[Vídeo resenha] Um Amor de Gato — Melinda Metz - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
30

mar
2020

[Vídeo resenha] Um Amor de Gato — Melinda Metz

Um amor de gato — Melinda Metz

Título: Um amor de gato
Título original: Talk To The Paw
Autor: Melinda Metz
Tradução: Carolina Simmer
Editora: Record
Número de Páginas: 294
Ano de Publicação: 2019
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

Jamie não era a única humana na vizinhança a exalar aquele cheiro de solidão. Seguindo seus instintos, Mac resolveu ir atrás do mais forte. Parou algumas vezes para arranhar as superfícies dominadas pelo odor nojento de cachorro, mas logo encontrou a fonte do cheiro que rastreava: umas casinha com telhado redondo.
Tirando o cheiro de solidão, ele gostou bastante dos outros aromas pela casa – bacon, manteiga, um pouco de suor, grama recém-cortada, e nada muito pungente, como aquele negócio que Jamie gostava de borrifar na cozinha, impedindo que ele aproveitasse por completo sua comida. Agora, como fazer sua humana descobrir que havia uma boa opção de companheiro de bando ali?

VÍDEO RESENHA


 
 

RESENHA ESCRITA

Em Um Amor de Gato, Melinda Metz proporciona uma leitura divertida especialmente por trazer parte da narrativa pela perspectiva de MacGyver, um gato cupido. Publicado em 2019 pela editora Record e primeiramente enviado aos assinantes do Clube de Romance da Carina, contou com o ótimo trabalho de tradução de Carolina Simmer.

Jamie resolveu tirar um ano só para ela. Aos 34 anos, está incerta sobre o que deseja para a própria vida, então aproveitou a herança deixada pela mãe para focar apenas em si e em suas descobertas pessoais. Porém, seu gato MacGyver não está interessado em deixá-la solteira. Sentindo nela o cheiro da solidão, ele sai pela vizinhança em busca de um parceiro para a dona. Quando sente em David, viúvo há três anos, o mesmo odor, resolve juntar os dois. Para isso, começa a roubar itens de David e levá-los até a casa de Jamie.

O humor é o ingrediente principal de Um Amor de Gato, seja pela deliciosa narrativa em terceira pessoa, que se alterna entre as perspectivas de Jamie, David e MacGyver, seja pelos eventos da história. Através do recurso do discurso indireto livre, temos acesso ao que MacGyver e os protagonistas pensam, de maneira que se torna muito divertido ver o gato julgar os humanos ou então acompanhar como funciona seu raciocínio — absurdo por nossa perspectiva. 

A história como um todo é bastante atual, assim como a linguagem empregada. Entre encontros às cegas, encontros do Tinder, fofocas entre vizinhos e outras confusões do tipo, vamos adentrando no enredo, sendo envolvidos pelo senso de comunidade que existe entre os moradores da vila — cenário da trama. Vale dizer que o ótimo trabalho de tradução de Carolina Simmer contribuiu para o humor da leitura e com sua agilidade: há várias piadas que foram adaptadas para nosso contexto, fazendo sentido para um leitor brasileiro, assim como a linguagem bem atual deu fluidez à narrativa.

Apesar de Um Amor de Gato ser bastante leve, não deixa de ter uma carga reflexiva na construção das personagens. Tanto Jamie quanto David enfrentam seus próprios conflitos pessoais, de forma a ser gostoso acompanhá-los lidando com esses dilemas ao mesmo tempo em que pouco a pouco estabelecem uma amizade. Talvez eu esperasse mais romance na história, já que ele acontece de maneira lenta, leve e em menores doses. Ainda assim, não deixa de ser um livro fofo nesse aspecto.

Em linhas gerais, Um Amor de Gato é um excelente entretenimento e capaz de proporcionar gostosas risadas. Mesmo que o romance não seja o ponto alto da leitura, isso não a invalida. Fica a recomendação para quem procura um bom passatempo!





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Vídeo resenha] Um Amor de Gato — Melinda Metz"

Elizete Silva - 30, março 2020 às (21:23)

Olá! Mas gente que história mais bonitinha, mesmo não sendo fã desses felinos fiquei encantada com MacGyver e toda sua esperteza (sempre soube que os gatos são para lá de inteligentes, acho que é por isso que eles me assustam tanto). Já quero saber mais sobre a histórias, nossos protagonistas e as peripécias desse gatinho, quem sabe não acabe gostando deles ao final da leitura (risos)

Angela Cunha - 31, março 2020 às (07:45)

Em tempos caóticos, é tão gostoso pegar um livro assim, leve e despretensioso. Destes que ao mesmo tempo distraí, aquece um pouco a alma.
Eu não tenho um gato ;/(ainda terei) minha cachorra é meio chata.rs mas amo esses amiguinhos e dizem que se um gato gosta de você, você ganhou o mundo!
Por isso, já me apaixonei por estes olhinhos da capa e mesmo com essa “falta” de aprofundamento no romance, já quero muito ter a oportunidade de conferir o livro sim!!!
beijo

Scheila - 31, março 2020 às (09:15)

Oii, Aione!

Que leitura fofaaa. Ai esse gato me parece um amor. Querendo que sua dona encontre alguém, lindo! Ele roubar objetos deve ser bem engraçado para um gato, muito espertinho!
Achei essa história muito boa.. precisando de livros assim, para passar esses dias né?
Vou por ele na minha lista.

Beijinhos!

Anna Mendes - 31, março 2020 às (11:22)

Oi Aione! Amei o vídeo!
Ai, que amorzinho a premissa desse livro! Parece ser aquela leitura perfeita para relaxar. A escrita da autora parece ser bem envolvente e os personagens parecem ser cativantes, principalmente o gatinho hehe
Fiquei morrendo de vontade de fazer a leitura! Já vou colocá-lo na minha lista de desejados! 🙂
Bjos!

Damile Moraes de Oliveira - 31, março 2020 às (16:16)

Oiê, achei que fosse só eu que imaginava os pensamentos “acusadores” de um gato ao olhar pra gente com aquela cara de pouco caso. kkkkkkk amo rir quando estou lendo, então com certeza vou gostar desse livro.

Ana I. J. Mercury - 31, março 2020 às (21:24)

Oi, Aione
Aii esse é o chick-lit que mais estou ansiosa para ler!
Que fofo o gatinho tentar juntar a Jamie com o David.
Queria um gato assim kkkkkkkk
parece ser um romance fofo e gostoso pra relaxar, bem sessão da tarde.
bjs

ANA PAULA SANTOS MOREIRA - 31, março 2020 às (23:55)

Que livrinho fofo, tem muito tempo que não leio algo relacionado a animais. Mei a resenha, um livro que parece ser bem rapida para ler.

Cobasi - 14, maio 2021 às (18:59)

Não conhecia esse livro, depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade de comprar ele 🙂

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício