[Diversos] Playlists para ler ouvindo música - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
08

mar
2017

[Diversos] Playlists para ler ouvindo música

Oi, gente! Quem aí consegue ler ouvindo música? Ou quem não consegue de jeito nenhum, porque acaba se distraindo com as letras?

Trouxe hoje algumas playlists pra ajudar quem tem esse problema e situações nas quais acaba sendo útil ler ouvindo músicas!

Mas quando a música pode favorecer a leitura? Confiram algumas dicas que separei abaixo!

 

Ambiente com muito barulho

Não sei vocês, mas tenho dificuldade de me concentrar se estou em um ambiente muito barulhento, principalmente se há pessoas conversando ao meu redor. Sem que eu queira, minha atenção se desvia para a conversa e tchau para o que eu estava lendo.

Como leio bastante em transporte público, invariavelmente acabo tirando meus fones de ouvido da bolsa e ligando alguma música no meu celular pra ignorar as conversas ao meu redor e me focar na exclusivamente na leitura. E dá certo!

 

Livros com Trilha Sonora

Quem foi que nunca leu um livro no qual várias músicas acabam sendo mencionadas? Nesses casos, nunca resisto e começo a procurar as que vão sendo citadas e, muitas vezes, coloco para ouvir durante a leitura.

Dependendo do livro, a experiência pode ser bastante intensa, já que a música pode ter tudo a ver com a cena narrada e criar uma atmosfera indescritível de leitura!

 

Dificuldade de concentração durante a leitura

Sabe quando você não consegue se conectar de jeito nenhum na leitura? Pois é, nessas horas, pode ser útil colocar uma música para te dar uma forcinha (assim como no caso de ambientes muito barulhentos).

Faça o teste: se não estiver envolvido com a narrativa, coloque seu fone de ouvido, coloque uma música (que não vá te distrair ainda mais) e se permita se isolar nesse novo universo, onde só existe você, a trilha sonora ambiente (dos seus fones) e seu livro.

É bem provável que o mundo ao seu redor se dissolva por completo e você consiga focar sua atenção na leitura que está tentando fazer.

Playlists para ler ouvindo música

Agora que já falamos das situações em que pode ser útil ler ouvindo música, que tal conferir algumas playlists com estilos de canções que costumo ouvir nesses casos? Todas as playlists foram encontradas no Spotify.

Sem dúvida alguma, as músicas que recomendo para leitura são as instrumentais. Assim, é possível isolar o som ao seu redor sem se preocupar em se confundir com as letras das canções!

Não falarei de trilhas sonoras mencionadas em livros, porque essas músicas variam de acordo com cada leitura, ok?

Música Clássica

Minha primeira recomendação vai para as Músicas Clássicas. Além de instrumentais, elas dão outra atmosfera para a leitura, por conta de sua intensidade, e são ótimas para ajudar na concentração daquilo que está sendo lido!

 

 

Sons da Natureza

Outra dica fica para os Sons da Natureza. Além de também serem músicas instrumentais, são bastante tranquilas e, inclusive, recomendadas para meditação ou exercícios de relaxamento.

 

Contem para mim nos comentários o que acharam do post e as experiências de vocês envolvendo músicas e leituras!

 

Beijos a vocês!





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Diversos] Playlists para ler ouvindo música"

Lili Aragão - 08, março 2017 às (09:34)

Oi Aione, minha primeira experiência com trilha sonora dos livros foi com um livro da Katy Evans “Real” que tem músicas incríveis mas confesso que quando uma música era citada eu parava, ouvia, depois retomava a leitura haha, hoje até que consigo ler e ouvir ao mesmo tempo, mas ainda há momentos em que paro e começo a cantar junto rsrs, por isso gostei das dicas instrumentais e de sons da natureza que vc incluiu no post. São cada vez mais livros com trilha sonora e até é possível encontrar algumas listas de reprodução no youtube. Amei o post e o vídeo com algumas dicas de livros com trilha sonora 😉

FERNANDA LUCENA - 08, março 2017 às (11:46)

Oi Aione
Eu adoro ler ouvindo música
Adoro ouvir rock qd a história é mais agitada, pode ser romântica ou clássica se a história for mais tranquila!
Prefiro ler assim pq me concentro mais, se n tiver com música, me distraio com sons alheios…

Bjoooooooos

Rudynalva Correia Soares - 09, março 2017 às (22:13)

Aione!
Gosto de ler ouvindo música, desde que não sejam nacionais, porque perco o foco da leitura.
Gostei das dicas e gosto de músicas clássicas para as leituras, relaxo bastante e fico com a percepção mais aguçada.
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
cheirinhos
Rudy

TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

Kemmy Oliveira - 09, março 2017 às (23:04)

Aione eu definitivamente não gosto de ler com música. Mesmo em ambientes barulhentos eu consigo “fechar” meus ouvidos e me prender ao livro, a menos que a leitura esteja muito ruim.
No entanto, gostei da sua ideia de ler ouvindo música clássica ou sons da natureza. Aliás nesse momento mesmo tô ouvindo um grilo hahahaha
Quanto aos livros com playlist, não tenho muita paciência pra parar, procurar, ouvir e ler, parar, procurar… enfim…
Vou ouvir suas playlists para ver como será a experiência!

Andréia Miranda - 10, março 2017 às (13:54)

Oi Aione!
Não vou mentir, já tentei ler com música, desde as que eu gosto até com aquelas para meditação sabe? Mas não consegui :/
Achei maravilhoso o projeto!!!
Eu procurei as músicas do livro “As batidas…” e gostei de todas, algumas já conhecia, e elas combinavam mesmo com o capítulo. Quando o amor bater a sua porta eu ainda não conheço, tenho mas não li … Acho o interessante a playlist do livro porque depois de terminar a leitura eu escuto as músicas e tento combinar ela com alguma parte do livro.
Talvez um dia eu estou loucaaa para ler, mas não sabia que a “música” fazia parte da história …
Adorei o vídeo!
Beijos :*

Caroline Garcia - 10, março 2017 às (17:47)

Eu leio com a família vendo TV, falando auto, com barulhos… Minha concentração é MARA hahaha
Amei ler Talvez um dia e poder acompanhar com a playlist.
Adorei as dicas <3
Beijos,
Caroline Garcia

Girlene - 12, março 2017 às (13:07)

Voce tem gosto musical muito parecido com o meu, adoro conhecer pessoas assim
Eu não consigo ler ouvindo musicas, e com muito sofrimento consigo ler no transporte publico
Vc consegue com bastante facilidade, queria ser assim

Giulianna Santicioli - 12, março 2017 às (21:50)

Não curto muito ler ouvindo música, por mais que sejam músicas clássicas ou sons da natureza, fico me concentrando na batida e quando a música tem letras, vish, é pior do que quando estou lendo e fazendo algo ao mesmo tempo, perco a concentração total, também leio muito no transporte público, principalmente na ida e na volta do trabalho, não me incomodo muito com as conversas alheias, consigo manter o foco só no livro e conforme a leitura vai ficando mais interessante, paro de ouvir qualquer coisa, nem parece que tem várias pessoas conversando.

Adriana Holanda Tavares - 13, março 2017 às (07:44)

Eu gosto muito de indicações de playlists, mas tem uma coisa: eu não leio com músicas de fundo, porque me desconcentro toda, mas gosto das indicações porque posso ouvir depois me identificando com os personagens, acho mais fácil pra mim…

Priscila Tavares - 13, março 2017 às (12:46)

Oi Aione, tudo bem?
Eu nunca tive dificuldades para ler e ouvir música ao mesmo tempo, até estudo assim. Me ajuda na concentração. Eu estou lendo Talvez Um Dia e menina, estou amando ler e ouvir a playlist feita para o livro. Tá tocando no meu coração.
Beijos
[SORTEIO]Baile Literário
Quanto Mais Livros Melhor

Paloma Monteiro - 14, março 2017 às (15:15)

Ouço varias pessoas comentando que conseguem ler ouvindo musica, mas musicas comuns dessas com letras e eu pensava “OI???”, tipo assim isso iria me distrair pois eu ia dividir minha atenção entre o livro e a letra da musica, mas essa sua ideia de ouvir musicas instrumentais é bem legal ….parece bobo mais isso nunca me veio a cabeça …vou tentar fazer o teste com algumas dessas musicas…..

camila rosa - 30, março 2017 às (14:07)

Ola, tudo bom?
Eu amo ler ouvindo música, e alha que realmente acontece isso de estarmos ouvindo uma musica favorita enquanto lemos e ai nos distrairmos, sempre que estou lendo um livro procuro ver a playlist do livro, para ir ouvindo, pois nos coloca mais próximo dos personagens e isso é muito bacana, ainda não li nenhum livro da Colleen, mas pretendo em breve.
Beijos *-*

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício