[Resenha + Promoção] Suicidas - Raphael Montes - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

jan
2018

[Resenha + Promoção] Suicidas – Raphael Montes

Resenha Suicidas

Título: Suicidas
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 432
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraiva ♥ Submarino

Antes que o mundo pudesse sonhar com o terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a tirar a própria vida, ou que a série de televisão 13 Reasons Why fosse lançada e se tornasse o sucesso que é hoje, Raphael Montes, então com 22 anos,já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou sua marca registrada. Em seu primeiro livro, que a Companhia das Letras agora relança acrescido de um novo capítulo, conhecemos a história de Alê e seus colegas, jovens da elite carioca encontrados mortos no porão do sítio de um deles em condições misteriosas que indicam que os nove amigos participaram de um perigoso e fatídico jogo de roleta russa. Aos que ficaram, resta tentar descobrir o que teria levado aqueles adolescentes, aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida. Para isso, contamos com os escritos deixados por Alê, um narrador nada confiável.

Suicidas é o primeiro livro de Raphael Montes, relançado em 2017 pela Companhia das Letras. Por sempre ter ouvido maravilhas sobre a obra e ter adorado tanto Dias Perfeitos quanto O Vilarejo, também do autor, não via a hora de conhecer seu trabalho de estreia.

Um grupo de jovens da elite carioca se reuniu para uma roleta-russa. Um ano após a tragédia, ainda não está claro o que os levou a isso. É quando a investigadora Diana, munida do caderno de Alessandro, uma das vítimas, que contém os relatos da fatídica noite, decide se reunir com as mães dos jovens em busca de finalmente esclarecer os fatos que construíram o episódio.

A narrativa é composta de diferentes recortes temporais: a transcrição da reunião de Diana com as mães dos jovens, na qual temos acesso apenas às falas e aos sons do ambiente, com uma mescla de relatos de Alessandro, tanto por meio de suas anotações pessoais que antecederam a noite da roleta-russa quanto do episódio em si, através de seu caderno. Dessa maneira, a leitura desde as primeiras páginas nos dá a sensação de não estarmos vivenciando os fatos, mas conhecendo os detalhes que podem ou não ser suficientes para enxergar o que realmente aconteceu. É como se estivéssemos de fora dos acontecimentos, analisando o que nos é entregue; ao mesmo tempo, Raphael Montes, com maestria, nos insere na trama e nos faz experimentar os horrores que ela revela.

Como em seus demais livros, o autor explora em Suicidas a psique humana. As personagens nos são desnudadas e exploradas em suas mais profundas características, sejam elas positivas ou não. Raphael Montes pouco a pouco retira máscaras e faz que o horror da obra seja pura e simplesmente o ser humano.

Muitos haviam me falado do final surpreendente de Suicidas. Talvez, se eu tivesse lido o livro quando foi publicado pela primeira vez, antes de eu sequer ouvir falar de seus outros trabalhos, também tivesse me surpreendido. Como não foi o caso, compreendi o que aconteceria logo antes da metade da trama e, assim, já esperava por seu desfecho. Dessa maneira, a leitura foi menos impactante do que eu esperava, ainda que tenha me agradado e entretido.

Suicidas, para várias pessoas, é o melhor trabalho de Raphael Montes. Em minha visão, o livro é digno de reconhecimento, mas muito mais do que representante da excelência do trabalho do autor, é indicativo de seu potencial: ao mesmo tempo em que contém elementos, em partes, questionáveis, revela tanto a audácia de Montes ao desenvolver enredos e narrativas quanto seu talento para caracterizar personagens. De qualquer forma, é uma leitura, sem dúvidas, recomendadíssima.

 

Promoção Suicidas

Que tal ganhar um exemplar de Suicidas? Confira as informações para participar!

Regras:

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Preencher o formulário do Rafflecopter.

Considerações:

  • Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
  • Nas opções em que é necessário visitar fanpages do Facebook, é preciso, também, curti-las para que elas sejam validadas como chances extras;
  • A promoção tem início hoje e ficará no ar até às 23h59 do dia 14/01;
  • O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
  • O livro será enviado em até 40 dias úteis.
  • O blog não se responsabiliza em caso de perda ou extravio, e um novo envio do prêmio não ocorrerá nesses casos. Certifique-se de que sempre haverá alguém em casa para recebê-lo, e confira corretamente os dados de entrega antes de mandá-los quando for contatado.
  • Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.

 

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a vocês!





Deixe o seu comentário

14 Respostas para "[Resenha + Promoção] Suicidas – Raphael Montes"

Aline Teixeira - 03, janeiro 2018 às (17:20)

Olá Aione! Raphael tem se tornado um nome famoso na escrita contemporânea nacional. Nunca li nada do autor mas sei que sua escrita é inovadora e surpreendente . Por terror não fazer parte dos meus gêneros favoritos os livro do autor não me chamam a atenção mas uma de minhas metas para esse ano é me arriscar a ler outros gêneros e sair da zona de conforto quem sabe eu não me arrisque a ler a obra? Boa sorte aos participantes do sorteio! Beijos

Adriana Holanda Tavares - 03, janeiro 2018 às (17:43)

Eu sou louca pra ler algo do Montes, mas minha mania de atrasar supera a vontade. Pelo que sei do livro dele e me conhecendo, tenho certeza de que vou ficar impressionada com a leitura. Mesmo sabendo que a galera morreu, ainda tem o impacto do desenrolar, saber como e por que aconteceu.
Raphael começou cedo e já seguindo uma trilha de sucesso. E que bom que ele tem conseguido evoluir, prova de que está se esforçando pra crescer como escritor.

thanara ribeiro - 03, janeiro 2018 às (18:01)

Já ouvi falar bastante do Rafael mas ainda não li nd. Por esse fato acho que vou gostar e ficar bem impactada com a leitura
Gosto do tema de suicídio, acho super interessante se bem trabalhado. Super quero ler

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 03, janeiro 2018 às (18:22)

Aione!
Já li outros livros do autor e gostei muito.
Saber que ele trouxe trechos descritivos das mortes e sem poupar o leitor do lado macabro, me deixou com vontade de conferir esa leitura dele também.

Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
Desejo Um Novo Ano repleto de realizações!!
“O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

Lara Silva - 03, janeiro 2018 às (22:23)

Ainda não li nada desse autor, mas ouvi falar muito bem da escrita dele de alguns colegas no skoob, fiquei com vontade de conferir.
Ainda não li livros dese tipo, com esse tema, mas acho que vou gostar…. Vamos ver ?
Participando também do sorteio
email: laralindinha2009_@hotmail.com

Francisca Elizabete Bezerra dos Santos - 04, janeiro 2018 às (10:55)

O livro parece nos deixar com muita expectativa para saber de fato o que aconteceu naquele dia! E o que será que saiu do planejado por eles? Raphael Montes é um grande escritor, sempre muito criativo, conseguindo surpreender os leitores!!
beti_bezerra@hotmail.com

Vitória Pantielly - 04, janeiro 2018 às (11:16)

Oi Aione!
Quando li a sinopse de Suicidas fiquei super curiosa, como muitos elogiam a escrita do autor e sempre falam que ele surpreende o leitor, eu claro, coloquei o livro na lista de desejados. Acabei pegando um spoiler, então já sei como acaba a história, mas isso só me fez sentir mais vontade de ler.
O autor fez um belo trabalho na forma que escreveu o livro, trazer as anotações do caderno de Alessandro é envolver mais quem está lendo em tudo o que aconteceu. Espero ler em breve.
Beijos :*

Participando do sorteio 🙂
vitoriapantielly@gmail.com

Daiane Araújo - 04, janeiro 2018 às (12:26)

Oi, Aione. A busca de respostas pelas mortes (suicídios) dessas pessoas, é algo que leva o leitor a querer saber os motivos de isso ter acontecido, e que traz diversas expectativas, conforme a história vai se desenrolando. Mas, há coisas que não há explicação, mesmo que tentamos entendê-las.

Anna Mendes - 04, janeiro 2018 às (13:58)

Oi Aione!
Adorei a resenha!
Ainda não li nada do autor, mas tenho muita curiosidade, pois adoro livros de suspense.
Dias perfeitos está na minha meta de leitura há algum tempo e não vejo a hora de conseguir conhecer a escrita do autor.
Gostei da premissa de Suicidas e fiquei curiosa para fazer a leitura.
Vou participar do sorteio e torcer muito 😉
Bjos!

Aline T.K.M. - 07, janeiro 2018 às (17:27)

Esse livro tá na minha wishlist há um certo tempo, e tenho outros do autor na fila de leitura. Acredita que ainda não li Dias Perfeitos?! Pois é, mas pretendo, se tudo correr bem, pegá-lo este ano para ler rsrsrs. Suicidas parece incrível, já gostei desde que li a sinopse, antes desta nova edição.
Com certeza estou participando do sorteio! =)
Beijão!
Aline | Livro Lab

Lily Viana - 16, janeiro 2018 às (15:01)

Olá Aione!
Eu já li varias resenhas desse livro, com certeza é uma historia magnifica com suspense e bem intrigante. A trama é muito legal, forma bem diferente, eu espero muito ler algo do autor, já ouvir fala que ele é muito bom..

Tempos Literários

Ana Carolina Venceslau dos Santos - 29, janeiro 2018 às (09:38)

Eu já cheguei a ler dois livros do Rafael Montes o primeiro foi Vilarejo e o segundo foi Suicidas eu me surpreendi com a escrita do autor no livro o vilarejo eu fiquei muito impressionada com a leitura e se eu puder indicar ele acho que você adoraria Por que fala sobre os sete pecados capitais um conto para cada pecado e o livro é bem curtinho tem umas cento e poucas páginas e eu fiquei completamente apaixonada por ele e o livro Suicidas me deixou estupefata com o final surpreendente que teve porque sinceramente eu nem imaginava o final daqueles

Lana Silva - 30, janeiro 2018 às (12:47)

Sou louca para ler as obras desse autor, mas principalmente Suicidas, talvez seja porque ele vem tratar da psique humana, de uma forma fantástica, e surpreendente, construindo personagens reais, com pontos positivos e negativos, desmascarando um por um. Acredito que esta e uma história muito bem construída, com uma trama que envolve o leitor do começo ao fim, por isto estou louca por este livro.

Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

Carolina Galucio Maciel - 26, dezembro 2019 às (09:32)

LIVRO SÓRDIDO

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício