A banda que escolhi falar, no post de hoje, é uma que, apesar do nome do post, tem sim algo a ver com literatura, ainda não que diretamente.
A trupe, comandada por Fernando Anitelli, já está há mais de 8 anos batalhando por seu lugar. Ficaram famosos na internet, por terem disponibilizado desde o começo suas músicas gratuitamente para quem quisesse ouvir. Aliás, essa sempre foi a ideia do grupo: ser acessível a todos.

O outro motivo que me leva a afirmar da ligação de O Teatro Mágico com a literatura é a própria construção das letras. Carregadas de figuras de linguagens, as músicas nada mais são do que poesias musicadas. Deixarei alguns exemplos de trechos de letras abaixo:
“Que o teu afeto me afetou é fatoAgora faça me um favor”A Fé Solúvel
“Minha condição, minha conduçãoMeu minuto de silêncioOs meus minutos mal somadosSadomasoquismo são”O Mérito e o Monstro
“O dia mente a cor da noiteE o diamante a cor dos olhosOs olhos mentem dia e noite a dor da gente”O Anjo Mais Velho
“O poeta pena quando cai o panoE o pano caiUm sorriso por ingressoFalta assunto, falta acessoTalento traduzido em cédulaE a cédula tronco é a cédula mãe solteira”Pena
Perceberam os jogos de palavras entre as letras? É ou não poesia?
Um dos textos que mais gosto deles é esse:
Sintaxe À VontadeSem horas e sem dores,Respeitável público pagão,Bem-vindos ao teatro magico.A partir de sempreToda cura pertence a nós.Toda resposta e dúvida.Todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser,Todo verbo é livre para ser direto ou indireto.Nenhum predicado será prejudicado,Nem tampouco a frase, nem a crase, nem a vírgula e ponto final!Afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas,E estar entre vírgulas pode ser aposto,E eu aposto o oposto: que vou cativar a todosSendo apenas um sujeito simples.Um sujeito e sua oração,Sua pressa, e sua verdade, sua fé,Que a regência da paz sirva a todos nós.Cegos ou não,Que enxerguemos o fatoDe termos acessórios para nossa oração.Separados ou adjuntos, nominais ou não,Façamos parte do contexto da crônicaE de todas as capas de edição especial.Sejamos também o anúncio da contra-capa,Pois ser a capa e ser contra a capaÉ a beleza da contradição.É negar a si mesmo.E negar a si mesmo é muitas vezesEncontrar-se com Deus.Com o teu Deus.Sem horas e sem dores,Que nesse momento que cada um se encontra aqui e agora,Um possa se encontrar no outro,E o outro no um…Até por que, tem horas que a gente se pergunta:Por que é que não se juntaTudo numa coisa só?
Além das letras maravilhosas, o ritmos das músicas é completamente diferente e envolvente. Ainda, já tive a felicidade de ir em três shows deles aqui em Mogi e posso garantir que é um espetáculo visual, com todas as cores e apresentações circenses durante o show. Há teatro, há circo, há poesia, há música. O Teatro Mágico é a pura representação da arte.
Deixo pra vocês o vídeo da minha música favorita deles, “O Anjo Mais Velho”.
Ela contem uma das frases mais simples e mais lindas que já ouvi na minha vida: “E só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar…”
Não deixem de acessar o site da banda e conhecer mais do trabalho sensacional deles.
Site oficial: http://oteatromagico.mus.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/oteatromagico?sk=app_2405167945
Twitter: @oteatromagico
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/oteatromagico
Olá Mi! :}
Eu também adoro Teatro Mágico. As músicas possuem mensagens lindas e em algumas uma certa nostalgia. Eu gosto muito. Tenho várias músicas aqui no pc e sempre escuto.
Acho que a minha predileta é O Amor é Filme 🙂 É muito legal :} Que bom saber que temos gostos musicais parecidos ^^
Abraços!