[Resenha] Diários - Susan Sontag - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
27

dez
2016

[Resenha] Diários – Susan Sontag

diarios-susan-sontag-minha-vida-literaria

Título: Diários
Autor: Susan Sontag
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 344
Ano de Publicação: 2009
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSubmarino

No presente volume dos Diários de Susan Sontag, a futura autora de enorme prestígio internacional detalha seus pensamentos, seu impressionante volume de leituras, seus movimentos no dia a dia e as relações que a levariam a repensar em profundidade suas noções de sexo, amor e parentesco, tudo isso antes dos trinta anos. “Quem inventou o casamento era um torturador astuto. É uma instituição destina-da a embotar os sentimentos.” Reflexões agudas como essa, entre a amargura e a ironia, fazem parte da matéria-prima destes Diários, espécie de buraco da fechadura privilegia-do por onde se enxerga a intimidade mental e existencial dos anos de juventude de uma das intelectuais mais influentes da América do pós-guerra. Selecionados por seu filho David Ri-eff depois da morte da autora, os trechos ora pu-blicados exibem um foco te-mático irrequieto que se desloca num caleidoscópio de assuntos da esfera pessoal e cul-tural. A par do seu vasto itinerário de leituras e experiências de fruição artística, presen-ciamos aqui, em registro confessional, a descoberta adolescente da sexualidade, as vi-vências como caloura precoce na Universidade da Califórnia, onde ingressou aos dezes-seis anos, o breve casamento aos dezoito com seu professor Philip Rieff e as duas gran-des relações amorosas mantidas com mulheres na sua fase de jovem adulta. Os Diários nos transportam, enfim, para o denso e rico mundo mental de uma jovem Susan Sontag em plena batalha diária para se tornar Susan Sontag.

Susan Sontag foi uma autora de grande destaque na cena literária. Além de ter dirigido peças e filmes, teve seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas.

diarios-susan-sontag-minha-vida-literaria1

Essa obra, organizada pelo filho da autora, reúne as anotações dos diários de Susan Sontag dos seus 15 aos 30 anos e compõe a primeira parte da publicação deles.

Mais do que anotações pessoais, aqui encontramos uma série de informações interessantes sobre os livros que a autora lia e todo o seu desenvolvimento intelectual que claramente esteve em ebulição desde sua juventude.

diarios-susan-sontag-minha-vida-literaria2

As reflexões levantadas pela autora no decorrer desse período da sua vida são muito francas, de modo que acompanhamos seus escritos acerca de temas como: sua vida amorosa, sexual, familiar, acadêmica, além dos seus posicionamentos a respeito de diversos temas, principalmente referentes ao universo cultural.

O que mais me chamou atenção na obra é que, desde seus escritos quando mais jovem até os de quando mais madura, houve uma profundidade depositada em ambos os períodos, o que impressiona e prende a atenção do leitor, pois não estamos lendo um diário qualquer, mas o diário de uma mulher, escritora, e de uma precocidade intelectual impressionante.

Nas diversas vezes em que ela lia um livro, fazia anotações das mais interessantes, sem falar em suas listas de livros para ler, sempre muito atrativas. Assim, a leitura de Diários de Susan Sontagapresenta-se como uma fonte de descobertas da autora sobre ela mesma e sobre o mundo ao seu redor. Ao leitor, fica a sensação de estar conversando com uma velha conhecida, já que suas divagações mais íntimas e secretas são trazidas em detalhes através de suas próprias palavras.

diarios-susan-sontag-minha-vida-literaria3

Por fim, recomendo a leitura àqueles que apreciam biografias e diários, sobretudo quando se referem a escritoras tão interessantes quanto Susan Sontag.





Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Diários – Susan Sontag"

Eva Mudocci - 03, janeiro 2017 às (18:29)

Esse diário é fabuloso mesmo. Eu li e adorei, assim como a todas as obras da Sontag que li. Considero-me fã e admiradora dessa mulher e intelectual fantástica. Se possivel, faça uma visita ao meu blog também! Resenhei os dois romances históricos dela.
http://www.abibliotecades.blogspot.com

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício