[Resenha] Outro Conto Sombrio Dos Grimm - Adam Gidwitz - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
20

maio
2016

[Resenha] Outro Conto Sombrio Dos Grimm – Adam Gidwitz

outro-conto-sombrio-dos-grimm-minha-vida-literaria

Título: Outro Conto Sombrio Dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 352
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonExtraSaraiva

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

outro-conto-sombrio-dos-grimm-minha-vida-literaria1

Que os contos de fadas originais não têm nada de leves e fofos não é novidade alguma – basta ir até a fonte e ler os Irmãos Grimm ou Andersen, por exemplo. E baseado nessa ideia, Adam Gidwitz retorna a eles e cria sua própria história em Outro Conto Sombrio Dos Grimm, segundo volume da série Um Conto Sombrio dos Grimm, mas que pode ser lido independentemente do primeiro, já que as histórias não são interligadas.

Os heróis a quem Gidwitz dá vida são João, o do pé de feijão; sua prima Jilly, a qual vestiu certas vestes invisíveis; e um sapo falante, que não virou príncipe. Juntos, os três partem numa jornada em busca de um espelho mágico, capaz de realizar todos os seus problemas. E, ao fazerem isso, não imaginam que a jornada irá muito além do que eles esperam.

outro-conto-sombrio-dos-grimm-minha-vida-literaria3

É interessante ver como há uma mescla de elementos por todo o enredo: ao mesmo tempo em que os contos trazem certa carga de horror, fiel aos originais, são também escritos com comicidade e leveza, permitindo uma leitura bastante fluída e divertida. Há diversas intervenções do narrador durante a narrativa por meio de uma voz em primeira pessoa que podemos assumir como sendo a do próprio autor, e essas manifestações são sempre recheadas de muito bom humor. Ainda, há toda uma mensagem de fundo moral e motivacional sendo trabalhada de fundo na trama, como de costume nas obras do gênero, o que tornou a leitura ainda mais cativante. 

Também, achei incrível como o autor teceu toda a trama. Ao se basear em diversos contos, de autores diferentes, Gidwitz conseguiu interligá-los e, assim, contar uma história original, mesmo que suas partes sejam advindas de outras já tão tradicionais. Cada capítulo de Outro Conto Sombrio Dos Grimm é um diferente conto, e a ligação entre eles gera a história maior narrada no livro. Vale dizer, ainda, que alguns dos contos são releituras mais fieis dos originais, ao passo que outros recebem apenas pequenos toques deles. Há, também, aqueles inéditos, nascidos da criatividade do autor.

outro-conto-sombrio-dos-grimm-minha-vida-literaria2

De modo geral, Outro Conto Sombrio Dos Grimm me proporcionou uma leitura rápida, divertida e interessante, que me conquistou não apenas pela maneira com que foi construída, mas, principalmente, pela mensagem por ela transmitida. Tanto João quanto Jilly e o Sapo precisam, acima de tudo, conhecerem a si próprios, e é sempre positivo nos vermos face a face com esse lembrete, para que não nos esqueçamos, também, de nossas buscas individuais por nossa própria essência.





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Resenha] Outro Conto Sombrio Dos Grimm – Adam Gidwitz"

rayane colomes - 20, maio 2016 às (09:04)

estou numa vibe super afim de ler os contos originais. mas tenho medo da leitura ser complicada.. adorei este livro e nao conhecia. quero super ler!

Maria Alves - 21, maio 2016 às (16:12)

Deve ser muito bom esses contos voltados para o lado mais sombrio e assustador, mesmo sendo leve e bem humorado. Ainda mais passando ensinamentos para o leitor através de suas mensagens.

Lis Volpe - 22, maio 2016 às (01:40)

Oi!
Eu adoro contos de fadas, e adoro as adaptações que envolvem os mesmo,
Não conhecia o primeiro livro, mas como você disse que não há probemas em ler fora da ordem acho que vou começar por esse que me deixou curiosa, fiquei curiosa em ver como como o autor interliga as histórias, parece que deu certo, quero logo conferir rs

Beijos

Micheli Pegoraro - 27, maio 2016 às (14:33)

Olá Aione,
Quero muito ler tanto o primeiro como o segundo volume da série, pois adoro os contos de fadas, então é claro que pretende ler esses livros com os contos recontados de uma forma bem criativa, divertida e cativante.
Beijos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício