[Livros Na Telona] Persuasão - Jane Austen - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
29

fev
2012

[Livros Na Telona] Persuasão – Jane Austen

Sobre o Livro

Título: Persuasão
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé
Persuasão é meu livro favorito de Jane Austen.

Anne Elliot, em sua adolescência, teve um romance com o Capitão Wenthworth, o qual a propôs em casamento. Porém, seu futuro na Marinha era incerto e, assim, o pretendente não era considerado pela família dela como um “bom partido”. Dessa maneira, a madrinha de Anne, a Sra Russel, acaba por convencê-la a recusar o pedido, mesmo que ela fosse apaixonada por Wenthworth.
Com o passar dos anos, Anne já atingiu uma idade que ela não mais acredita conseguir um casamento e saber que, nesse meio tempo, Wenthworth conseguiu fazer fortuna, o que foi contrário às previsões de sua família, deixaram nela o peso de sua decisão anos antes, bem como uma grande dose de arrependimento.
E assim a história se inicia, com a casa da família Elliot sendo alugada devido às dívidas de Sir Walter Elliot, que passa a morar em Bath com Elizabeth, a filha mais velha, e sua dama de companhia, Penelope. Anne, por sua vez, recebe um pedido de sua irmã mais nova, Mary, para que se junte a ela por um tempo, já que sua saúde estava debilitada.
Não pretendo contar mais nada da história para que ela seja descoberta conforme a leitura é desenvolvida.
Desde que assisti ao filme A Casa do Lago, com Sandra Bullock e Keanu Reeves, tinha vontade de ler Persuasão. No filme, esse é o livro favorito de Kate, personagem interpretada por Sandra, e ela, ao contar a história, me deixou encantada por ela desde a primeira vez que assisti. Assim, tinha grandes expectativas ao ler o livro e ele se tornou o meu favorito da grande Jane Austen.
Anne é, também, uma de minhas personagens favoritas. Apesar de carregar consigo o peso de suas escolhas, ela tem consciência de ter sido ela mesma a responsável pela situação em que se encontra. Ainda, é a mais madura e responsável em sua família, aliás, arrisco-me a dizer a única, visto que seu pai e irmãs buscam apenas o prestígio social. Por mais que suas atitudes as vezes irritassem, por ser passiva ao extremo, Anne não se coloca no papel de sofredora, ela assume quieta tudo que faz e se mantem sempre fiel a si mesma.
A história é encantadora. Trata da questão da escolha, do significado de se manter fiel aos seus princípios e, principalmente, de um grande e verdadeiro amor, o que, definitivamente, mais me agradou. Outro fator responsável pelo meu encantamento foi a carga de “injustiças” contidas na história. Sabe quando a personagem é obrigada a passar por várias situações que nos deixam agoniados e revoltados por ela se permitir passar por isso? Isso acontece aqui e, por mais que não sejam sentimentos agradáveis de se ter em uma leitura, são uma consequência direta de como Jane Austen conseguiu envolver o leitor na história. Ademais, a existência de tais maus sentimentos fazem valer ainda mais a pena a ocorrência dos bons.
Como todos os livros da autora, Persuasão também conta com críticas sociais e uma precisa descrição da sociedade britânica daquela época. Tais críticas são sempre focadas na questão da futilidade e arrogância da nobreza, bem como nos relacionamentos por interesse.
O livro certamente vale a pena de ser lido, principalmente por mostrar a fundo os pensamentos e sentimentos de Anne, que nos permitem compreender completamente o porquê de suas atitudes. Além disso, a bela história de amor foi, para mim, emocionante e arrebatadora pela intensidade dos sentimentos da protagonista, tão bem mascarados por sua contida aparência.
Sobre o Filme

Acredito que não exista uma adaptação sequer dos livros de Jane Austen que não seja fiel à história por ela criada. Persuasão é mais um exemplo disso. Nenhum fato do filme é inexistente no livro, bem como sua essência não foi alterada.

Sally Hawkins, atriz que interpreta Anne Elliot, merece um destaque. Ela esteve perfeita no papel da protagonista, com seus modos contidos, sua bondade e sua disciplina. Mas o que mais me chamou a atenção foi a sua capacidade de transmitir a intensidade dos sentimentos de Anne. Uma olhar, uma respiração mais ofegante e eu consegui sentir com ela tudo aquilo que a personagem deveria estar sentindo também, tanto sua agonia quanto a imensidão de seu amor. Não é a toa que chorei por diversas vezes assistindo ao filme.

Rupert Penry Jones é outro destaque. O Capitão Wenthworth ficou muitíssimo bem representado por ele, além de ser um agrado enorme aos olhos de quem assiste.
Como dito, a história foi muito bem adaptada. Claro, dizer isso já remete ao fato de que nem tudo que acontece no livro acontece no filme. Pequenos detalhes foram omitidos ou mais rapidamente representados, simplesmente para que o filme não ficasse demasiadamente longo ou enfadonho. Senti falta, somente, de algumas falas ditas por Anne e Wenthworht ao final e que permitem uma melhor compreensão de suas atitudes ao decorrer da história, apenas subentendidas no filme.

Algo que muito contribuiu para as emoções no filme foi a sua trilha sonora. As melodias intensas combinadas às situações trouxeram uma avalanche de sentimentos para mim. Ainda, a edição das cenas foi outra contribuinte, ajudando a focar ainda mais nas emoções sentidas pelas personagens.
O que posso dizer é que tanto o livro quanto o filme se tornaram os meus favoritos da autora. Me senti realmente arrebatada por eles e encantada pela história. Recomendo, novamente, ambos: o filme como uma ilustração do livro, e o livro como um aprofundamento do filme. Nesse caso, acredito que não haja diferença entre ler ou assistir primeiro, apesar de que, na maioria das vezes, eu prefira, primeiro, a leitura.

 

 

Confira o Trailer do Filme




Deixe o seu comentário

19 Respostas para "[Livros Na Telona] Persuasão – Jane Austen"

Luana Feres - 29, fevereiro 2012 às (22:25)

Fiquei feliz em ler o post porque será uma das minhas proximas leituras, Mi. Aliás, por indicação sua, haha. Não sabia que tinha um filme, mas achei a atriz bem parecida com a garota da capa – informação desnecessária, mas enfim-. Espero curtir o livro e depois vou procurar o filme!

Beijos

Mari ♥ - 29, fevereiro 2012 às (23:21)

Oi Aione,

Já li a resenha desse livro mais ainda anão tive oportunidade de ler o livro, não sabia que tinha um filme também.
Bom vou ver se consigo ler o livro ainda esse ano e procurar o filme.

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

The Nice Age - 29, fevereiro 2012 às (23:28)

Gente como eu sou Tonga!
Não sabia que tinha um filme… Tenho que assistir, adorei o post Mi
Beijos

Xintia
http://www.theniceage.blogspot.com

Sofia - 29, fevereiro 2012 às (23:35)

Mi, saudade de vc! O livro (filme) parece bem interessante e a atriz me lembrou uma atriz brasileira que não lembro o nome… enfim…

Eu acho que já vi algo sobre a obra, e me lembro vagamente…

Gostei do post!!

Beijo beijo

Lendo de Tudo

Allice - 01, março 2012 às (00:23)

Gostei bastante da linguagem utilizada, da sensibilidade…

Tenho um blog sobre literatura, também, só que com uma linguagem mais técnica, mais impessoal.Já faz um tempo que o criei, mas só agora estou tendo a oportunidade de cuidar dele devidamente. Se vocês puderem ajudar, e gostarem (claro), deem uma passada lá, leiam, comentem, sigam. Fiquem à vontade.

http://www.nucleoliterario.blogspot.com

Uma das coisas que me encantam na literatura é, justamente, essa disponibilidade de se utilizar várias linguagens, de se observar vários ângulos e sempre com a certeza de que nunca se pode fechar um conceito, uma interpretação. De uma forma ou de outra, sempre haverá novas possibilidades.

Que possamos sempre observar a mesma coisa sobre vários ângulos.
Beijos

Anna Carolina Schermak Alves - 01, março 2012 às (00:37)

Dos filmes baseados nos livros da Jane eu só vi orgulho e preconceito lembro do filme Casa do lago e que fala bastante de persuasão.Quero ler logo esse livro ;D

Beijos Mi 😀

http://www.pausaparaumcafe.com.br

Julia G - 01, março 2012 às (00:47)

Mi, acho que já comentei aqui que estou em dívida com a Jane, não li nenhum livro dela. Tinha um certo preconceito antes, por conhecer pouco, mas me encantei com o livro Orgulho e Preconceito, então espero poder ler algo logo.

Beijos

Vanessa Vieira - 01, março 2012 às (02:18)

Parabéns pela dica Aione! Já li Persuasão e amei! É o livro mais romântico da Jane Austen. Assisti o filme também e é lindo! A cena da carta é emocionante! Beijos!

Nana - 01, março 2012 às (07:26)

HAHA esse livro ta na minha lista só por causa de A Casa do Lago.
Já imaginava que ele deveria ter filme, mas nunca procurei saber..
Emma tem um monte né?

Ótimo post Mi.

beijos
Nana – Obsession Valley

Aymée Meira - 01, março 2012 às (13:01)

eu gosto bastante dos dois… ‘-‘
adoro as adaptaçoes das obras da jane ‘-‘
beijos
boa quinta
Amy – Macchiato

Natalia Dantas - 01, março 2012 às (13:49)

Recentemente vi esse livro em um blog ao que parece ser muito legal :DD

Beijos :*
Ótima indicação.
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Flávia Pachêco - 01, março 2012 às (16:31)

Eu to morrendo de vontade de ler esse livro! Principalmente porque nunca li nada da Jane Austen, e todos falam tão bem dela que sinto necessidade em conhecer pelo menos uma de suas obras.
E se eu ler, vou querer assistir ao filme também *-* haha.

Beijão,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Vanessa - 01, março 2012 às (19:30)

Até que a atriz escolhida se parece com a menina na capa do livro, não é mesmo?
Eu só assisti a Orgulho e Preconceito e é um dos meus filmes favoritos, quero ler Persuassão antes de ver o filme.

vanessa – Balaio

Just Livros - 01, março 2012 às (21:34)

Não é meu tipo favorito de livro mas tenho certeza que deve ser bom. Em breve vou comprar ele pra ler e depois assistir o filme.

att,
http://www.just-livros.blogspot.com/
Tem Promoção no Blog!

Marcelo Lima - 01, março 2012 às (22:39)

OMG! é uma das minhas proximas leituras e nem sabia que tinha um filme , quero um dia poder chegar aos pés de Jane diva !

Pah - 02, março 2012 às (20:04)

Mi que post mais lindoooo! Eu amei esse livro, claro, com a graça da sua indicação e adorei o filme também! Gostei de como eles adaptaram o final, levando em conta também o capítulo excluído pela autora e concordo sobre a escolha dos atores, realmente com um olhar eles deixam transparecer os sentimentos narrados no livro, também pretendo fazer um post sobre ele, na realidade, vou juntar com outros filmes adaptados dos livros da jane e por isso estava pesquisando algumas imagens animadas pro post, sabe os gifs animados né? Ai Mi, achei um mais lindo que o outro, desse filme então tem uns que quase me fez chorar novamente… Lindo d+

Beijos

Pah, Livros & Fuxicos

Eduarda Menezes - 02, março 2012 às (21:29)

Oi Mi!! Persuasão é um livro que certamente irei ler esse ano! Não gosto muito de personagens que são influenciáveis e que não tomam a dianteira de sua vida, e por tudo que pude ler em algumas resenhas por mais que a Anne tenha suas virtudes ela é desse tipo que citei! Porém estou ansiosa mesmo assim, até porque se todo mundo fosse perfeito o livro não refletiria a vida real. Tem algo nessa história que me chama a atenção, e mesmo odiando essas cenas de agonia das quais você falou, tenho quase certeza de que irei amar esse livro e fico desde já torcendo pelo tão esperado final feliz! Também não deixarei de assistir o filme assim que finalizá-lo! Nem sabia que ele já tinha uma adaptação, obrigada pela dica. =)

P.s. Ahhh a Kate! Adoro a Casa do Lago, é tão emocionante! ^^
Beijos!

Lucas Martins - 03, março 2012 às (16:49)

Eu já conhecia essa adaptação e dentre taaaaantas outras da Jane Austen, acho que foi uma das únicas que não assisti.
Esse é meu erro; ter visto grande parte das adaptações dos livros da Jane, sem ter lido muitos (só li Orgulho e Preconceito).
Mas tenho Persuasão e quero ler logo!
Bjão, Mi!

Van Castro - 04, março 2012 às (16:08)

Nossa, eu preciso ver esse filme!
Pra falar a verdade, ‘Persuasão’ não é o meu favorito dela, mas gostei bastante da história, então estou muito empolgada pra ver o filme! E, pelo jeito, ele parece ser muito bom 😀
Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício