Lançamento do livro “O Admirável Mundo de Nísia”, de Aldenísia Santos - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
05

jul
2015

Lançamento do livro “O Admirável Mundo de Nísia”, de Aldenísia Santos

Uma história que inspira esperança e superação de limites. Tanto seu livro quanto a sua vida trazem um enredo de solidariedade, perseverança e amor. Estou falando da jovem escritora cearense Aldenísia Santos, que lançou no último dia 20/6 seu primeiro livro: O Admirável Mundo de Nísia”. O lançamento aconteceu em Fortaleza, na Galeria do Teatro Sesc Emiliano Queiroz, e contou com a presença do ator Emiliano Queiroz, além da apresentação dos cantores Aldemir Santos e Márcia Paiva e também do recital de poesia do Abraço Literário.

Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

Para escrever o livro, a escritora se inspirou em sua própria história. Aldenísia sofreu falta de oxigênio no cérebro em seu nascimento e, por conta disso, adquiriu paralisia cerebral, que comprometeu seu andar, coordenação motora e dicção, porém seu nível cognitivo ficou totalmente preservado.

Caio Quinderé, Emiliano Queiroz, Dona Conceição e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

Caio Quinderé, Emiliano Queiroz, Dona Conceição e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

No enredo, ela relata a história de uma menina chamada Nísia, que tem várias limitações, mas dentro delas consegue dar muitas lições. Ela defende os animais, tendo um amor incondicional por eles, gosta de arte e luta por uma vida digna e produtiva na sociedade. Com o decorrer do tempo, Nísia descobre que não é fácil encontrar pessoas que não têm preconceito, mas não é impossível, pois, com a chegada de Mili em seu caminho, sua vida ganha um novo sentido. O livro é cheio de desenhos feitos pela Nísia, que além de escritora é uma ótima desenhista.

O nome do personagem Mili é em referência ao ator Emiliano Queiroz, a quem Aldenísia chama carinhosamente de Mili. Eles se conheceram há três anos em uma apresentação teatral no Sesc, e o ator a incentivou a escrever um livro. Depois de nove meses trabalhando junto com ele, Aldenísia concluiu “O Admirável Mundo de Nísia”.

Emiliano Queiroz e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

Emiliano Queiroz e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

No dia do lançamento, Nísia, de 24 anos, chegou bem cedo, junto com sua mãe Conceição e seus familiares. Ela parecia ansiosa e feliz. E estava. Não era por menos, estava lançando seu primeiro livro e todos a esperavam. Ela já era um sucesso.

Com a Galeria do Teatro que leva seu nome lotada, Emiliano chegou de fininho, dando um grande sorriso a todos. Quando Nísia o viu, ficou encantada. Parecia a saudade de ver esse amigo que ela considera um grande anjo em sua vida. Ele abraçou e beijou Nísia. Ao longo do evento eles se abraçavam e brincavam.

Lançamento do livro O Admirável Mundo de Nísia 1

Como Nísia não conseguia falar, alguns alunos do IFCE criaram o aplicativo Voz, com uma versão exclusiva para facilitar sua comunicação com o público presente. Houve muitas perguntas, a escritora muitas vezes emocionou as pessoas com sua história. Ao final, Caio Quinderé, mediador do evento, e o ator Emiliano Queiroz foram homenageados por Nísia através de um vídeo com desenhos que ela mesma criou.

Lançamento do livro O Admirável Mundo de Nísia 7

Emocionando a todos, a jovem escritora mostrou que um sonho deve ser perseguido com todas as forças, não importando o tamanho. Nísia deve lançar seu segundo livro em 2016. Vamos aguardar!

Quem quiser adquirir o livro, ele está à venda nas Livrarias Saraiva. Na ocasião, foram vendidos 130 livros.

Emiliano Queiroz, Dna Conceição e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

Emiliano Queiroz, Dna Conceição e Aldenísia Santos / Foto: Davi Pinheiro

 

Sobre o aplicativo Voz

 

O aplicativo Voz destina-se a pessoas sem fala ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar. Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, o Voz pode se tornar uma ferramenta poderosa de comunicação da pessoa que o usa. Ele foi criado por três desenvolvedores e uma designer, formados pela equipe Voz. O projeto surgiu a partir de uma necessidade observada em meio a estudos relacionados ao tema.





Deixe o seu comentário

25 Respostas para "Lançamento do livro “O Admirável Mundo de Nísia”, de Aldenísia Santos"

Patrini Viero - 05, julho 2015 às (12:33)

Caramba, só de ver as fotos do evento eu já fiquei emocionada aqui! É incrível como a literatura tem esse poder de promover histórias de superação e vitórias. Fiquei orgulhosa da autora, que mesmo com todas as suas limitações não se deixou abater e correu atrás de seu maior sonho. O livro deve ser lindo, como a atitude dela. A autora é um grande exemplo pra todos nós, que muitas vezes desacreditamos e não temos força para continuar a busca pelos nossos objetivos.

Alana Gabriela - 07, julho 2015 às (08:57)

Falou tudo, Patrini. E o livro é lindo mesmo, inclusive os desenhos. Também fiquei muito orgulhosa da Nísia.

Bj.

Edilza - 05, julho 2015 às (13:46)

Oi, Alana!
Adelnísia é um belo exemplo de que não devemos nos prender às nossas limitações, e tô bem ansiosa pra ler o livro dela. Ansiosa pra conhecer sua história!
Pelo visto o evento de lançamento foi bem divertido. rsrs
Abraços!!

Alana Gabriela - 07, julho 2015 às (08:58)

Foi divertido e emocionante, com tudo que ela tinha direito. O livro está à venda na Saraiva.

Abraço!

Suzzy Chiu - 05, julho 2015 às (14:17)

Que lindo esse post! Me senti emocionada ao ler sobre a Nisia. Ela é uma guerreira e tanto, e com certeza nao passou por pouca coisa. Infelizmente o preconceito é presente, mas fiquei feliz de ver que o evento foi um sucesso e o publico lotou o lugar.
Parabens ao blog por mostrar a beleza e taleto da Nisia.
Sucesso e mto amor para vc Nisia!

Larissa Oliveira - 05, julho 2015 às (14:25)

Estou encantada aqui. Adelnísia é um grande exemplo de superação, com certeza. Que alegria poder conhecer um pouquinho sobre ela, uma história que nos inspira e nos motiva. Que esse seja o primeiro de muitos sonhos realizados.

Aciclea Vieira - 05, julho 2015 às (16:28)

Alana,que notícia maravilhosa e inspiradora que nos mostra que os limites de um sonho estão em não ter sonhos.Parabéns a Nísia,e também ao Emiliano por ser grande amigo e incentivador.Obra imperdível!!Beijos!!!!

Mariele Antonello - 05, julho 2015 às (17:40)

Deve ter sido emocionante demais esse lançamento, e o livro é interessantíssimo, que não se pode prender-se as limitações.
Fiquei interessada e pretendo ler o livro.

Any - 05, julho 2015 às (23:26)

Oi, Alana!
Com certeza o livro será um sucesso, com sua história de superação emocionante. Pelas fotos dá pra perceber a emoção presente no evento de lançamento. Já estou curiosa em relação ao segundo livro da autora no próximo ano!
Bjos!

Franciele Ribeiro - 06, julho 2015 às (08:07)

Que linda, muito sucesso a ela. Muito interessante esse livro, gostei bastante da resenha e sinopse, parece ser um livro muito emocionante. Ele esta a venda no site da saraiva?

Leticia - 06, julho 2015 às (14:45)

Oi Alana
Que legal trazer essa informação aqui, eu ainda nem sabia desse lançamento e não conhecia a história de Aldenísia.
Sem dúvidas que eu gostaria de ler o livro dela, até porque gosto de livros assim.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Becca Martins - 06, julho 2015 às (19:48)

Nossa que incrível.
É um dos livros que mais desejo, quero muito ler. Tomara que esteja em um preço bom na Saraiva.
Vou dar uma olhadinha.
Beijos!

Bruna Thamires - 06, julho 2015 às (19:52)

Não me interesso por livros assim. Acho que quando o livro traz uma carga muito emocional, ele se perde para mim.

Aldenísia Santos - 07, julho 2015 às (01:04)

Que lindooooooooooo… me emocionei, foi a matéria mais linda e completa perante o lançamento. Vou compartilhar no face e tenho certeza que assim como eu todos vão amar inclusive Mili e Caio. Obrigada, querida. Abraço!!! 🙂

rudynalva - 07, julho 2015 às (02:00)

Alana!
Saudades de você…
Que lição de vida!!
E eu aqui reclamando porque tenho de usar órtese e muleta…
Adorei!
Você foi no evento?
“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”(William Shakespeare)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participe no nosso Top Comentarista!

Alana Gabriela - 07, julho 2015 às (09:13)

Olá, Rudy. A quanto tempo!!

Fui sim no evento, ele foi aqui em Fortaleza. Foi tudo lindo e emocionante.

Participarei.

Bjs, até mais. ;*

emanoelle souza - 09, julho 2015 às (20:58)

amei o post, adorei conhecer o livro, deve ser uma historia linda e de superaçao, adoro livros assim, com certeza vou ler.

Thays Suenaga - 12, julho 2015 às (08:49)

Caramba. É incrível ver as superações e as vitorias dela!

Patrick Amorim - 16, julho 2015 às (14:31)

Oi!
Você saberia me dizer onde consigo comprar o livro? Falo de uma livraria de BH, Minas Gerais, e uma cliente ficou interessada na história. Desde já agradeço!

Aione Simões - 16, julho 2015 às (14:36)

Olá, Patrick, tudo bem?
Deixarei o site da autora para você, nele há as informações de contato dela para que você possa falar diretamente com ela:
http://artesdealdenisiasantos.blogspot.com.br/
Um abraço!

Gabriela Malavolta - 25, julho 2015 às (19:24)

Olá, Alana!
Sou nova como comentarista no blog e já estou amando. Posso imaginar como foi emocionante estar no lançamento, já que eu chorei apenas lendo o post. Imagine se eu estive lá…Parabéns pelo post e pela iniciativa. Histórias de superação e de conquistas realmente mexem comigo e me fazem chorar como um bebê. Com certeza irei adquirir meu exemplar. De fato, vou me emocionar muito, mas também irei carregar comigo grandes lições aprendidas com essa vencedora. Incrível. Parabéns a Adelnísia,que apesar de toda limitação e preconceito, não deixou com que isso fosse um empecilho e persistiu em seu sonho. Uma grande inspiração a todos nós e uma grande exemplo. Beijão! Gabi 🙂

Tamara Costa - 26, julho 2015 às (03:31)

Muito bonita a história dela, é incrível sua perseverança em meio a tantas limitações enquanto muitos de nós em situação muito melhor não fazemos tanto.

Cristiane Oliveira - 30, julho 2015 às (11:59)

Oi alana. Que notícia fantástica! O livro deve ser uma grande história de vida e superação. Adorei.
Beijos

Liih Ferreira - 30, julho 2015 às (19:31)

Caramba adorei. Nem sei se o que mais curti foi que “Mili” a tenha incentivado, a ajudado a perceber que era capaz de escrever um livro e muito mais, que eu duvido nadinha ou se do fato de que ela escreveu inspirada nela mesma. Uma história de superação e principalmente conquistas né?! Agora só fiquei aqui desejando ter ido ao evento.

Inquietudes Secretas

Fernanda Mendonça - 30, julho 2015 às (20:50)

Eu acho muito inspirador quando pessoas especiais atingem metas que muitas pessoas considerariam impossiveis. Quem diria que essa moça ia conseguir escrever e publicar um livro, não é mesmo?
Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro…E espero que ela escreva muitos, mas muitos mais!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício