[Resenha] Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura - Mallory Ortberg - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
25

nov
2015

[Resenha] Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura – Mallory Ortberg

troca-de-mensagens-entre-sherlock-e-watson-mallory-ortberg-minha-vida-literaria

Título: Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura
Autor: Mallory Ortberg
Editora: Record
Número de Páginas: 240
Data de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasCulturaFnacSaraivaSubmarinoTravessa

Se Scarlett O’Hara tivesse um plano ilimitado para mensagens de texto, ela faria de tudo para manter Ashley afastado de Melanie bombardeando o rapaz com suas tentativas de sedução pelo celular. Se Platão decidisse explicar o Mito da Caverna para Glauco por SMS, a conversa fragmentada levaria a confusões filosóficas irreparáveis. Se Lorax usasse o smartphone para impedir a ação dos destruidores da natureza, obviamente digitaria TUDO EM LETRAS MAIÚSCULAS!

Troca de mensagens entre Sherlock & Watson é um mix irreverente e genial de diálogos que trazem à tona o lado mais ridículo, manipulador e bizarro de personagens da literatura e da história. Também estão presentes no livro: O pequeno príncipe, Harry Potter, Jogos vorazes, Peter Pan, O Grande Gatsby, Dom Quixote, Hamlet, Aquiles, Rei Lear, Jane Eyre, Oliver Twist, Emma, Orgulho e Preconceito, Edgar Allan Poe, O morro dos ventos uivantes, Os miseráveis, Agatha Christie, Virginia Woolf, e muito mais!

Me interessei por Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura no instante em que me deparei com sua premissa: uma reunião de diálogos ficcionais criados por Mallory Ortberg entre os mais icônicos personagens da literatura.

troca-de-mensagens-entre-sherlock-e-watson-mallory-ortberg-minha-vida-literaria1

O livro subdivide-se em 4 partes, principalmente de acordo com a cronologia das obras retratadas. Assim, a primeira parte reúne, em sua maioria, diálogos de figuras míticas e personagens da Antiguidade Grego-Latina até às obras renascentistas de Shakespeare. Na segunda, há uma predominância de obras dos séculos XVIII e XIX, enquanto as duas últimas trazem um misto das dos séculos XX e XXI, sobretudo do XX.

troca-de-mensagens-entre-sherlock-e-watson-mallory-ortberg-minha-vida-literaria3

Como cada diálogo é escrito como uma troca de SMS, a linguagem empregada em cada um beira a informalidade, o que proporciona uma leitura bastante rápida e fluída. No caso de alguma espécie de “rebuscamento” da linguagem, esse é feito com a clara intenção de trazer algum aspecto ou da trama retratada ou dos próprios personagens. Observam-se, ainda, outros recursos típicos de conversas via SMS, como alguns erros de digitação, pausas na elaboração das sentenças e o uso da caixa alta em momentos/diálogos específicos. Vale dizer, também, que não ocorre necessariamente, aqui, algum tipo de releitura ou resumo das histórias, mas sim curtas conversas entre as personagens, tanto em contextos que remetem aos enredos aos quais elas pertencem como em situações diferentes, porém que preservam suas características e personalidades.

troca-de-mensagens-entre-sherlock-e-watson-mallory-ortberg-minha-vida-literaria2

Devo dizer que adorei a leitura e que ela me proporcionou divertidíssimos momentos. O livro pode ser lido em cerca de duas horas e, nesse meio tempo, me peguei rindo alto sozinha com cada uma das conversas. Independentemente de qual aspecto abordado em cada diálogo (as personagens e/ou os enredos), o que há é uma sátira daquilo retratado. Assim, é importante ressaltar que o humor só cumprirá seu efeito caso haja um conhecimento prévio das obras e personagens referenciadas; caso contrário, os diálogos podem aparentar não terem sentido ou serem desprovidos de humor. Isso tanto é verdade que, não por coincidência, meus textos favoritos foram justamente aqueles de obras já lidas por mim, ou então daquelas cujas tramas e personagens eu tinha conhecimento suficiente para compreender o que estava sendo satirizado pela autora.

troca-de-mensagens-entre-sherlock-e-watson-mallory-ortberg-minha-vida-literaria4

De modo geral, a leitura de Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura foi tanto rápida e divertida quanto proveitosa, sendo uma obra inteligente pela maneira de como conseguiu captar características dos livros retratados, produzindo um humor apenas compreensível quando perfeitamente dialogado com as histórias que a originou. É claro, também, que o humor funciona de forma muito particular para cada pessoa; contudo, o empregado por Mallory Ortberg, devo reafirmar, funcionou perfeitamente para mim.





Deixe o seu comentário

13 Respostas para "[Resenha] Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura – Mallory Ortberg"

Diane Ramos - 25, novembro 2015 às (15:25)

Oi …
Primeiramente quero dizer que amei a capa e toda a diagramação !
Achei a premissa bem interessante e com certeza deve render ótimas risadas 🙂
Já botei nos desejados rsrs

Aciclea Vieira - 25, novembro 2015 às (22:05)

Aione,achei esse livro incrivelmente interessante e me peguei imaginando as conversas entre Sherlok & Watson e outras conversas de todos os nossos personagens.Legal ele se dividir em 4 partes,achei bem legal o formato dos diálogos como troca de SMS .Estou querendo conferir e também ter divertidos momentos lendo esses diálogos.Legal você ter achado a leitura rápida ,divertida e proveitosa.Mil beijinhos!!!

Daiele - 26, novembro 2015 às (05:14)

Olá
Nossa, eu nao tinha conhecimento algum desse livro, que fantástica deve ser a leitura! Me peguei aqui imaginando as cenas e rindo sozinha já sem ler o livro. Fiquei curiosa para saber como ficou essa historia! Quero muito esse livro.

beijos

Sara - 26, novembro 2015 às (16:11)

OMG, eu achava a capa do livro tão fofinha, mas nem tinha percebido que o título era tão grande assim e nem que era assim o formato e sobre papos literários D: OMG, I NEED NOW!

Maria Alves - 26, novembro 2015 às (20:35)

Pelo visto é bem legal e divertida essas mensagens, com os nossos personagens favoritos então é maravilhoso. Nossa quero ler esse livro a capa esta bem bacana. Ainda bem que não são releituras, assim ficaria chato.

Maria Alves - 26, novembro 2015 às (20:41)

Nossa super interessante esse livro, mensagens entre os nossos personagens favoritos, é maravilhoso, deve ser muito legal e divertida essas conversas, nossa se você deu risada sozinha lendo é porque é divertidíssimo. Quero muito ler, achei essa capa bem bacana.

Joicy Borges - 27, novembro 2015 às (13:02)

“Troca de Mensagens Entre Sherlock & Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura”…Quando o título é quase um livro já sei que alguma coisa eu posso esperar =P.
Brincadeiras à parte, me interessei bastante pela premissa, essa ideia de satirizar enredos famosos e já conhecidos parece muito bacana, abordar de forma extrema e engraçada características de personagens amados -e odiados-, só poderia render boas risadas mesmo u.u.
Achei essa capa maravilhosa e uma leitura rápida às vezes cai bem -principalmente se você precisa descontrair depois de uma “ressaca literária”-.
Adorei a forma como o texto é exposto e estou curiosa sobre certos personagens ><, com certeza pretendo adquirir essa obra ^^.

rayane colomes - 28, novembro 2015 às (10:06)

achei diferente e nunca vi nada neste sentido assim de livro em troca de mensagens.. achei mto criativo embora nao me desperte mta atenção para ler… mas acho que deve ser uma leitura mto intrigante…

Jéssica Fernanda - 28, novembro 2015 às (17:23)

Genteeeeemm esse livro deve ser um sonho de consumo! Quero, desejo, preciso <3

rudynalva - 29, novembro 2015 às (23:15)

Aione!
Bom que o livro serviu para você rir e se divertir.
Já me preocupei com o aspecto de como são vários protagonistas, de várias épocas e livros diferentes, se teria sentido a leitura, mesmo sem ler os livros a que se referem… me parece que poderia ficar perdida na leitura…
“A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la – mas quem consegue descobre tudo.”(Charles Chaplin)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

Isabella Paiva - 30, novembro 2015 às (14:59)

Oi Aione 🙂 Eu não gosto de ficções, mas eu amei a capa do livro e até me interessei pela história! Achei super divertido a ideia que tiveram com o livro e de como ele foi feito também, além de ser bem bonito pelo que pude ver nas fotos. Bem legal!

Lindsay Leão - 10, dezembro 2015 às (20:03)

Oi Aione,
Adorei conhecer esse livro, muito lindo! Sem falar que a capa ficou ótima, super interessante!
Quando vi esse livro no seu instagram pensei que era um livro mitológico e que você colocou o celular em cima para “modernizar” a foto, olha que louca que eu sou! kkkkkkk
Só depois que vi no blog que essa diagramação interessantíssima se tratava da capa do livro, achei genial!
Agora, depois de ler sua resenha gostei ainda mais desse livro, que bom saber que é um livro curto e divertido, estou precisando de leituras rápidas.
Fiquei bastante curiosa para saber como foram satirizados os clássicos e alguns dos meus livros favoritos.
Amei a resenha!
Beijos

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (11:31)

Que capa linda e que ideia genial !

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício