[Resenha] Deusa da Primavera - P.C. Cast - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
28

dez
2012

[Resenha] Deusa da Primavera – P.C. Cast

Título: Deusa da Primavera
Autor: P.C. Cast
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 498
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

A padaria de Lina em Tulsa não está dando lucro – e ela precisa de um plano para salvar o negócio. Ao se deparar com um livro de receitas de uma deusa italiana, Lina acredita ter encontrado a resposta de que necessita – mesmo que isso signifique convocar uma deusa antiga… Em pouco tempo, Lina encontra-se face a face com a deusa Deméter, que propõe a ela trocar de lugar com Perséfone, a Deusa da Primavera, a qual irá dar vida nova à padaria. Por sua vez, Lina, incorporando a adorável Perséfone, deverá conduzir Primavera a um mundo de espíritos. Mas quando o atraente e soturno Hades desperta uma chama em seu coração, Lina não sabe se o sombrio Senhor do submundo é seu pior pesadelo – ou o homem dos seus sonhos.

 

Deusa da Primavera é o segundo volume da série Goddess, na qual P.C. Cast relata, em cada livro, a releitura de uma diferente mitologia, sempre com o intuito de enaltecer o sagrado feminino presente em cada mulher.
Nesse volume, a mitologia retratada é a de Perséfone e Hades, Deusa da Primavera e Deus dos Mortos, respectivamente. Na mitologia original, Perséfone é sequestrada por Hades e levada ao mundo dos mortos. Deméter, mãe de Perséfone, fica tão triste pela ausência da filha que decreta 6 meses de escuridão (outono e inverno) como seu luto.
Nessa história, a mitologia é recontada e não temos a história de Perséfone, mas sim de Carolina, uma padeira americana de 43 anos, habitando seu corpo após uma troca entre ambas feita por Deméter, da mesma forma com que, em Deusado Mar, primeiro livro da série, a sargento Chris troca de corpo com Ondina.
Novamente, P.C. Cast me ganhou com sua história e com sua narrativa. Não foi difícil, para mim, me envolver. A leitura fluiu bem e agradavelmente, sendo que as descrições foram bem colocadas, não fazendo da narrativa monótona e possibilitando uma boa visualização das cenas, de um modo geral. Como o cenário descrito é fantasioso – o Olimpo e o Submundo dos Mortos -, é muito importante que as descrições sejam bem feitas, e a autora foi feliz nesse quesito.
O que achei muito interessante nos dois livros e que, provavelmente, será uma característica repetida em todos, é a forte presença da mitologia grega. Ainda que a autora nos conte a verdadeira mitologia, ela, depois, a recria segundo sua própria imaginação, dando uma forma diferente a cada uma, inclusive à retratação dos deuses. Em Deusa da Primavera, os do Olimpo são retratados, em sua maioria, como fúteis, hedônicos e egoístas, o que certamente eu não esperava (não pelo hedonismo, mas sim pelos outros dois adjetivos).
Embora o livro tenha momentos eróticos, essas cenas não são predominantes e, quando aparecem, são romantizadas e não são extremamente descritivas. Ainda, o enredo foi bem desenvolvido sem deixar que o erotismo fosse o principal da história. Ao contrário disso, ele apenas faz parte dela, e não é seu centro. De qualquer maneira, fica o alerta para esse conteúdo.
De maneira geral, o livro não me decepcionou após Deusa do Mar ter me agradado tanto. Achei que a carga emocional desse foi menor do que a do outro, mas isso não mudou o quanto o livro me agradou. Estou ainda mais ansiosa para fazer a leitura de Deusa da Rosa, releitura de A Bela e a Fera, meu conto favorito da Disney (aparentemente, haverá uma conexão entre o conto e a Mitologia Grega). Vale lembrar que não há uma ordem entre os livros, as histórias são completamente independentes. Aos românticos de plantão, indico a série. Essa mistura de romance “água com açúcar”, erotismo e mitologia grega certamente me agradou!
Confira os outros livros da série publicados pela Editora Novo Século:




Deixe o seu comentário

17 Respostas para "[Resenha] Deusa da Primavera – P.C. Cast"

Marcelo Lima - 28, dezembro 2012 às (17:40)

ai quero ler essa série mas ainda estou em HoN e já saiu escondida e eu acabei de comprar destinada… e eu amo HoN acho que talvez vc pudesse gostar , a escrita da P.C é fantastica ! Adorei a resenha , espero ler essa série um dia e pelo jeito se caso sair comprarei o box!

Lucas Kammer Orsi - 28, dezembro 2012 às (18:29)

Oi Aione,
Não li esse livro ainda, apesar de já conhecer o trabalho de P.C Cast na série House of Night. Confesso que me chama a atenção, mas tenho minhas ressalvas, já que em House of Night, P.C chega ser muito cansativa em seus livros. A série se torna muita enrolação…

Beijos
Lucas

Vanessa - 28, dezembro 2012 às (20:08)

Pela capa eu não poderia imaginar que há cenas eróticas na história…gosto de mitologia e tenho vontade de ler a série toda apesar de ainda não ter nenhum dos livros…

Beijoksss

Van – Blog do Balaio

Mari ♥ - 28, dezembro 2012 às (22:54)

Oi Mi,
Eu como a Vanessa não imaginava pelas capas que o livro teria cenas eróticas rs.
Olha eu ainda não conhecia essa série, mas depois dessa sua resenha fiquei bastante curiosa, gosto dessa mitologia grega em livro e vejo que você gostou acredito que me agrade também, vou pesquisar um pouco mais.
Como sempre parabéns pela resenha.
Beijos

Mari – Stories And Advice

Naah doida - 29, dezembro 2012 às (00:39)

Eu estou louca pra ler essa série, mas sem dinheiro é difícil, né =/ kk
Gosto de mitologia grega, então tudo o que tem um pouquinho do assunto chama minha atenção =D

Lendo e Comentando - 29, dezembro 2012 às (06:15)

Oi, Aione!

Eu já vi as capas dessa série por aí, mas nunca tinha parado pra ler nada a respeito delas. Achei bem bacana a ideia da autora… De contar a mitologia e depois reescrevê-la! Interessante. Bom saber que os livros são independentes… Não sabia. Esse Deusa da Rosa me interessou! Tb adoro a história de A Bela e a Fera.

Beijocas,
Amanda. 🙂

Leandro de Lira - 29, dezembro 2012 às (18:28)

Oi Aione!
Bem, eu não tenho vontade de ler essa série pelo fato de que abandonei “Marcada”, livro escrito pela mesma autora.
Poderia até gostar dessa série, mas sempre fico com receio.
Sobre a resenha, curti bastante, até porque esclareceu apenas os pontos mais importantes da história e deixou bem clara sua opinião.
Parabéns pela resenha!
Abraço!

“Palavras ao Vento…”
http://www.leandro-de-lira.com

Ana Ferreira - 30, dezembro 2012 às (04:36)

Mi, relevante dizer isso, mas acho as capas dessa série muuito bonitas.
Essa história, pelo fato de eu achar a mitologia grega fascinante, especialmente em se tratando de Perséfone e Hades, me deixou bem curiosa. Com a sua ótima resenha e os comentários positivos, não poderia ter sido diferente.
Esse que vem por aí da “Deusa da Rosa” deve ser ótimo mesmo. Você bem pôde notar como eu também adoro a história de “A Bela e a Fera”.
Beijão!

Lili - 30, dezembro 2012 às (14:10)

Desde que você mostrou no vídeo e falou dessa série eu fiquei bem curiosa.
Mas preciso compartilhar que fiquei rindo sozinha do nome ‘A deusa da primavera’, parece aqueles títulos de Miss, tipo A rainha do milho dos filmes americanos.
Também quero ler essa da Bela e a Fera porque é meu conto de fadas preferidos desde sempre. Tá, ele empata com A rainha das neves.

Esse parece bem bom também, porque gosto de Perséfone.
Só que sei que não será tão cedo que lerei.

liliescreve.blogspot.com

Marli Carmen - 30, dezembro 2012 às (22:13)

De todos os livros Deusa da Primavera, segundo o que vc escreveu na sua resenha parece o mais interessante na minha opinião.
Beijinhos de um novo ano repleto de realizações para vc!!
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Shizu - 31, dezembro 2012 às (01:09)

Hey~ Seu blog é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

http://himi-tsu.blogspot.com.br/

The Nice Age - 31, dezembro 2012 às (03:14)

Oi Aione!
Quero muito ler essa série, pricinpalmente porque fala sobre mitologia grega e eu adoro, ta ai Percy Jackson para não me deixar mentir. Nunca li nada ainda e vi poucas resenhas, gostei muito da sua e espero em breve tirar minhas proprias conclusões da série. De preferencia assim que minha lista atrasada de leitura estiver em dias…
Beijos

Feliz Ano Novo

Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com

Sora Seishin - 31, dezembro 2012 às (17:32)

Oi Aione!
Eu adorei Deusa do Mar e estou louca para ler os outros livros da série. Mas como você, adoro A Bela e A Fera, portanto esse é o que eu mais anseio.

Beijos e feliz 2013!
Sora – Meu Jardim de Livros

Rafael Fernandes - 31, dezembro 2012 às (17:35)

Ai, mitologia grega é tudo de bom. E ler P.C. Cast escrevendo romances quase eróticos surpreende, é uma temática que nunca li acerca, mas tenho vontade, esse quase erótico é bom, porque não se faz tão presente, mas é como um bom romance, tem essa pitada gostosa. No bom sentido.

Amei a resenha. Beijão!
Ah… Feliz Ano Novo!

Pabline - 01, janeiro 2013 às (14:56)

Não tinha muita vontade de ler essa série, mas depois da sua resenha, é impossível dizer que não fiquei curiosa. Muito interessante esse envolvimentos com a mitologia grega. Gostei :]

Bjão flor!

-Amigas Entre Livros-

Anonymous - 28, novembro 2013 às (15:44)

adoreii amei o blog gostei bastante ja li deusa do mar e vo procuarar ler ja a deusa da primavera

Elaine Matilde - 04, setembro 2019 às (14:46)

Eu li esse livro e inicialmente achei muito interessante, li em 1 dia, mas depois comecei a perceber um certo modo de escrita da P.C. Cast que as vezes nos diálogos tenho que ler e reler para entender quem falou o que porque ela coloca tudo num mesmo contexto e outra coisa, na descrição de algumas cenas também tenho que ler e reler para entender como foi que chegou a aquele resultado, sendo que no início estava de um jeito e depois o resultado não condizia com a descrição inicial.
Percebi que é algo não só desse livro, mas dessa série.
Mas no geral, comparando Deusa do Mar com os outros títulos, vemos a evolução na escrita da P.C. Cast.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício