[Resenha] Curvas de Aprendiz - Gemma Townley - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

dez
2015

[Resenha] Curvas de Aprendiz – Gemma Townley

curvas-de-aprendiz-gemma-townley-minha-vida-literaria

Título: Curvas de Aprendiz
Autor: Gemma Townley
Editora: Record
Número de Páginas: 416
Data de Publicação: 2009
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasCulturaExtraSubmarino

A escritora Gemma Towley definitivamente conquistou nosso público leitor. Em “Curvas de Aprendiz”, a londrina Jen Bell foi abandonada pelo pai e cresceu ouvindo sua mãe descrevê-lo como um monstro. Envolvida com a luta pela ecologia, sua principal ocupação era viajar com o namorado. Quando terminam, ela volta para Londres para trabalhar na Futuro Verde, a empresa engajada da mãe. Jen logo se envolve em um plano para investigar uma suspeita de corrupção na Bell, firma bem-sucedida do pai. Mas após se infiltrar na empresa, ela descobre que todas as histórias têm dois lados.

curvas-de-aprendiz-gemma-townley-minha-vida-literaria1

Dos livros de Gemma Townley publicados no Brasil, Curvas de Aprendiz era o único que ainda figurava em minha lista de não lidos. Felizmente, pude realizar sua leitura esse mês, e agora só me resta aguardar pela continuação de 1 milhão de motivos para casar, publicado esse ano pela editora Record.

Jennifer Bell é filha de dois empresários. Enquanto sua mãe é dona da Futuro Verde, empresa ecologicamente engajada e voltada para esses fins, seu pai é dono da Consultoria Bell, uma das maiores do ramo em Londres e um dos exemplos das corporações criticadas por Jennifer e sua mãe. Contudo, quando surge uma suspeita de envolvimento da Bell em um esquema de corrupção na Indonésia, Jen se vê infiltrada na empresa do pai (à pedido da sua mãe) para investigá-lo, mesmo que não o veja há mais de 10 anos.

Em terceira pessoa, a narrativa se altera de acordo com a visão de diversas personagens, o que proporciona uma maior abrangência da história como um todo, considerando-se que mais aspectos da trama são, assim, demonstrados ao leitor.  Ainda, a escrita de Gemma Townley consegue ser bastante leve e fluida, permitindo uma leitura rápida e com suaves momentos de humor.

curvas-de-aprendiz-gemma-townley-minha-vida-literaria3

O fato de Jennifer passar por um grande processo de transformação, visto que suas convicções são colocadas à prova, foi, para mim, o ponto alto da trama; gostei da maneira em que a autora trabalhou essa questão e proporcionou essa jornada de autoconhecimento a sua protagonista. Entretanto, mesmo que essa parte tenha me agradado, ainda assim ela não se deu de maneira muito intensa ou empolgante, como todo o livro, de modo geral.

Nada em Curvas de Aprendiz recebeu um grande destaque em minha experiência: o humor está presente, mas não chega a provocar divertimentos; a protagonista não incomoda, mas também não chega a cativar; o romance é fofo, mas não provoca suspiros apaixonados.

Para resumir, Curvas de Aprendiz foi uma leitura leve, despretensiosa e agradável em sua maior parte. Ao mesmo tempo, foi um livro sem grandes destaques ou encantamentos, que me deixou levemente decepcionada justamente pela minha indiferença por ele. Embora eu não tenha desgostado da leitura, tampouco posso afirmar ter me apaixonado dela.

curvas-de-aprendiz-gemma-townley-minha-vida-literaria2





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Resenha] Curvas de Aprendiz – Gemma Townley"

Larissa Oliveira - 18, dezembro 2015 às (14:02)

Olá, Aione! Sabe que eu prefiro odiar absurdamente o livro a ter esse sentimento de indiferença que você sentiu ao fazer essa leitura? Pode parecer estranho, mas é verdade kk. Não conhecia esse livro e ainda não li nada da autora. O enredo não me chamou tanto a atenção, a ausência de algo que se destacasse na trama também me deixou desanimanda… então, não sei se eu leira.

Juliana Mattos - 18, dezembro 2015 às (16:01)

Não sabia que 1 milhão de motivos para casar vai ter continuação 😮 Já estava na lista de comprar logo, vou adiar um pouquinho depois dessa notícia! E quanto a Curvas de Aprendiz não tenho muito interesse em ler :/ E agora que vi que tu se sentiu meio indiferente durante a leitura, aí é que perdi toda a vontade mesmo… ;*

rayane colomes - 18, dezembro 2015 às (16:24)

super amo a gemma tonwley e seus livros entao estou um tanto quanto decepcionada sobre curvas de aprendiz pelo que voce falou e por sua resenha… porem mesmo assim pretendo ler mas nao eh um dos proximos com tod ctz. aguardo ansiosamente a continuação de um milhao de motivos para casar. acho que sao 3 volumes correeto? e pela lista de chick do ano q vem..

Lara Cardoso - 21, dezembro 2015 às (14:11)

Medo! Eu comprei o livro e está pra chegar.
Será que dá tempo de cancelar? 😛

Mentira, amei Quando em Roma… e estou bem curiosa com esse.

E só pra causar polêmica, prefiro a Gemma à Sophie.
Prontofalei. 😉

Fernanda Martins - 21, dezembro 2015 às (19:11)

Oi Aione, a sinopse e a resenha não me chamara a atenção esse não é o tipo de gênero literário que eu costumo ler mas como sempre você faz ótimas resenhas bjs.

Maria Alves - 22, dezembro 2015 às (23:11)

Não conhecia o livro, mas não parece ser tão interessante. Gosto de historias com humor para dar boas risadas, mas esse nem é tão divertido pelo visto. Bell se infiltrando na empresa do pai para investigar poderia ter rendido muita coisa boa daí, é uma pena que deixa a desejar.

Rhoana Lersch - 23, dezembro 2015 às (20:11)

Oi Aione!!
Confesso que no início da resenha achei que esse seria um livro maravilhoso, adorei a temática, mas no final desencantei, saiu do topo da lista dos desejados, ainda pretendo ler, mas não vou com tantas expectativas. Beijos

SUZZY CHIU - 27, dezembro 2015 às (23:10)

Não conhecia o livro Curvas de Aprendiz da Gemma Townley e achei interessante, a capa está mto fofa.
Mesmo que não seja um romance desses que a gente morre de amores, ainda quero mto ler e conhecer Jennifer e seu amadurecimento.
Beijos.

♥ Blog Livros e Sushi ♥
https://livrosesushi.wordpress.com/

suzana cariri - 28, dezembro 2015 às (15:50)

Oi!
Gostei desse livro pois tem um enrendo bem legal me lembrando até um filme que assistir, também gostei que podemos ver a Jennifer crescendo ao longo do livro é legal quando começamos com um personagem e ao final vemos que ele mudou !!

Liliane Furtado - 30, dezembro 2015 às (14:05)

Gente eu não sou fã desses livros justamente por achar q eles são parecidos, sei lá não curto muito e pelo jeito não lhe agradou também,não.rsrsrsrsrs

Patrini Viero - 31, dezembro 2015 às (12:38)

Eu não sou completamente fã desse gênero literário, e esse livro em particular acabou não me chamando atenção, nem me interessando por alguma característica exclusiva e que o diferencia dos outros. É como tu disse muito bem na resenha: todos os elementos estão ali, mas a meu ver nenhum deles se destacou. Eles formam um conjunto homogêneo, e assim temos uma história coerente e leve, mas nada muito marcante. Gostei muito da capa!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício