Título: Três Coisas Sobre Você
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Saraiva ♥ Submarino
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
Três Coisas Sobre Você é um livro encantador, o tipo de história que prende nossa atenção desde as primeiras páginas e que nos cativa a cada capítulo, capturando nossa atenção e, também, nosso coração.
Em termos de conteúdo, o livro traz uma premissa comum para os leitores mais atentos: Jessie é uma adolescente que perdeu sua mãe e que está chegando numa nova cidade com seu pai, ou seja, sua vida começa do zero em vários setores: ela tem uma nova família, uma nova escola e, supostamente, novos amigos. Logo, imaginamos as dificuldades que estão por vir em meio ao novo contexto da vida da garota.
Após dar inicio à nova rotina, Jessie começa a receber alguns e-mails anônimos de alguém que assina como AN e que se oferece para ser seu “guia espiritual” na nova escola, com a intenção de lhe oferecer dicas e sugestões para a sobrevivência dela naquele ambiente escolar hostil e repleto de pessoas esnobes. Apesar de Jessie ficar com um pé atrás com toda essa história, acaba aceitando.
No decorrer da troca de e-mails, os dois iniciam uma convivência virtual que, além de fazer bem aos dois, nos tira alguns sorrisos e enriquece muito a narrativa, já que os e-mails acabam funcionando de forma muito reconfortante para Jessie e, consequentemente, trazem uma leveza para a sua vida e para a história.
A narrativa em primeira pessoa é do ponto de vista de Jessie. A escrita da autora é extremamente envolvente e muito viciante, capaz de nos deixar vidrados até a última página. Os personagens foram muito bem desenvolvidos, sobretudo a narradora, que, ao longo da trama, nos conquista com seu modo de ser e com suas atitudes. O livro trata de variadas temáticas que permeiam a vida de todo adolescente e todas elas são dispostas de forma leve e convincente. A questão de Jessie ter perdido sua mãe também é outro ponto colocado na trama de modo muito singelo, já que a garota tem lembranças muito belas da sua mãe. O romance é do tipo que envolve alguns mistérios e, ao mesmo tempo, uma dose de fofura e uma imensa torcida por parte de nós leitores.
Por fim, foi uma leitura deliciosa, que me fez rir, me emocionou, me levou aos tempos da escola, me inspirou e me deixou várias reflexões. Certamente é um livro que tem a capacidade de agradar a muitos públicos diferentes pelo simples fato de ser bem escrito, além de nos fazer pensar nas coisas mais simples da vida e na importância delas.
Eu acabei de ler esse livro, e tudo que eu tenho pra dizer é que é perfeito. A escrita, a história, os personagens, o cenário. TUDO. E sua resenha também tá ótima, você escreve muito bem também