[Resenha] A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
16

dez
2014

[Resenha] A Lista de Brett – Lori Nelson Spielman

A Lista de Brett

Título: A Lista de Brett
Autor: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus
Número de Páginas:  364
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.


A Lista de Brett1

Sabe a sensação de iniciar uma leitura tendo a certeza de que ela será especial e ainda assim não se decepcionar em absolutamente nada com ela? Assim foi minha experiência com A Lista de Brett, um dos meus livros mais desejados do ano e que acabou entrando para minha lista de favoritos.

Em primeira pessoa, Lori Nelson Spielman narra a história de Brett de maneira leve e divertida, mas que consegue transmitir muito bem as emoções e reflexões de sua personagem, que não são poucas. Temos os anseios de uma mulher na faixa dos 30 anos que passa a repensar sua vida, suas conquistas e seus sonhos; os questionamentos de uma filha rejeitada pelo pai, que cresceu sempre buscando a aprovação e aceitação de todos em qualquer um de seus relacionamentos; a ponderação de um ser humano sobre seus valores.

 

“Rompendo o silêncio, um gemido sobe do meu peito. Cubro a boca rapidamente com a mão para impedi-lo de sair, porém é tarde demais. Eu me dobro ao meio, abraçando o meu corpo, e literalmente sinto dor pela perda da minha mãe. Como vou conseguir andar por este mundo sem ela? Ainda tenho tanto de filha em mim…”

página 9

 

Confesso que, inicialmente, Brett me incomodou com sua negação sobre as decisões de sua mãe e sua relutância em aceitá-las. Contudo, esse incômodo, não apenas passageiro, foi também bastante compreensível considerando toda a situação da personagem. Quanto mais a história se desenvolvia, mais eu me envolvia e torcia por Brett e suas metas, e mais eu me apaixonava pelo seu relacionamento com sua já falecida mãe, uma das personagens mais admiráveis e queridas da obra.

A Lista de Brett3

Mesmo que alguns acontecimentos tenham sido previsíveis, a autora conseguiu me surpreender com diversos desenrolares da história. Ainda que eu supusesse como ela poderia terminar, só pude ter certeza quando tudo realmente aconteceu, tendo em vista as várias possibilidades despertadas ao longo da trama – o que foi completamente verosímil e como um espelho de nossas próprias vidas, só definida após as muitas conclusões por nós vivenciadas.

 

“- É verdade. Sou uma pessoa de muita sorte. Mas há um limite para o que as fadas madrinhas podem fazer. Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso.”

página 336

 

Lori Nelson Spielman teve muita sensibilidade em definir as temáticas abordadas no enredo. Com um toque de realidade, conseguiu falar sobre verdades, as vezes dolorosas, e suas reais importâncias; com um toque quase mágico, conseguiu despertar a importância do sonhar e a esperança de boas realizações em nossas vidas.

Finalizei a leitura tomada por uma sensação de encantamento e com o coração preenchido por boas emoções, da forma que só é possível com livros que se tornam inesquecíveis.

A Lista de Brett2





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Resenha] A Lista de Brett – Lori Nelson Spielman"

Larissa Barreto - 16, dezembro 2014 às (08:24)

Acho que esse livro é um combo: capa linda, história bonita, e que a partir da sua resenha despertou curiosidades… Na minha próximas comprinhas na Saraiva, irei adicionar esse livro na lista, sendo que o preço está legal. 🙂

Edilza - 16, dezembro 2014 às (10:47)

Muito bom saber que esse livro se tornou um dos meus favoritos, pois quero muito lê-lo e isso me deixou ansiosa ainda.
Não tem que não goste da mãe da Brett! 😀
A resenha tá excelente! Abraços Mi!

Juliana Frygoudakis - 16, dezembro 2014 às (11:21)

Estava esperando por essa resenha desde que você sorteou esse livro no desafio ‘fuxicando sobre chick-lits’ !
Adoreii, quero muito ler esse livro e agora que ele não decepcionou suas expectativas quero mais ainda!
A capa é muito linda também.. quero ele urgentemente na minha estante rs!
A resenha ficou ótima Mi, realmente fiquei com mais vontade de lê-lo !
Beijos =)

Paula de Franco - 16, dezembro 2014 às (11:26)

Olá,

Eu tenho lido ótimas resenhas a respeito desse livro. A sua foi mais uma que me fez querer entrar em uma livraria e sair com esse livro em mãos. Mas eu não posso no momento. Estou chegando aos trinta também e acho que essa será uma ótima leitura para mim. Quero conhecer a mãe dela também. >.<

Beijos.

Helena Cristina Cintra Eher - 16, dezembro 2014 às (12:01)

Que lindo! Adorei a premissa do livro e quero muito descobrir quais eram esses sonhos que ela terá que realizar!

Caroline Soares - 17, dezembro 2014 às (14:49)

Aiii, já quero ler *-* Perfeita a resenha. amei.

Andressa Menezes - 18, dezembro 2014 às (14:20)

Oi Aione

Também quero muito ler esse livro e ainda pretendo fazer isso esse ano, espero que ele me encante da mesma maneira que te encantou.

Beijos

Amanda Couto - 18, dezembro 2014 às (21:14)

Já estava querendo o livro faz um tempinho, e depois de ver sua resenha e descobrir que você não se decepcionou, ele entrou de vez para minha wishlist. Gosto muito de me envolver com personagens e amo quando os autores escrevem as histórias com sensibilidade.
Meus parabéns pela resenha, está muito boa, assim como os quotes do livro
Beijocas

camila rosa - 30, dezembro 2014 às (16:40)

Gente eu estou louca para ler esse livro, ele pelo visto é ótimo não é mesmo, e muito divertido, tenho certeza de que irei mergulhar na historia, e coitada da Brett ter que ficar cumprindo coisas hahahah, amei a resenha.
Beijos *-*

Lindsay Leão - 21, janeiro 2015 às (14:41)

Oi Mi,

Nossa, eu já estava louca para ler A lista de Brett e depois da sua resenha fiquei ainda mais interessada. Este livro já esta na lista dos que pretendo ler em 2015, também quero conhecer a Brett, suas metas pendentes e saber um pouco mais sobre o relacionamento dela com a mãe, que pelo visto foi uma relação muito especial. Mal posso esperar para tê-lo nas mãos.
Beijos

Larissa - 25, março 2019 às (16:57)

Esse livro é tão amor que favoritei assim que terminei de ler. Que livro gostoso de ler, divertido, e com lições tão importantes, reflexões sobre a vida materialista que levamos e sobre o que realmente importa.

Vidas em Preto e Branco

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício