Como já disse aquim, sou fã de chick-lits. É um dos meus gêneros literários favoritos e a resenha de hoje é de um livro de uma das minhas autoras favoritas do gênero, senão a favorita: Sophie Kinsella.
Vamos lá?
Título: Delírios de Consumo de Becky Bloom Autor: Sophie Kinsella Editora: Record Número de Páginas: 428 Ano de Publicação: 2001 Skoob:Adicione Compare e Compre:Buscapé
Rebecca Bloomwood é repórter de uma revista financeira de Londres, onde mora em um apartamento com a melhor amiga, Suze. Becky, como é mais conhecida, acha seu emprego monótono e, na verdade, mal conhece sobre o assunto que escreve, apenas pega os dados dos folhetos recebidos nos eventos financeiros que freqüenta. Sua família e vizinhos dos pais acreditam que ela é uma especialista financeira e ela não tem coragem de contar a verdade, afinal, é apenas uma mentirinha inocente.
Mas se tem um assunto no qual ela é especialista é o consumo. Becky é vidrada no mundo da moda e em compras, de um modo geral: desde peças de roupa em pontas de estoque ou não até peças únicas em feiras de artesanato. As lojas são seu verdadeiro paraíso, e ela não pode resistir a um grande aviso de “Promoção”, que, para ela, sempre representam um “investimento”.
E é nesse paraíso que acaba vivendo seu próprio pesadelo: as dívidas apenas aumentam, mas Becky não quer aceitar essa realidade. Foge das ligações de seu gerente do banco e esconde suas próprias faturas do cartão de crédito para não precisar olhá-las. Ela até mesmo tenta resolver seu problema: procura formas de economizar dinheiro ou de ganhar mais, como sugeriu seu pai.
Nesse clima de compras, dívidas, fuga, mais compras e, claro, uma pitada de romance, que a história se desenvolve. A narrativa é em primeira pessoa e é entrecortada por cartas do banco, anúncios de lojas, entre outros avisos, tudo de maneira divertidíssima e muito boa de ler!
O romance aqui não é tão explorado, mas já adianto que ele é mais bem apresentado e aprofundado no segundo livro – “Delírios de Consumo na 5ª Avenida” -, que já tem resenha e logo será postada! Aliás, o romance é abordado de maneira sutil, vai surgindo aos poucos, conforme a própria Becky vai tomando consciência dos seus sentimentos.
Fora isso, o livro tem passagens super engraçadas, mesmo que, no começo, as atitudes negligentes da Becky causem um certo rancor pela personagem – atitudes irresponsáveis aliadas a um comportamento digno de alguém que vive fora da realidade. Sim, é possível e muito provável se irritar com a Becky.
E o final, eu amei! Se durante o livro inteiro Becky se mostra fútil e perdida, o final mostra justamente o contrário. Sabe quando você toma as dores e o partido da personagem e quer mostrar pra todos o quão capaz ela é, pois nem ela mesma fazia idéia disso? Bem, é assim com esse livro! É impossível não torcer pela Becky e não vibrar com tudo que acontece!
Se você procura diversão, “Delírios de Consumo de Becky Bloom” é, com certeza, uma opção (A rima tosca não foi proposital, juro)! O romance é narrado em primeira pessoa de uma maneira deliciosamente típica da autora Sophie Kinsella: a leitura flui naturalmente e promete boas risadas!
A adaptação para o cinema acredito que seja mais legal para quem não leu. Ela mescla o primeiro com o segundo da série e achei que não conseguiu atingir a qualidade dos livros. O final do primeiro, que foi o que mais gostei, não existe no filme. Mas acontece!
O livro foi relançado com a capa do pôster do filme, mas, particularmente, prefiro a original – pra variar.
Muito boa a resenha! Eu já assisti o filme e gostei. É bem essas coisas New York… compras… mulheres… rsrs. Mas eu gostei. Nunca li chick-lit mas acho que seria interessante. Achei legal o enredo e preciso ler algo mais… leve, depois de ter sido obrigado a ler clássicos da literatura brasileira (O Alienista, essas coisas…). 😀
Eu também adoro a Sophie Kinsella, principalmente a série da Becky.
Tenho e já li os dois primeiros. Eu estou louca atrás de uma promoção (são caros, né? rs) de “As Listas de Casamento de Becky Bloom” porque tenho os últimos e não posso ler!
Já li também “Samantha Sweet, Executiva do Lar”.
Como você disse, a Sophie escreve muito bem e a leitura flui.
Também não gostei muito da adaptação, pra variar! Achei que deixou muito a desejar… E a capa original é muito melhor mesmo.
Eu sou doida para ler, porque eu simplesmente amei o filme. Ótima resenha. *-* A Sophia Kinsella parece ser muito boa, adogo Q. Ainda pretendo ler todos os livros que levam Becky Bloom na capa, hahaha. Uma dia *-* Beijos!
Por eu ser fã há um bom tempo dos livros, fiquei bastante decepcionada com o filme. Eu acho a Becky adorável, sou apaixonada pelas trapalhadas dela e acho extremamente difícil se irritar com ela. Algumas vezes eu tinha vontade de dar uns sacodes nela, mas eram raras essas vezes. O Luke dispensa comentário, ele tá no meu top 5 mocinhos de livros. Sou extremamente apaixonada por ele.
Eu ainda não li, mas já assisti ao filme. Gostei bastante! Comprei o livro, mas a edição em inglês. Ainda não tive tempo para ler, mas espero que seja em breve.
Eu amei esse livro. E eu também, no início, ficava com muita raiva da Becky e da sua negação ao problema haha, mas ao mesmo tempo dava muitas risadas. E já ao final do primeiro livro, eu estava encantada com a personagem. E nos seguintes, dá pra ver o quanto ela cresce. Quase comprei o último em inglês [só tem assim ainda], mas estava meio caro [mentira, é que eu já tinha escolhido outros 5 haha] Adorei a resenha. Beijão Bruna http://desbravandohistorias.com.br/
Gostei da resenha ^^ Eu até tenho vontade de ler esse livro, o problema é que quando eu assisto o filme antes a vontade cai 50% isso! Mas parece ser ótimo, eu adoro Sophie Kinsella, um dos livros mais hilários de todos os tempos (senão o mais engraçado que eu li na vida) é O Segredo de Emma Corrigan, também da Sophie! Depois desse eu me interessei mais por conhecer todos os seus livros! Vou colocar esse na listinha ^^ Bjs! :*
Aione, Nunca li um livro da Sophie Kinsella, mas ouço muitos elogios a respeito dela. É meio que a rainha do chick-lit, haha. Assisti ao filme e achei a história bem fofinha, engraçada, feminina, típica do gênero. Mas li muitas queixas dos leitores a respeito das diferenças… Acontecem, não? Quanto ao seu comentário lá no blog, a Cecelia parece ótima mesmo! Quero conhecer a obra dela logo.
Olá!! Adorei sua resenha e parece muito bom!! Eu não conhecia o livro e nem o filme, mas parece divertido e penso que todo mundo tem um pouco dessa personagem, eu ja prefiro gastar em livros, to sempre comprando!!bjs http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com
Adorei a resenha. Ainda bem que não tenho esses tipos de problemas da personagem, na verdde só me endivido com livros… Fazer o q, sou simplesmente viciada! kkkkkkkkkk Já sabia da existencia do filme, só que nunca o assitir. Acho q na proxima vez que for em uma locadora eu o alugarei!
Aione, nossa, eu assisti ao filme e adorei! E quando assisti, não sabia que tinha sido adaptado de um livro. Só não sabia que era uma mesclagem dos dois primeiros livros de Becky Bloom! Quero ainda lê-lo!
Eu só li um dos livros da série, em inglês, que é “Shopaholic and Sister”, não sei como ficou o titulo em português. E vi o filme, que eu adorei, e me matei de rir!
Sempre tive vdd de ler esse livro , adorei o filme e acredite já dei de presente o livro pra um amigo! é bom saber que é um livro que envolve o leitor ! Deu mais vdd de ler ! Otima resenha
Sabe eu não sei diferenciar um chick-lits de um romance, na realidade estava ontem mesmo pesquisando mais sobre o assunto, e li que essa altora é uma diva do gênero.. Fiquei curiosa, já vi o filme, mas não sei se leria o livro. Gostei da tua resenha, mas sei lá, não rolou aquela química sabe? Mas estou procurando um livro dela nesse estilo, se tiver algum para me indicar me fala eim! ahuahau
Eu vi o filme e achei fofinho, o que me deixa com vontade de ler o livro 😛 Mas não faço ideia de quando vou ler =/ nem tenho ele ainda hauhau Mas sua resenha ficou ótima!! E voce me deixou com mais vontade ainda 😛
Que mulher não gosta de chick-lits, não é? Esse que você resenhou, então, me conquistou. Já foi para lista de desejados. Normalmente quando fazem adaptação de um livro em filme, sempre, sempre, modificam alguma coisa que para quem leu o livro achava ser muito importante. ¬¬ Ótima resenha, Aione. Bjs. paraisoempapel.blogspot.com
Seu blog é muito legal *-* Eu até agora só vi o filme do livro e sou super fão, e como eu sempre acredito que os livros são melhores tenho muita curiosidade para ler. Resenha muito boa parabéns.
Nossa tb fiquei com vontade de dar uns sacodes na Becky por ela fazer tantas compras… Adorei o Luke muito fofo! Apesar de ter gostado do livro,achei q ela deu uma enroladinha básica mas o final foi muito legal. Luke <3
Muito boa a resenha! Eu já assisti o filme e gostei. É bem essas coisas New York… compras… mulheres… rsrs. Mas eu gostei. Nunca li chick-lit mas acho que seria interessante. Achei legal o enredo e preciso ler algo mais… leve, depois de ter sido obrigado a ler clássicos da literatura brasileira (O Alienista, essas coisas…). 😀