[Resenha] Just Listen - Sarah Dessen - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

fev
2017

[Resenha] Just Listen – Sarah Dessen

just-listen-sarah-dessen-minha-vida-literaria

Título: Just Listen
Autor: Sarah Dessen
Editora: Farol
Número de Páginas: 308
Ano de Publicação: 2010
Skoob: Adicione
Compre: Amazon ♥ Saraiva

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Just Listen foi o primeiro livro de Sarah Dessen publicado no Brasil (Editora Farol Literário; 2010) e é um de seus títulos mais aclamados. Sendo seu oitavo trabalho, foi meu terceiro contato com sua escrita e se transformou, até o momento, em meu favorito dentre suas demais obras que tive o prazer de conhecer.

just-listen-sarah-dessen-minha-vida-literaria1

Annabel esconde um segredo, responsável por modificar sua vida por completo. Se antes ela era uma das garotas mais populares da escola com uma bem sucedida carreira de modelo, agora ela se isola de tudo e todos. E sua situação familiar não ajuda em nada: com o distúrbio alimentar de sua irmã do meio, que afetou tão intensamente seus pais e suas irmãs, ela não quer ser mais um peso para ninguém. Através da inesperada amizade de Owen, fissurado por música e integrante de um programa de gerenciamento da raiva, ela pouco a pouco aprenderá a colocar para fora suas verdades mais dolorosas e obscuras.   

Sarah Dessen conta com sua escrita cativante para envolver o leitor desde as primeiras páginas. Em primeira pessoa, temos a narrativa de Annabel, que se alterna entre passado e presente para que compreendamos sua situação atual de vida. É notável o quanto o fato da garota se conter tanto vai criando no leitor uma sensação de angústia, de desejo de que ela se liberte do que a sufoca.

just-listen-sarah-dessen-minha-vida-literaria3

Como característico dos outros livros da autora que já li, Just Listen traz um importante cenário familiar, bastante bem desenvolvido e influente na trama como um todo. É por esse cenário que compreendemos a personalidade em si de Annabel, além dele ser mais um componente das questões trabalhadas no enredo.

A amizade é outro ponto abordado: com leveza, Sarah Dessen consegue demonstrar como nossas próprias dificuldades internas afetam nossas escolhas, e como elas podem ser mal interpretadas quando não esclarecidas. Talvez, a mensagem central de Just Listen esteja contida em seu título – aprender a ouvir principalmente aquilo que não foi dito -, mas também se volta para a importância de falar, de externar o que se é sentido e pensado. É impossível saber se receberemos ou não alguma espécie de ajuda se não a pedirmos. E pedir ajuda pode nos deixar surpreso pela quantidade de pessoas dispostas a realmente nos ajudar.

just-listen-sarah-dessen-minha-vida-literaria2

De maneira geral, não apenas a leitura de Just Listen foi agradável e convidativa, como despertou diferentes reflexões pelas temáticas abordadas por Sarah Dessen, sempre competente em mesclar drama com leveza, romance com suavidade, amizade com as dificuldades próprias de cada pessoa. Me sensibilizei com a história de Annabel e torci para que ela vencesse suas adversidades, de maneira que apenas as melhores leituras são capazes de envolver e proporcionar. E, apenas como acréscimo, fiquei feliz de ter lido esse livro após Uma Canção de Ninar, já que há uma rápida aparição do casal desse outro em Just Listen e foi ótimo o reencontro com eles.

 





Deixe o seu comentário

15 Respostas para "[Resenha] Just Listen – Sarah Dessen"

Lili Aragão - 03, fevereiro 2017 às (08:13)

Ainda não tive a oportunidade de conhecer os livros da Sarah mas ouço boas criticas a escrita dela e fiquei com vontade de ler essa história. Estamos num momento em que se tira muitas conclusões precipitadas e a história parece tratar disso também, pois sempre pode haver mais por trás de cena,além de tratar sobre a importância de conversarmos e procurar ajuda como você sinalizou. O livro parece trazer de maneira sensível uma história família, de onde o leitor sai refletindo sobre diversos pontos. Ótima resenha, ótima dica 😉

Aciclea Vieira - 03, fevereiro 2017 às (09:47)

Aione,não li ainda Just Listen,mas está em minha lista,gosto muito de livros que discutem problemas e dramas em família,pois esse traz além do segredo que Anabelle traz ,ainda existe o problema da sua irmã do meio que sofre de aneroxia.Amei saber que personagens de Uma canção de ninar reaparecem nessa obra e também acho que uma das mais importantes lições que ela traz e o que diz o seu próprio título,aprender ouvir.?❤

Nattália Azevedo - 03, fevereiro 2017 às (10:58)

Já me interessei rsrsrs… Adoro livros de romance com essa pegada de mistério, em que você lê cada página, louca para descobrir a verdade por trás das atitudes dos personagens.

FERNANDA LUCENA - 03, fevereiro 2017 às (15:12)

Oi Aione
Eu li ano passado e amei o livro…
Na verdade a Sarah escreve muito bem e até agora tudo que li dela me encantou profundamente!!

Bjoooos

Caroline Garcia - 03, fevereiro 2017 às (17:36)

Primeira resenha que leio sobre a obra e confesso que fiquei bem interessada.
Não conhecia esse título da Sarah ainda e fiquei com uma super vontade de conhecer, sério.
Parece ser uma história bem gostosinha e muito bem construída.
Li apenas um livro da autora e gostei bastante da escrita dela.
Fiquei bem curiosa e espero poder ler Just Listen em breve.
E vou aproveitar pra ler já Uma Cancão de Ninar 😉
Beijos,
Caroline Garcia

Rudynalva Correia Soares - 04, fevereiro 2017 às (00:26)

Aione!
Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
Desejo um ótimo final de semana!
“Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

Milena Moreira - 04, fevereiro 2017 às (02:33)

Quando li a sinopse fiquei com impressão de já te visto em algum lugar pena que não conseguir lembrar da onde, mas não conhecia a autora nem o livro e desde a sinopse já me despertou curiosidade e depois da resenha mais ainda, até me lembra um pouco a protagonista de Química perfeita o que me fez amar mais ainda.

Giulianna Santicioli - 04, fevereiro 2017 às (22:53)

Ainda não li nenhum livro da Sarah Dessen, o único que já tinha ouvido falar era Os Bons Segredos, enfim, esse livro parece ser bom, apesar de na resenha não serem abordados tantos acontecimentos da história (acho que poderia mudar um pouco isso, mas é apenas uma sugestão), ele parece ser aquele livro em que quando finalizado, fechamos o livro, paramos e pensamos sobre tudo que acabamos de ler, adoro livros assim, só não tenho certeza ainda se vou querer ler, vou dar mais uma pesquisada sobre ele e quem sabe, não é?
Beijos!

Palavras e Notas - 05, fevereiro 2017 às (16:29)

Não é de se admirar que eu, fã de Pretty Little Liars, sinto atração por tudo que envolva “segredos”. Já tinha escutado falarem muito bem desta obra e você só reforçou o quanto estou curioso para lê-la. Na primeira oportunidade com o livro físico, o farei! Além da premissa super me chamar atenção, o fato de você mencionar as reflexões que o livro traz me deixou ainda mais instigado. Parabéns pela resenha!

Abs.

thaynara ribeiro - 05, fevereiro 2017 às (21:43)

Já ouvi falar bastante da Sara e apesar de não curtir muito drama familiar, essa coisa do segredo, da mudança de vida da personagem e pela irmã tem anorexia. Fiquei bem curiosa para saber como a autora aborda o tema

Adriana Holanda Tavares - 09, fevereiro 2017 às (19:19)

Nossa, tanta profundidade em um único YA é difícil, mas pela resenha deu pra sentir o quão forte ele pode ser, e tenho um grande fraco por livros que nós fazem sentir grandes emoções. Com certeza esse livro entra pra wishlist e com prioridades.
Amei a resenha! Grande beijo,

Kris Soares - 09, fevereiro 2017 às (20:23)

Quem não gosta de tentar desvendar um segredo? Eu adoro. Já faz um tempo que quero ler esse livro e estou adiando, gosto de livros com esse universo de dramas familiares.

Camila Cristina - 10, fevereiro 2017 às (14:11)

Ainda não li nada dessa autora, mas ouvi tantos comentarios positivos que me interressaram bastante. Dentre outras obras, penso que Just Listen faz mais o meu estilo de leitura…
Em uns 2 ou 3 videos do canal, vc recomenda Just Listen, então resolvi passar aqui no blog pra ver a resenha mais compleinha dele kkk.
So pelos comentarios ja fiquei super ansiosa para saber qual é o grande segredo de Annabel!!

Alison de Jesus - 11, fevereiro 2017 às (18:52)

Olá, apesar da trama ser mais do mesmo, a autora criou uma personagem que qualquer um que lê se identifica um pouco e torce por ela. Com uma autora muito talentosa como essa é impossível não amar a obra. Beijos.

Rissia Ribeiro - 14, fevereiro 2017 às (01:39)

Tenho uma amiga que simplesmente adora os livros escritos por essa mulher ^^ Ela vive me indicando os livros dela mas depois de um tempo eu fui esquecendo as suas indicações, mas eis aqui com sua resenha de um livro dela que pelo que poder ver é muito bom e estou perdendo um ótimo livro. Eu na verdade fiquei muito curiosa pra saber que segredo ela teve pra poder fazer ela desistir da carreira promissora de modelo. Sem falar que ainda tem situação da irmã que é doente … Na verdade eu não sei o que pensar dessa história além de querer muito ler esse livro.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício