[Resenha] João e Maria - Ana Paula Bergamasco & Marcos Bulzara - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
31

jan
2012

[Resenha] João e Maria – Ana Paula Bergamasco & Marcos Bulzara

Título: João e Maria
Autor: Ana Paula Bergamasco; Marcos Bulzara
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 192
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compre: Site dos Autores

O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. …Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.

“João e Maria” foi um livro que me conquistou logo de cara com sua sinopse e sua belíssima capa. Ao ver que estavam abertas as inscrições para seu Book Tour, não hesitei em me inscrever e vejo que fiz muito bem tendo essa atitude, a leitura foi agradabilíssima.
A obra de Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco é totalmente rápida de ser lida, completei a leitura de uma vez e em poucas horas, isso porque a história nos prende e nos desperta a vontade de devorar as páginas para ver o desenrolar dos fatos.
A narrativa é em primeira pessoa, alternada entre os capítulos contados por Maria e João. Ana Paula Bergamasco foi a responsável pela escrita dos capítulos de Maria, enquanto Marcos Bulzara se encarregou dos de João. Apesar de serem pessoas diferentes escrevendo, a narrativa é homogênea, portanto não notei diferenças na escrita entre os capítulos. Essa alternância foi positiva por um lado e negativa por outro. Positiva porque podemos ver a mesma situação primeiro sobre a ótica de Maria e, depois, pela de João e, assim, vermos como cada um interpreta um mesmo acontecimento. Isso me agradou muito porque achei as situações bem reais, dignas de assuntos mal resolvidos, nos quais uma pessoa acha uma coisa, a outra acha outra e nenhuma das duas conversa para saber o que, de fato, é. O ponto negativo disso foi que, como às vezes a mesma situação é contada duas vezes, alguns diálogos acabam ficando repetidos, ainda que nem todos sejam reproduzidos na íntegra, como na primeira vez em que aparecem.
Como diz a própria sinopse, João e Maria são opostos: o que ele tem de extrovertido, ela tem de introvertida. Enquanto ele sempre se mostra alegre e expansivo, ela normalmente é “carrancuda”. Assim, a história é daquelas de “amor e ódio” pelo fato de as personagens serem muito diferentes e, claro, amo ler histórias assim, uma vez que o romance acaba por ser daqueles explosivos e incontroláveis. Fiquei agoniada em diversos momentos da leitura por ver a as atitudes de ambos. Entretanto, também consegui compreender o porquê de suas atitudes, sempre pautadas por um medo muito grande.
A história, ainda, foi muito bem situada. O cenário principal é a cidade de São Paulo e, dessa forma, diversos pontos da cidade são citados, tornando a história mais real e próxima principalmente dos que conhecem tais pontos. Mais especificamente, um local importante na história e muito bem explorado é a Cidade Universitária da USP. Como estudei lá também, achei uma delícia ler sobre os locais de minha faculdade, como o Coseas – popularmente chamado de Bandejão -, o Cepe, o Crusp, entre outros. Outro fator que contribui com a proximidade entre o leitor e a história são as diversas referências musicais. “João e Maria”, inclusive, tem até trilha sonora: Fly Away From Here, do Aerosmith.
Algo que não me agradou muito na leitura foram alguns diálogos. O tom formal e o uso de ênclises, ainda que gramaticalmente corretos, não soaram tão naturais e, assim, acabaram por dar um tom um pouco artificial em alguns momentos.

Concluindo, a leitura foi muito prazerosa e agradável, pela doce e explosiva história de amor contada. Agradeço aos autores pela oportunidade de participar do Book Tour e recomendo o livro a todos, principalmente aos que apreciam um bom romance.

Aos interessados, ouçam aqui Fly Away From Here!

 

 

 





Deixe o seu comentário

23 Respostas para "[Resenha] João e Maria – Ana Paula Bergamasco & Marcos Bulzara"

Milena - 31, janeiro 2012 às (20:42)

Estou participando do book tour dele o/
Parece ser muito fofo, a capa é linda e to louca para que chegue logo! *———–*
Suas resenhas são SEMPRE muito booooooooas!!
Parabéns MIII

Bjokas

Milena - 31, janeiro 2012 às (20:50)

Oi, Mi!
Estou viajando então fiquei um pouco por fora das inscrições de parceria e booktour 🙁 triste.. Mas fiquei com muita vontade de ler esse livro agora! Vi que você gostou, o que significa que o livro deve ser bom mesmo! hahaha.

Beijos!
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Camila Costa - 31, janeiro 2012 às (20:59)

Nossa queria ter me inscrito nesse BT!! O livro parece ter tudo pra me conquistar; principalmente por se passar em lugares conhecidos, acho isso beeem legal! *-*
Caramba, vc fez USP? *–* parabééns, eu pretendo entrar lá (se eu conseguir enfrentar os 60 por vaga HAHAHA) quando terminar meu tecnico *-*
Beijãããão

Raquel Machado - 31, janeiro 2012 às (22:56)

Oi MI,
Como voce desde que vi esse livro me interessei pela historia e decidi comprar meu exemplar já que os autores estavam vendendo com desconto ele já esta aqui em casa e que capa linda ele tem ne??Pelo que vocÊ disse acho que vou gostar da história bastante também só me falta tempo para conseguir ler ele agora…affs
Bjkss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Jean Almeida - 31, janeiro 2012 às (23:07)

Legal, legal!
Me cativou, to bem afim de ler.

Jean Almeida
http://1livromecontou.blogspot.com

Flávia Pachêco - 01, fevereiro 2012 às (01:23)

Eu ia participar do booktour, infelizmente minha mãe me obrigou a sair dele e de outros que eu ia participar também ):
Mas espero ter um dia a oportunidade de ler essa obra da Ana e do Marcos, parece ser maravilhosa!!

Beijos,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Lucas Martins - 01, fevereiro 2012 às (01:55)

Vou começar comentando a sua foto nova (acho que é nova, pelo menos só vi hoje), que você está LINDA, Mi! *-* E com este livro que estou louco para ler.
Agora João & Maria. Bom, eu continuo com muita vontade de lê-lo, apesar desta questão dos diálogos. Eu realmente não gosto nem um pouco quando acontece isso, gosto de tudo bem natural.
Mas tem uma história muito boa, estou com muita vontade de ler.
Que bom que você gostou, Mi! *-*
Bjão!

Vanessa - 01, fevereiro 2012 às (14:22)

Ah, então eu acertei, você gostou mesmo do livro, ele é lindo né, eu adorei também e concordo que a capa é muito bonita.Você leu em poucas horas? Nossa eu queria conseguir ler assim também, sou muito demorada…

Vanessa – Balaio

Renata Leite - 01, fevereiro 2012 às (16:05)

Oi Aione!
Eu vi esse livro na sua caixinha de correio, hehe. A capa é linda demais! E achei bem legal a estória ser contada aqui em São Paulo, realmente os fatos parecem mais reais dessa forma!
E não posso deixar de falar dessa sua nova foto de perfil.. Que isso garota? Tá muito linda, adorei! kk
Beijos, Renata 🙂

Ni - 01, fevereiro 2012 às (16:23)

Sou outra que vou começar elogiando a foto, muito amor ela! Ta linda! Sobre João e Maria, curti o que você disse na resenha. O livro é contado por duas pessoas (literalmente!) o que é curioso, né? Porém, o livro não despertou minha atenção… Quem sabe um dia?

Marcelo Lima - 01, fevereiro 2012 às (17:48)

Se eu fosse pela capa já odiaria de cara. o livro me parece ser daqueles romances fofos , quem sabe um dia eu leia “) OTIMA RESENHA MIZITA!

Alinne - 01, fevereiro 2012 às (18:07)

Gostei.
Esse livro parece ter uma história muito boa, ainda mais porque ressalta alguns lugares de SP, como a USP por exemplo. A única coisa que não me agradou foi a respeito dos diálogos e expressões utilizadas, mas isso é só um ponto negativo.De qualquer forma ainda tenho vontade de ler o livro =)
Ótima resenha Aione.
Beijos.

Julia G - 01, fevereiro 2012 às (19:07)

Ei Mi, o livro que acabei de resenhar também foi escrito pela Ana Paula, e posso dizer em favor dela que com certeza ela sabe como construir um enredo. O Marcos eu não conheço, mas como vários escritores nacionais que temos atualmente, deve estar mostrando a que veio. A capa é mesmo maravilhosa, e a história parece bem interessante, mesmo que pela resenha e pela sinopse não dê para saber exatamente que situações aborda.

Beijos

Introducing you a book - 01, fevereiro 2012 às (19:14)

Que tri! O livro parece ser mesmo bem delicioso para ler!
Logo de cara me lembrei do livro Personal Demons… hauhauahua tri que não tem nada a ver… mas ambos apresentam a mesma característica de intercalar a narrativa entre dois personagens!!
Ai Mi, impossível fechar a página sem tocar toda a música!! *-* Adorooo hahaha fazia um tempão que eu não escutava essa música!!

Bjs
Ale
Introducing you a Book

PamFardin - 01, fevereiro 2012 às (20:54)

Nossa, pelo que vi a história é bem fofa *–* Adoro ler livro com o lema ‘os opostos se atraem’, acho bem cativante 😀 Ótima resenha, Aione ^^

Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com

Geovanna Ferreira - 02, fevereiro 2012 às (00:55)

Acabei de ler Apátrida da Ana Paula e estou totalmente apaixonada pelo livro. De uma qualidade incrível! Só achei que assim como em João e Maria, os diálogos e a narrativa de Apátrida são por vezes formais demais, poderiam ser mais soltos! Mas nada que comprometa o resultado final: um excelente livro. Amei, amei, amei! E depois dessa boa primeira impressão, até me animo a ler esse livro! Ainda mais que ele parece ser bem semelhante em alguns pontos a um livro que quero escrever!!

Beijocas na bochechinha da minha miss literária nacional!

8D

Anna Carolina Schermak Alves - 02, fevereiro 2012 às (01:35)

Eu não quis participar do book tour por ser um romance, assim fiquei com medo de fazer a resenha por não gostar da leitura e até acabar fazendo alguem que gostaria muito de ler desistir só por causa do meu gosto.
Achei super bacana a sua resenha ;D E quem sabe eu não compre ele para mim.
http://www.pausaparaumcafe.com.br

Ana Paula Bergamasco - 02, fevereiro 2012 às (15:54)

Olá, Aione, tudo bem? Adorei a resenha! E também estudei na USP, fiz direito lá, rs. Como meu namorado na época, hoje meu maridão, fazia Odonto no Campus, eu vivia lá. Curtidas no Cepe (até fiz karatê, lá, rs), comida no bandeijão. Passeios no campus. No doutorado, faço matéria na História. A USP vicia, rs.
Os livros continuam em promoção e os blogueiros podem se inscrever ainda nos nossos booktours!!!!! Beijos, Ana. http://www.livrojoaoemaria.blogspot.com/

Planet Pink - 02, fevereiro 2012 às (18:05)

O livro parece bem interessante, mas ainda não me encantou taaaanto rs
Essa músca mexe comigo, fato!

Beijocas

Ceile - 02, fevereiro 2012 às (18:47)

Eu conheci a Ana aqui em São Paulo quando ela estava finalizando o livro com o Marcos (ou alguma coisa assim) e ela contou como era difícil escrever em dupla, que acabava demorando muito, mas que o resultado era muito bom.
Fiquei super empolgada para ler João e Maria, mas não fazia ideia de que eles intercalavam as personagens.
Amei sua resenha e essa formalidade nos diálogos também me incomoda um pouco…

Um beijo!

Lygia Netto - 03, fevereiro 2012 às (00:15)

*____*

AMO essa capa e essa semana mesmo a Mari me deu o marcador desse livro, me deixando mt feliz, hahaha…

Acho que a escrita em conjunta é arriscada e há casos e casos…fico feliz em saber que a parceria, no caso de ‘João & Maria’ deu certo!!! 😀

E essa música do Aerosmith me traz TANTAS lembranças….Ai, dona Aione…obrigada por ser responsável em aumentar minha lista de leitura! u.u

Beijos,
Lygia

Pabline - 03, fevereiro 2012 às (13:41)

Primeira resenha que vejo sobre o livro.
Particularmente não sabia de NADA da estória e gostei muito. Que pena saber que os diálogos suaram meio artificiais em alguns momentos, e essa relação de amor e ódio é sempre interessante hehe. Gostei da estória. Parece realmente bem interessante.
=* Aione!

-Amigas Entre Livros-

Eduarda Menezes - 06, fevereiro 2012 às (03:07)

Mii,
Mais uma vez peço desculpas pelo sumiço, estou numa correria só!
Adorei a resenha, sempre fico com vontade de ler os livros quando você começa a dispor dos pontos positivos deles, e muitas vezes, pela forma como você escreve, até os negativos acabam me intrigando!!
Queria muito ler um livro em que pudesse localizar vários pontos conhecidos, principalmente a faculdade em que estudei, acho que seria o máximo! Gostei da narrativa ser dividida em dois pontos de vista, apesar que como você disse, de certa forma seja um pouco ruim por causa da repetição, mas ainda assim fiquei curiosa! O único problema é que odeio mal entendidos e livros que me deixam agoniada, mas acho que eu leria sim!

Beijão!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício