[Resenha] Contos Clássicos de Terror - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

fev
2019

[Resenha] Contos Clássicos de Terror

Título: Contos Clássicos de Terror
Organização: Julio Jeha
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 408
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compre: Amazon ♥ AmericanasSubmarino

O melhor das histórias de medo, uma seleção de tirar o fôlego e perder o sono. Neste livro, Stephen King, Shirley Jackson, Machado de Assis e outros dividem as páginas para mostrar toda a potência das histórias assustadoras.
Transitando entre o gótico, o horror e o terror ― mas sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade ―, os dezenove contos deste livro reúnem o melhor das histórias de medo. De Machado de Assis e João do Rio a Lygia Fagundes Telles; de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson a Stephen King, grandes nomes da literatura mostram ao leitor toda a potência do gênero. Com seleção e introdução de Julio Jeha, esta antologia traz uma história de H. P. Lovecraft inédita no Brasil, além de uma nova tradução do conto “A loteria”, de Shirley Jackson. Em Contos clássicos de terror, o mal absoluto, o sofrimento de ocasião e até a maldade disfarçada de bem revelam personagens complexos e narrativas impressionantes.

Contos Clássicos de Terror é a antologia publicada pela Companhia das Letras que reúne 19 contos de autores diversos dos séculos XIX e XX. Entre os textos presentes, encontram-se uma nova tradução de “A Loteria”, de Shirley Jackson; um conto inédito no Brasil de H.P. Lovecraft; e a apresentação de Julio Jeha, responsável por também selecionar os títulos que compõem a coletânea.

Por se tratar de uma obra mista e diversificada, não é possível falar das histórias de forma separada. No entanto, reconhece-se nelas um elemento comum: o medo. Mesmo que trabalhado de formas distintas, o horror está presente em cada título, seja no que as personagens experimentam, seja naquilo que os autores procuram despertar no leitor.

Alguns contos trabalham o terror em sua forma mais tradicional, por meio de situações que beiram o sobrenatural, além das que provocam pavor e repulsa. Outros, por sua vez, trazem à tona um terror mais psicológico e voltado à exploração do que há de mais vil na alma humana. Esses, devo dizer, foram os que mais me agradaram, sendo meus favoritos os contos de Machado de Assis, Thomas Hardy, Lygia Fagundes Telles e Stephen King.

Interessante destacar que não apenas a seleção de autores e suas respectivas épocas de produção são variadas como também as traduções de cada conto. Aqueles escritos em línguas que não o português foram transpostos para o nosso idioma por tradutores diferentes, o que torna ainda mais plural a composição de Contos Clássicos de Terror.

Minha decisão de ler Contos Clássicos de Terror se deu especialmente por minha pouca familiaridade com o gênero, uma vez que li pouquíssimas obras de terror até então. Por conta disso, tive dificuldade em me ater na maioria das leituras, mesmo naquelas mais curtas, demonstrando como esse é um estilo que pouco conversa comigo.

De qualquer maneira, adorei a experiência por poder sair de minha zona de conforto e de uma forma tão célebre, considerando-se os nomes de peso que compõem a antologia. Fica o destaque, também, para o belíssimo texto de apresentação de Julio Jeha, cujas palavras foram lidas com prazer e me prepararam para o que eu desbravaria nas páginas seguintes.





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Resenha] Contos Clássicos de Terror"

Angela Cunha - 20, fevereiro 2019 às (07:54)

Adoro o gênero e por isso desde que vi este livro pela primeira vez, já o quis. Ainda não o tenho, mas tenho certeza que terei e em breve!!!
Reunir um só livro tantos autores maravilhosos do gênero e oh, Machado de Assis??? É algo que impressiona e nos pega pela curiosidade com certeza!
A capa é lindíssima!
Beijo

Anna Mendes - 20, fevereiro 2019 às (09:55)

Oi Aione!
Nossa, a edição desse livro está maravilhosa!! <3
Se tem conto do Stephen King, então já quero ler esse livro pra ontem! Hehehe
Também fiquei muito curiosa para ler o conto do Machado de Assis e para conhecer o trabalho da Shirley Jackson, uma autora que estou ficando cada vez mais curiosa para conhecer!
Já vou adicionar esse livro na minha lista de desejados! 🙂
Bjos!

Ana I. J. Mercury - 28, fevereiro 2019 às (21:32)

Oi, Aione!
Acho que esse livro é ótimo pra quem quer começar a ler terror, assim como eu!
Quero muito ler mais do gênero, mas devido a meu meu medo kkkkkk só vou postergando!
Gostei da sua resenha, me deu mais coragem, obrigada! rsrs
bjss

Telma - 25, junho 2019 às (09:19)

Eu li um conto de terror e me apoixonei, se chama a Travessia dos condenados de Fernanda Vieira. Agora quero ler todos. Amei as resenhas.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício