Coluna da Duhau #18 - Especial de Natal - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
25

dez
2011

Coluna da Duhau #18 – Especial de Natal

Oi pessoal, como vocês estão? Espero que bem. Tô de volta pra mais uma semana de Coluna da Duhau e dessa vez o tema não poderia ser outro a não ser o Natal, não é mesmo? Por isso, preparei um especial de curiosidades natalinas pra todo mundo aprender mais um pouquinho sobre o Natal. Não consegui fazer, como de praxe, um apanhado do significado de várias palavras que tivessem a ver com o Natal e que fossem desconhecidas o suficiente para eu mostrar o significado pra vocês. Não adiantaria nada se eu chegasse aqui com o significado de “árvore”, “presépio”, “ceia”, etc, né? Então resolvi mesmo vir com um especial de curiosidades e informações gerais sobre o Natal. Espero que vocês gostem!

Origem do Natal e o significado da comemoração
 
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
 
 
 
 
A Árvore de Natal
A tradição de montar a árvore de Natal começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
 
 
 
O Papai Noel : origem e tradição
 
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
 
 
 
 
A roupa do Papai Noel
 
 
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
 
 
 
 
O nome do Papai Noel em outros países
 
  • Alemanha – Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”
  • Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai – Papá Noel
  • Chile – Viejito Pascuero
  • França – Père Noël
  • Itália – Babbo Natale
  • Portugal – Pai Natal
  • Inglaterra – Father Christmas
  • Estados Unidos – Santa Claus
 
 
 
 
É isso pessoal, espero que tenham gostado desse especial de Natal. Desejo a todos um Natal MARAVILHOSO, repleto de alegria e paz. E como só volto daqui a 15 dias mesmo, também desejo um ótimo Ano Novo, que o 2012 de cada um de vocês seja 2011 vezes melhor do que esse ano que tá acabando.
 
Também quero agradecer a minha amiga linda dona desse blog, a Mi. Obrigada por tudo querida, obrigada por essa oportunidade e honra de poder escrever aqui pro seu blog, obrigada por toda a força, carinho e apoio que você me dá, em tudo! Você é demais e eu te adoro muito, você sabe disso. Um Feliz Natal mais do que especial pra você, amiga!
 
E a vocês, que estão sempre aqui acompanhando a Coluna da Duhau, comentando, elogiando… Deixo aqui o meu muito obrigada a cada um de vocês que já leu algum post dessa coluna, muito obrigada a todos que incentivaram, deram ideias, comentaram, elogiaram, etc. Obrigada por tudo!
 
 
Um super beijo e um Feliz Natal!
 
 
 
 
Pri, antes de tudo, você sempre se supera né? 
Eu amei o Especial de Natal, achei muito interessante e propício!
Depois, eu também quero te agradecer! Como colunista, te agradeço por fazer do Minha Vida Literária um blog mais rico em conteúdo, sempre com posts pra lá de interessantes! Depois, e principalmente, como amiga, por ter sido uma pessoa maravilhosa que entrou na minha vida! Obrigada por tudo, querida! 

 

Um feliz Natal pra você!
 




Deixe o seu comentário

11 Respostas para "Coluna da Duhau #18 – Especial de Natal"

Ana Ferreira - 25, dezembro 2011 às (18:42)

Prii,

A sua coluna de Natal ficou muito bacana. Eu sempre me impressiono positivamente com a quantidade de informações que você nos proporciona em cada uma de suas postagens.

Agora, devo confessar que o que mais me impressionou foi o fato de uma propaganda da Coca-cola ter propagado a imagem do Papai Noel que é tão popular atualmente e que parece ser uma tradição secular. É fora de sério o quanto essa empresa influencia o nosso mundo. As dimensões são muito abrangentes, uau.

E Pai Natal? hahaha Achei engraçado…

Beijinhos e feliz natal!
Ana – Na Parede do Quarto

Thamires R. - 25, dezembro 2011 às (21:23)

Ain Pri, adorei saber mais sobre o Natal!! Algumas coisas eu não sabia não, mas sempre acabo aprendendo com a sua coluna!!
Um Feliz Natal pra você querida e para a Mi e que 2012 seja o melhor da vida de vocês duas, cheio de amor, paz, saúde e carinho.
Beijos meninas.

May L. - 25, dezembro 2011 às (23:10)

Oi Aione e Priscilla 😀
Passei aqui para desejar a vocês um ótimo Natal e ano novo!

Grande beijo
-glowofthemoonlight-

elly - 26, dezembro 2011 às (01:37)

Feliz Natal!!
estou te seguindo,
e te convido pro sorteio de um tablet lá no meu blog,ok
será super bem vinda!
bjinhos
http://www.coisasdeladdy.com

Lendo e Comentando - 26, dezembro 2011 às (03:19)

Oi Priscilla! 🙂

Seu post ficou ótimo! Super bem organizado, adorei! 😉 Eu não sou uma pessoa muito “apegada” ao Natal, sabe? Então, não sabia muita coisa… Foi bom descobrir coisas novas aqui, hehe. Por exemplo, não sabia que a tradição de montar a árvore tinha vindo com Martinho Lutero! o_o Muito legal isso, não esqueço mais, ihih..

Beijocas,
Amanda
Lendo&Comentando
^_^

Lucas Martins - 26, dezembro 2011 às (04:30)

Adorei o especial de Natal!
Interessante conhecer um pouco mais sobre o porquê do Natal, as tradições, o Papai Noel, e como se chama em outros lugares.
Um Feliz Natal para a Mi, e para você, Pri! Muitas felicidades e presentes!
Um bjão!

Pabline - 26, dezembro 2011 às (14:41)

Já conhecia essa história da coca-cola envolvido com a cor da roupa do bom velhinho.
Não era de meu conhecimento que Martinho Lutero criou a tradição da arvore.
Muito interessante mesmo. Amei o post. Adoro saber esses detalhes 😀

=*

-Amigas Entre Livros-

Sora Seishin - 26, dezembro 2011 às (16:14)

Oi!!
Gostei da coluna especial de Natal! Tinha certeza que a Coca-Cola havia inventado o Papai Noel xD
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Alinne - 26, dezembro 2011 às (16:37)

Adorei o post e gostei das curiosidades, uma que não sabia era a respeito da Coca Cola! Interessante.
Beijos.
Books e Desenhos

Planet Pink - 26, dezembro 2011 às (18:52)

Já conhecia sobre a história do Papai Noel de roupa vermelha, na vdd acho que isso só me faz gostar mais dele hahaha, já que amo a Coca-Cola <3

Espero que seu Natal tenha sido ótimo! =)

Beijocas

Van Castro - 27, dezembro 2011 às (20:29)

Esse foi um dos posts da coluna que eu mais gostei!
Achei muito interessante! Eu não sabia quase nada da origem das tradições. É muito legal saber de onde elas surgiram!
Parabéns!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício