Oi, queridos! Uma coisa que pode deixar a gente perdidinho é a fila interminável de livros não lidos.
Pensando em como evitar essa sensação, separei algumas dicas que podem ajudar a organizar nossas leituras. Vocês podem assisti-las no vídeo abaixo ou lê-las aqui no post!
COMO ORGANIZAR LEITURAS
VISUALIZE AS LEITURAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER
O primeiro passo para organizar leituras é visualizar o que precisa ser lido. Quando você tem muitas opções e não as visualiza, a sensação de desorientação é maior. Assim, agrupe tudo que você precisa ler para, então, definir por onde começar.
Para fazer a visualização, você pode:
- Separar, na estante, os livros que não foram lidos ou criar uma pasta/coleção no Kindle para os eBooks não lidos;
- Usar o Skoob;
- Escrever uma lista de livros não lidos;
- Fazer um catálogo (virtual ou em um caderno), para classificar suas leituras.
DEFINA PRIORIDADES
Depois de visualizar o que você tem para ler, defina suas prioridades de leitura. Eleja os livros que você tem que ler primeiro, seja lá por qual motivo, para criar uma ordem de livros a serem lidos. Assim, fica mais fácil saber que ordem seguir.
Mas atenção: você pode ser flexível com sua lista, a ideia é apenas que ela te oriente no que ler, não que defina por completo, sem opção de modificação.
CRIE METAS MENSAIS
As metas podem ajudar na orientação do que pode ser lido dentro de um determinado período de tempo. Mas, assim como no caso da lista de prioridades, elas podem — e devem — ser flexíveis, especialmente no quesito de respeitar o tempo de leitura de cada leitor.
CRIE UMA TBR JAR
Por fim, uma ideia divertida e que serve para quem não tem preferências específicas de leituras ou prioridades é a criação de uma TBR JAR.
A sigla TBR vem da expressão em inglês To Be Read, que significa “a ser lido”. A ideia é incluir em um pote (jar) os nomes dos livros que você quer ler em papéis avulsos e, assim, sortear um novo título a cada leitura que você for iniciar.