olá! Poxa, que bom que já sabe como é “do lado de lá” vc pode contribuir muito pra que essas crianças possam receber os audio livros, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

✿Nessa✿ - 04, maio 2013 às (11:22)

Oi Mi*
Achei muito interessante o projeto, se fosse aqui na minha cidade o evento com certeza eu iria.

Adorei a entrevista*
Beijos*

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:50)

Olá! Mesmo não morando em Sampa, vc pode contribuir muito pra que essas crianças possam receber os audio livros, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

cristiane - 04, maio 2013 às (20:13)

Muito interessante esse projeto. As vezes gostaria de escutar alguns livros, só pra variar o tipo de leitura. Seria bem legal. A ideia foi bem boa!

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:46)

Olá! Que bom que gostou da ideia, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Tais Bruna - 04, maio 2013 às (23:01)

Nossa que bacana esse projeto.
Muito legal mesmo.
Parabéns para o Gustavo e espero que muitas pessoas possam comparecer e colaborar com o projeto.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:46)

Olá! Muito obrigado, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Kéziah Raiol - 05, maio 2013 às (02:46)

Oi Mi, tudo bom? Tem um tempo que não passo aqui :/

Eu achei fascinante a ideia de criar esse projeto, muito bem pensado, poucas pessoas levam em consideração a leitura para deficientes, eu achei perfeito *-* Vou fazer uma divulgação na page do blog *-* Parabéns por ajudar, e parabéns ao autor pela ideia genial.

Beijocas.

Gustavo Rosseb - 05, maio 2013 às (10:46)

Olá! Muito obrigado, me ajude a ajudar um monte de gente? http://catarse.me/pt/escuteumlivro

Amanda.. - 05, maio 2013 às (17:21)

Muito bom.. achei uma iniciativa muito boa..
Todo mundo precisa de sonhos.. e
nada melhor do que livros para ajudar nesse quesito..
poder conhecer novas pessoas, viajar.. tudo isso sem sair do lugar..

Julia G - 05, maio 2013 às (19:40)

Mi, que tudo! Achei ótima essa divulgação, acho que tanto pela inserção do folclore brasileiro nas histórias quando à iniciativa para os audio-livros. Parabéns 😉

Raquel Machado - 05, maio 2013 às (21:23)

Oi Mi,
Tudo bom? Que saudades hein não esquece de você não viu e que a vida anda corrida como estou em emprego novo e na experiencia ta bem mais complicado mas hj decidi colocar as visitas em dia e vim te ver…então adorei a ideia bem inovadora mesmo espero que o autor tenha um grande sucesso. Hoje tambem coloquei a mão no blog e uma nova historia por la se puder deixar seu voto prometo tentar vir com mais frequencia como antes…..
Bjsss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Carol Marchesin - 05, maio 2013 às (22:16)

Que coisa linda esse projeto! Seria muito bom se todos pensassem assim e tomassem essas iniciativas para um mundo melhor, onde possamos ver uns aos outros de igual para igual. E parabéns para o Gustavo!!

Mari ♥ - 06, maio 2013 às (00:57)

Oi Mi,
Que bacana esse projeto, bom não puder ir no evento, mas de qualquer forma vou visitar o site e a página no facebook.
Beijos
http://marifriend.blogspot.com.br/

Lú Miranda - 06, maio 2013 às (11:54)

Olha, que legal e ideia! O projeto parece ser bem motivador, e o livro é bem nacional fantástico! Adorei a ideia, E claro Mi, sua entrevista não deixou a desejar.

Lindsay Leão - 07, maio 2013 às (03:08)

Oi Mi,
Amei o post, muito bom!
Achei super válida a ideia do autor Gustavo Rosseb, muito boa essa inclusão
dos deficientes visuais ao universo literário.
Parabéns pela entrevista, ótima!
Beijos

Lili - 10, maio 2013 às (14:29)

Mi, eu acho fantástico que tenha aumentado enormemente a disseminação e publicação de audiobooks.
Confesso que eu não em interesso em utilizar, mas vejo eles como algo extremamente positivo para quem tem pouco tempo e perde muito tempo no trânsito (e que enjoa lendo também), para os deficientes visuais, para os que não sabem ler.

Gosto de ouvir histórias, meu problema é que gosto de poder parar e respirar e pensar sobre o que estou lendo. Não faço aquela leitura metralhadora.

Achei a entrevista também muito encantadora, por falar de um projeto bonito e fico torcendo para que logo possam ser doados esses 1000 livros.

liliescreve.blogspot.com

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (14:37)

Projeto interessante

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício