[Resenha] Equinócio - A Primavera - Lu Piras - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
07

set
2012

[Resenha] Equinócio – A Primavera – Lu Piras

Título: Equinócio – A Primavera
Autor: Lu Piras
Editora: Dracaena
Número de Páginas: 440
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

“A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam.”

Equinócio é o primeiro livro que leio com a temática de Anjos e fiquei contentíssima por meu primeiro contato ter sido tão agradável e satisfatório. Algo que eu supunha era que, em se tratando de anjos, a história só poderia ser delicada para que pudesse ser pertinente, e “delicadeza” talvez seja uma das melhores palavras para descrever o livro.
A narrativa foi cuidadosamente construída, sendo poética e romântica em toda sua extensão. Essas características são acentuadas nas cenas romantizadas, o que intensifica ainda mais esses momentos. O uso da primeira pessoa também auxiliou esse processo de intensificação, uma vez que transmite as impressões e sensações de Clara, uma garota que sempre foi racional, mas que, pela primeira vez, se vê encantada por alguém e, assim, começa a dar vazão a um lado seu antes desconhecido.
Há um pouco de tudo na história: romance, sobrenatural, suspense. Por toda a leitura, me mantive totalmente envolvida com o enredo, querendo, a cada página, descobrir mais sobre a situação desencadeada pelo pai da protagonista. Ainda, o mistério não fica apenas nisso: Lu Piras sutilmente inseriu, ao longo da narrativa, pistas sobre as pessoas que rodeiam Clara e fui criando as mais diversas teorias conforme avançava na leitura. Infelizmente, por essa ser uma série, não obtive todas as respostas desejadas. Porém, devo ressaltar: isso não significa que pontas foram deixadas em demasia. O necessário aconteceu nesse primeiro volume, mais introdutório, e o restante ficará para o desenvolvimento dos próximos livros.
Devo dizer o quão perfeito é o título para o livro. Equinócio, caso alguém desconheça, é o nome dado ao fenômeno no qual há distribuição igual de luz nos dois hemisférios terrestres, o que acontece na entrada da primavera e do outono. A história, além de ter um importante momento no primeiro dia de primavera no hemisfério sul, trata a todo momento da questão da dualidade “luz e trevas”. Elas estão presentes em ações, em consequências, em homens, em anjos, em sentimentos. Simplesmente amei todas as metáforas utilizadas pela autora!
Algumas personagens me encantaram. Entre elas, preciso citar Olívia, irmã mais nova de Clara, e Jonas, o bad boy. Olívia dispensa comentários, sua genialidade e inocência a tornam atrativa a qualquer um. Ainda, seus cabelos loiros, sua semelhança com a falecida mãe e sua adoração pela astronomia me levaram a pensar em várias possíveis teorias. Sobre Jonas, não sei dizer, na verdade, o que me encantou nele, mas desde sua primeira aparição senti simpatia pelo personagem, algo contrário a sua cena introdutória. Há um claro mistério o rondando, e vou adorar acompanhar seu desenvolvimento durante os próximos livros.
No resumo, Equinócio é um livro que prende tanto pela própria história, que aguça a curiosidade do leitor, quanto pela belíssima maneira de como foi escrito. Lia sem querer parar e sem sentir o tempo passar.  Houve apenas uma coisa que me impediu de gostar ainda mais do livro, contudo não há uma explicação para isso. Por mais presa que estivesse à história, não consegui me emocionar com ela, então senti falta da sensação de coração acelerado, daquele riso involuntário e todas as sensações despertadas quando há um envolvimento emocional com a leitura. De qualquer forma, a obra de Lu Piras é um prato cheio aos românticos de plantão, mas com potencial para agradar a diversos gostos. Fiquei felicíssima em poder lê-lo, já que acompanhei todo o esforço da autora para publicá-lo e agora só tenho a parabenizá-la. Estou me remoendo de curiosidade para ler os próximos volumes e descobrir tudo o que ainda vai acontecer!




Deixe o seu comentário

20 Respostas para "[Resenha] Equinócio – A Primavera – Lu Piras"

Ceile - 07, setembro 2012 às (18:28)

Oi, Mi! Tenho este livro aqui esperando pra ser lido rs.

Quando só tinha visto a capa provisória, não imaginava tanta delicadeza assim na escrita, mas depois que foi divulgada a oficial e eu conheci pessoalmente a Lu, minha impressão mudou. A Lu é um doce e seu livro não poderia ter um clima diferente.
Já li as primeiras páginas e percebi a poesia e as palavras colocadas cuidadosamente.

Acho que no próximo volume as coisas “afloram” mais e a autora já consiga transmitir as sensações físicas rsrs.

Beijos!

Monique Químbely - 07, setembro 2012 às (18:53)

Oi, oi!
Quero muito ler Equinócio, mesmo que histórias assim, de puro romance, me agradem muito pouco. Ainda assim, ele parece muito interessante por envolver nesse “puro romance” outros fatores. Espero adquiri-lo logo!
E sua resenha está ótima, muito bem escrita!
Bjss
sete-viidas.blogspot.com

Heitor Lima - 07, setembro 2012 às (19:43)

Ah, bom saber que você gostou tanto! Sobre anjos, já li dois volumes – estou no terceiro atualmente – da série Hush, Hush e um da série Fallen. É muito bom >.< Tenho muita curiosidade por esse. O título realmente me conquistou.
Visita-me?
;*

Amanda Faustino - 07, setembro 2012 às (20:36)

Eu adoro livros com a temática Anjos, e saber que esse livro tem eles, já fiquei louca de vontade de ler. Outro fato que me interessa, é por ser nacional. Gosto de dar uma ajudinha para os autores brasileiros (:

Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.

Nuvem de Letras - 08, setembro 2012 às (00:01)

Oi Mi, tudo bem?
Acho a capa desse livro realmente encantadora, a editora Dracaena está de parabéns!! Quanto à história, não sabia que o livro tratava de anjos. O único livro que li a respeito de anjos foi o Beijada por um anjo – que eu nem gostei muito assim… Não gosto muito da temática de anjos em livros, não sei se foi por conta da leitura de Beijada que eu fiquei assim rsrs mas a história do livro parece ser bem interessante. Gostei bastante da sua resenha

Beijinhos
Daisy – Blog Nuvem de Letras

Neiva Meriele - 08, setembro 2012 às (00:15)

Oi Aione, tudo bem? Eu já tinha ouvido muito sobre esse livro por fazer parte da turnê literária junto com minha amiga do coração Adriana Brazil. Mas ainda não tinha lido nada a respeito dele e fiquei muito curiosa com sua resenha, especialmente porque o tema anjos e demônios não é um dos meus favoritos mas abro exceção quando a história é boa, como no caso de Bye bye asinhas. Enfim… sua resenha me fez querer ler Equinócio.

Beijossssssssss!!!

Natalia Dantas - 08, setembro 2012 às (01:48)

Oi Aione :))
Parabéns pela resenha, ficou ótima.
Mesmo que eu já tenha visto algumas coisas relacionadas ao livro, nunca me interessei muito por ele, até agora.
Pela sinopse, a temática que o livro aborda é super interessante ^^

Beijos :*

Tais Bruna Castro - 08, setembro 2012 às (13:03)

Já estava com vontade de ler esse livro mais ainda não tinha lido nenhuma resenha dele.
Adorei saber um pouco mais do que se trata a história e fiquei com mais vontade de ler.
Faz tempo que não leio nada de anjos.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Lu Piras - 08, setembro 2012 às (13:11)

Mi,
A resenha ficou linda! Eu não esperava outra coisa. Muito bem escrita!
Você descreveu muito bem a essência de Equinócio, o primeiro livro da série. É um livro que apresenta os personagens e a história e que procura envolver o leitor dentro do universo da história.
Eu quis desenvolver bem os personagens secundários, porque acho que as histórias paralelas enriquecem bastante um livro. E todos eles têm uma mensagem para passar. A Olívia é também uma das minhas personagens preferidas. *-*
Alguns deles ganharão grande destaque em Polaris, o segundo livro. Em especial, os masculinos. A série fica mais intensa a partir do segundo e essas emoções de que você falou vão aflorar mais! *-*
Muito obrigada por acompanhar Equinócio desde sempre e por todo o apoio que o Minha Vida Literária dá à literatura nacional. Parabéns pela iniciativa!

Beijocas,

Lu
@LuPiras80
http://www.equinocioaserie.com

Vanessa - 08, setembro 2012 às (13:13)

Oi 🙂
Ain, estou louca para ler esse livro *-* Já vi boas resenhas. Adorei a sua, que bom que gostou. Agora vou ficar com mais vontade de ler 😀 Faz tempinho que não leio livros que tenham anjos e afins. Nem vampiros D: Meldels, preciso ler urgentemente livros de ambos UAHSUAHSUAHSUAS

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Lis - 08, setembro 2012 às (16:12)

Oi Mi!
É a primeira resenha que leio deste livro, acompanho a Lu e fiquei mega feliz com essa publicação.
Que legal que gostou, isso só afirma que eu preciso muito ler este livro, bem interessante sua resenha, e nossa fiquei curiosa com esse bad boy viu hahaha, aquela que só se interessa pelos malvados.

Beijos
Lis – Batalha Literária

Eduarda Menezes - 08, setembro 2012 às (17:53)

Oi Mi! o/
Gostei do panorama geral de tudo que você disse na resenha, o fato da história ser interessante, as metáforas, personagens, teorias, mas, – e talvez justamente por conta de tudo isso – é uma pena que a leitura não tenha conseguido te emocionar, que algo tenha faltado para firmar esse envolvimento e sensação de maior proximidade com a leitura. Contudo, o livro parece conter certo potencial e proporcionar momentos descontraídos de entretenimento.
Beijocas!

Ana Ferreira - 09, setembro 2012 às (02:30)

Mi, fiquei bastante curiosa em relação à história de “Equinócio”, no geral. Torci muito para que a Lu conseguisse publicá-la e é uma grande alegria ver uma autora realizando seu sonho no mercado editorial brasileiro.
Em meio aos anjos, eis um bad boy. Acho que eu também gostaria dele. haha E essa relação contraditória entre luz e trevas deve cair muito bem ao contexto geral.
Sua resenha ficou ótima =)
Beijão!

Milly - 09, setembro 2012 às (04:58)

Oi Mi 🙂
Ótima resenha, parabéns!

Tenho grande curiosidade nesse livro, devido as ótimas resenhas que já li. E a sua, obviamente, só fez aumentar!

Beijos,
Ler e se Aventurar

Sofia - 09, setembro 2012 às (11:51)

Oi Mi, linda resenha! Já tinha lido sobre o livro porém não prestado muita atenção, parece lindo!

Beijos

Danzinha - 09, setembro 2012 às (18:09)

Oiie Mi,

Estou muito curiosa em relação a este livro. A estória parece ser muito interessante, e bem, se tem um pé no sobrenatural é meio caminho andado para mim. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler, e é uma pena que você não se envolveu tanto emocionalmente.

Beijos

Julia G - 10, setembro 2012 às (01:37)

Mi, que resenha mais perfeita! Morro de curiosidade de ler esse livro, principalmente porque vi toda a divulgação na época do lançamento. Gosto da proposta do livro, mas não sabia o que esperar dele, e saber que ele todo faz sentido e que é escrito com delicadeza já me deixa convencida de que deve ser uma bela história. Pena que não houve esse envolvimento mais intenso, também sinto falta disso às vezes.

Beijinhos

Lucas Martins - 10, setembro 2012 às (03:51)

Quando começaram os comentários a respeito do livro e tudo mais, eu não hesitei em ajudar a autora na divulgação, pois adoro quando autores nacionais investem em nova literatura. E, para mim, é uma novidade um autor nacional escrevendo sobre anjos, visto que os livros que mais fizeram sucesso recentemente na blogosfera foram livros de autores estrangeiros (tais como a série Hush Hush, de Becca Fitzpatrick, Fallen de Lauren Kate e tantos outros).
É interessante ver o Brasil como pano de fundo para uma história deste tipo. Achei a capa linda, aliás! Ótimo trabalho de editora Dracaena.
Beijão!

Raquel Machado - 11, setembro 2012 às (23:00)

Oi Mi,
Sabe que eu sempre tive curiosidade em saber mais sobre esse livro da Lu mas não sabia que era sobre anjos o que faz meu desejo de ler ele neste momento diminuir…explico porque eu mesma estou brincando de escrever algo desse gênero também e fico com medo de ler e me deixar levar então estou evitando anjos mas deve ser uma boa leitura pelo que você disse quem sabe em algum futuro.
Bjsss
Raquel machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Rafael Fernandes - 19, dezembro 2012 às (01:24)

Ai Mih, que resenha linda, preciso terminar esse livro urgente, estou economizando ele, porque é um livro bem gostoso de ler. Parabéns! Beijos.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício