[Resenha] Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
05

fev
2016

[Resenha] Enquanto Bela Dormia – Elizabeth Blackwell

EnquantoBelaDormia_18mm.indd

Título: Enquanto Bela Dormia
Autor: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 368
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonCulturaSaraivaSubmarinoTravessa

Enquanto Bela Dormia é a releitura de um dos maiores contos de fadas de todos os tempos! Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


enquanto-bela-dormia-minha-vida-literaria1

Elizabeth Blackwell oferece aos leitores através de Enquanto Bela Dormia uma gama de surpresas e emoções que possivelmente agradará aqueles que gostam de contos de fadas. Temos aqui uma releitura de A Bela Adormecida, que, nessa versão, ganha novos aspectos, personagens e ambientes, sem, no entanto, perder a magia dos castelos, princesas e feitiços.

 

“Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época. Criada numa mísera fazenda com cinco irmãos homens, eu sabia que se esperava que me casasse aos 16 anos e trabalhasse num pedaço de terra igualmente pobre, com minha prole de filhos subnutridos. Era um caminho que eu teria seguido sem questionamento, não fosse por minha mãe.”

página 12

 

A história, além de possuir um ritmo de leitura fluido e envolvente, é narrada em primeira pessoa por Elise, que presenciou e participou de toda a trajetória de vida da princesa Rosa e que agora, na velhice, a reconta para sua bisneta.

enquanto-bela-dormia-minha-vida-literaria2

Elise é uma personagem muito forte na trama e que nos chama atenção, pois, mesmo tendo passado por inúmeras dificuldades, não se deixou abater. A meu ver, as personagens femininas protagonizaram as melhores partes do livro, seja nos papeis de mães e esposas ou de rainhas e princesas. Elas deram um toque especial à narrativa até mesmo quando suas realidades pareciam tão difíceis e problemáticas.

 

“Um amor forte o bastante para vencer a morte.”

página 358

 

Os jogos de poderes envolvendo intrigas, guerras e casos de amor também merecem destaque, pois eles tornaram a história bastante dinâmica e cheia de ação, o que faz com que o leitor provavelmente devore os capítulos em algumas horas, além de dar um aspecto mais dramático e adulto à trama de Enquanto Bela Dormia.

enquanto-bela-dormia-minha-vida-literaria3

A atmosfera criada pela autora foi muito bem planejada e conseguiu prender minha atenção até a última frase, e mesmo já sabendo um pouco os caminhos pelos quais a história estava se encaminhando, ainda assim consegui me surpreender com alguns detalhes inseridos por ela e pelas novas interpretações e visões possíveis acerca de um conto de fadas tão conhecido.





Deixe o seu comentário

22 Respostas para "[Resenha] Enquanto Bela Dormia – Elizabeth Blackwell"

Maria fernanda pinheiro - 05, fevereiro 2016 às (08:45)

Que livro lindo, que resenha legal, acho que vou ler, interessante o tema

Aciclea Vieira - 05, fevereiro 2016 às (10:49)

Clivia,quero muito ler essa releitura,agora que sei que possui um ritmo de leitura fluido e envolvente e é narrado em primeira pessoa por Elise,minha vontade de conhecer a trama só aumentou.Amei o quote da página 358.Amo histórias dinâmicas e cheias de ação.Ansiosa par a conferir.Beijos!!!

Tamara Dias - 05, fevereiro 2016 às (10:55)

Ahhhhhh esse livro parece incrível!!! Eu comprei na pré-venda mas ainda não li, adorei parece ser um história super legal!!! Beijos!

Camila Kahn - 05, fevereiro 2016 às (10:56)

Nossa, adorei! Fiquei com bastante vontade de ler. Às vezes sou um pouco resistente a releituras, mas essa parece ser bem interessante.

Beijos,
Camila | http://www.lendoporai.com

Cristiane Dornelas - 05, fevereiro 2016 às (11:33)

Estou ansiosa pra conferir esse livro, parece uma bela releitura e com todos os aspectos mágicos de contos de fada ali. Mas sem ficar bobo e clichê. Gostei bastante de ver que o papel das mulheres roubou a cena.Quero muito conferir, parece ser bom!

Larissa Oliveira - 05, fevereiro 2016 às (13:12)

Olá, Clivia! Apesar da sua excelente resenha, o livro não me interessou. Não curto tanto contos de fadas, mesmo sendo esse uma releitura. No entanto, me agradou saber que as mulheres tiveram destaque na obra, dando todo esse toque especial à trama.

Cristiane Oliveira - 05, fevereiro 2016 às (15:11)

Oi Clivia! Eu adoro contos de fadas e adoro estas recontagens. Que bom que você gostou, fiquei bem curiosa, fora que a edição parece estar linda!
Beijos

anna beatriz lima alves - 06, fevereiro 2016 às (13:05)

Eu gostei muito da resenha,mas particularmente não me interessei tanto pela temática o livro,mas gostei da capa do livro .
bjs!

rudynalva - 06, fevereiro 2016 às (22:52)

Clívia!
A capa desse livro está fenomenal.
Adoro as releituras dos contos de fadas e quero muito fazer a leitura desse livro, ainda mais que tem jogos políticos, intrigas, guerra…demais!
“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

Lara Cardoso - 07, fevereiro 2016 às (00:02)

Oi
estou curiosa para ler o livro e a sua resenha foi a primeira que li, também gosto de releitura de contos de fadas sempre é legal ver por uma visão diferente e que bom que você curtiu ler ele, amei a capa.

Maria Alves - 07, fevereiro 2016 às (17:05)

Ele esta na minha lista de compras, parece ser bem legal, tinha receio de ser o mesmo, a historia ser repetitiva, mas parece ser bem diferente. Gostei de saber que as personagens femininas são fortes, que a historia é cheia de ação e prende o leitor.

Fernanda Martins - 08, fevereiro 2016 às (17:12)

Oi Aione, esse livro parece ser incrivel eu amo o conto da Bela adormecida então com certeza vou mar esse livro e como sempre sua resenha está incrivel bjs.

Micheli Pegoraro - 09, fevereiro 2016 às (13:39)

Olá Clivia,
Desde o lançamento do livro fiquei interessada em ler, pois adoro contos de fadas e essa releitura do clássico parece ser bem envolvente. Gostei de saber que as protagonistas femininas ganham destaque na história, adoro personagens determinadas e fortes. Fiquei ainda mais animada em ler o livro por saber que é cheio de ação e intrigas, com certeza é daqueles livros que a gente não quer largar até chegar ao final.
Beijos

Daiele Rosa - 11, fevereiro 2016 às (11:45)

Oii

Adorei a premissa. E fiquei muito mais curiosa por ser uma bisavó contando a historia para a bisneta. Quero muito ler !

beijos

Dan Igor - 12, fevereiro 2016 às (19:40)

Todo o mundo está falando bem dessa releitura, parece ter ação, romance e uma trama magnífica, explorando fatos bem profundos do conto original e colocando aspectos bem pensados em si 🙂 Sua resenha está ótima, só me deixou ainda mais ansioso p/ ler =D Abraços, Clivia.

Rhoana Lersch - 15, fevereiro 2016 às (16:06)

Oi Clivia!! Adoro releituras de contos de fada, sendo da Bela adormecida então <3. Livros que mostram o poder das mulheres e o quanto elas podem ser fortes na sociedade e que fazem muita diferença me encantam, independente do gênero, é uma característica indispensável para mim! Achei essa capa linda e o livro por dentro parece ser encantador, vou procurar saber mais sobre ele e espero adquiri-lo!! Adorei a dica, bjss.

Giovanna Jocronis - 15, fevereiro 2016 às (21:00)

Amo amo releitura de clássicos *-* to muito curiosa pra ler esse livro que todos estão amando, sei q vou amar também <3

Paloma Monteiro - 17, fevereiro 2016 às (09:58)

Amo releituras de contos, desde que vc resenhou o livro “Adormecida” fiquei encantada por ele, este aqui para ser tão bom quanto, pelo sua descrição acho que vou gostar muito da Elise também. Ahh e a editora fez um belo trabalho com essa capa em #perfeita.

Jessica Lisboa - 18, fevereiro 2016 às (15:55)

Li poucas releituras de clássicos, fiquei interessada nesses livro desde o lançamento, me parece ser uma boa leitura, vou colocar na lista. Achei a capa linda.

Rafaella Abreu - 20, fevereiro 2016 às (16:40)

Amo releituras, elas nos trazem muito mais lados da história original, o que eu adoro! Gostei bastante desse livro!

Brena Carvalho - 26, fevereiro 2016 às (11:54)

Eu acho a capa desse livro perfeita. Adoro essas recontagens de coontos de fadas. Suas fotos estão divinas.

Ana I. J. Mercury - 28, fevereiro 2016 às (14:20)

Estou louca para ler esse livro!!
Parece ótimo! Amo releituras e quando são bem escritas e trabalhadas ficam até melhores que os contos originais.
Além disso, a capa está uma graça!!
bjos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício